terça-feira, 7 de julho de 2015

LOROTAS DE PEDRO MARQUES (Por Brás da Viola)

Minha Brasília vermelha

Vamos viajar no túnel do tempo. Era o ano de 1978 e um automóvel estava fazendo o maior sucesso, quem não recorda da Brasília? Ou Variante? Pedro Marques acabara de adquirir uma máquina possante dessas. Negociou com o “Juraí da padaria”, uma parte em dinheiro e a outra em um lote da avenida Cel. Moacir. É sabido que esse tipo de automóvel marcava a velocidade diferentemente dos outros carros, assim especificando, 10 km significava 100, 12 km-120, 14 km-140 e assim sucessivamente. O nosso cientista autodidata, astrônomo dos astrônomos recebe do próprio Juraí umas dicas, de aulas de trânsito, e como dirigir aquela máquina envenenada. Em pouco tempo o Pedro já estava rodando toda região e não vou mentir. Se tratava de um autêntico roda-dura! Ele só conhecia a primeira, segunda e a terceira marcha.  Falaram com ele que ainda tinha a tal quarta marcha, que fazia o carro ter uma alta velocidade. Sinalização de seta então, era desconhecida. Certo dia, 23 de setembro de 1978, às 10h35min da manhã, o Pedro resolve dar uma passeada e diz: hoje eu vou testar essa tal de quarta marcha! Saiu pela Avenida Cel. Moacir, ainda sem asfalto, toda esburacada; acelerou, acelerou e conseguiu engatar a tal da quarta, o carro atingiu uma alta velocidade e começou a bambear em plena avenida, quando um carroceiro atravessou-lhe ocasionando uma “fechada”; não deu outra, Pedro perde o controle do automóvel e tomba seis vezes e cai lá em baixo, mais ou menos onde hoje é a Oliveira Móveis. Ali era uma ribanceira que ia parar na beira do rio. Estando ele dentro das ferragens com a cabeça exposta na janela, todo ensangüentado, alguns chegam correndo para socorrê-lo quando um destes chega perto e pergunta: - Dr. Pedro o Senhor está vivo? E você já viu algum defunto conversar, seu curioso? Eu não morri, mas o meu pescoço quase foi pra desgraça, responde. Já no outro dia, as pessoas lhe perguntavam sobre o acidente: Dr. Pedro o que foi que aconteceu? Ele respondia: a tabuleta (que seria o acelerador) enganchou, quando eu olhei deparei com uma desgraça de um carroceiro bem na frente, e eu fui pra esquerda estava vindo outra desgraça, e quando eu agachei para desenganchar a tabuleta eu cai na ribanceira! O Senhor estava correndo doutor?  Não, eu estava só a 14 km por hora!