segunda-feira, 18 de maio de 2015

Com votos contra e favor contas do ex-prefeito Jimi são aprovados pelos vereadores

Quem votou contra argumentou que não teria nenhuma lógica cassar o mandato de um prefeito por corrupção e outros crimes e depois aprovar suas contas públicas, e quem votou a favor afirmou não encontrar nenhuma irregularidade nas contas referentes o exercício do mandato de 2013.
A votação aconteceu em reunião extraordinária no último dia 24 de abril com a presença de dez vereadores, sendo faltosos Elias Santos, Osmano Fernandes e Farrique Xavier. A sessão teve como pauta única a apreciação e votação do projeto de resolução referente a prestação das contas públicas da prefeitura de Jaíba de 2013.
O projeto de resolução antes de ser colocado em votação passou pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação e também pela Comissão de Orçamento Finança e Tomada de Contas que apresentaram um parecer prévio sugerindo a rejeição das referidas contas com ressalvas. Sendo que no ano de 2013, o município teve três prefeitos, Enock assumiu por onze dias e Júnior Leonir assumiu por 18 dias. As comissões sugeriram apenas a rejeição do ex-prefeito Jimi que assumiu por um período maior e foi cassado.
Os vereadores contrários a aprovação alegaram que não houve por parte do Tribunal de Contas uma inspeção na área física do município sobre as referidas contas, e que também não houve aplicação correta de recursos em setores como saúde. Argumentaram que o ex-prefeito Jimi além de cassado foi afastado por decisão judicial e o processo ainda tramita na justiça. E que o curto período de Júnior Leonir e Enock não teve influencia relevante nestas contas.

A votação foi aberta e votaram a favor os vereadores; Carmelindo, Adonias, Helena, Neudirlan, José Geraldo e Valdemir. Votaram contra os vereadores: Fernando, Noelson e Welton. O vereador Júnior Leonir preferiu não votar e absteve pelo fato de também ter assumido a prefeitura por poucos dias, e estaria julgando em causa própria. Mas Leonir falou da grande quantidade de irregularidades encontradas inclusive com falta de pagamento a servidores e fornecedores.