sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Parte dos vereadores recusa receber denúncias de corrupção na prefeitura

A última reunião deste mês de outubro que aconteceu no dia 15 foi bastante tumultuada, onde, logo no início da sessão, os vereadores Adonias, Piu, Osmano Neudirlan, Helena, Valdemir e Elias, ambos aliados do prefeito desta cidade, levantaram e saíram de suas cadeiras na intenção de acabar com a reunião.
Tudo começou quando, há cerca de 30 dias o presidente da Câmara Júnior Leonir recebeu de forma anônima uma fartura de documentos apresentando fortes denúncias de formação de quadrilha na prefeitura, inclusive com envolvimento de alguns vereadores.
Geralmente, as denúncias anônimas que chegam até o legislativo jaibense, são descartadas ou ignoradas. Mas desta vez, diante do conteúdo e a riqueza de detalhes, e acompanhada de uma mídia CD com mais documentos e provas, o presidente Júnior Leonir, cauteloso, resolveu solicitar um parecer jurídico, sobre o que fazer com robustos documentos acusativos. O parecer jurídico foi lido nesta reunião mesmo diante de fortes críticas de alguns vereadores ligados ao prefeito.
O parecer, diante de jurisprudências de órgãos superiores como o Supremo Tribunal Federal, apontou a necessidade de uma verificação sobre a veracidade ou não dos indícios apresentados na denúncia. A partir desta primeira iniciativa a presidência da Câmara falou em indicar uma comissão para ler e analisar o teor da denúncia que é composta de inúmeras páginas digitadas e um CD.
Diante da não aceitação da formação da comissão, o presidente determinou que fosse lida em plenário a acusação que foi ouvida por uma grande quantidade de pessoas ali presentes, além da divulgação ao vivo por emissora de rádio local. Neste momento, os vereados citados resolveram acabar com a reunião, mas não foram pra casa, ficando ouvindo do lado de fora do plenário.
Apesar de ser apresentado a todos, inclusive via rádio, os nomes dos componentes da possível quadrilha que diz ser chefiada por um médico, este informativo momentaneamente não divulgará a relação, sabendo que esta história está apenas começando, e o denunciante anuncia que esta é apenas uma pequena parte das denúncias e muitas outras virão. Grande parte das alegações apresentadas já foram denunciadas pelo Folha de Jaíba.

Desvios de mais de 500 mil reais por mês
Entre as variadas denúncias que foram apresentadas com riquezas de detalhes e de conhecimentos jurídicos, aponta um desvio de cerca de 500 mil reais mensais que são distribuídos entre os membros da quadrilha, e constam envolvimentos em fraude no transporte escolar com licitações duvidosas; contratação sem licitação de advogados de Uberlandia por preços exorbitantes. Sendo que tais advogados prestam serviços particulares ao prefeito Enock, conforme provas apresentadas; falta de repasses do pagamento da previdência que é descontado na folha de pagamento do funcionalismo público e que já gerou multa de 2 milhões de reais à prefeitura. Também foi denunciado uma farra no pagamento de diárias à funcionários do alto escalão, o que faz dobrar seus salários, e também gratificações para servidores, que devolvem parte a seus “chefes”.

Os vereadores Adonias Félix (líder do prefeito) e Valdemir Soares, chegaram a usar a tribuna para apresentar o repúdio, e disseram sentir envergonhados pelo fato da Câmara questionar sobre denúncia anônima. Diante do término repentino desta reunião ordinária da Câmara com a retirada dos vereadores aliados, o presidente Júnior Leonir nomeará através de decreto legislativo uma Comissão Especial de três vereadores para analisar o teor das acusações e apresentar um relatório sobre qual destino será dada à mesma.