segunda-feira, 15 de agosto de 2011

12 de agosto – dia mundial da juventude

(Ascom/PJ) - Consciente das imensas carências do segmento jovem de Jaíba e disposto a mudar a situação naquilo que lhe for possível, o prefeito de Jaíba, Sildete Rodrigues de Araújo, Detim, determinou à sua secretaria de meio ambiente, turismo, esportes, lazer, cultura e comunicação - Sematelc, a realização da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, com o objetivo precípuo de detectar o prisma jovem acerca da problemática juvenil no município e traçar um plano de atuação para os próximos anos.
A Conferência acontecerá no próximo sábado, 21 de agosto, e ouvirá os jovens de todas as áreas do município de Jaíba, característico por suas nuances paradoxais, onde nota-se convivência pacífica entre a fartura do Perímetro Irrigado do Jaíba, com suporte total dos governos estadual e federal e a carência, quase miséria, da área sequeira, suportada quase que totalmente sozinha pelo governo municipal. O documento final da etapa municipal será levado à II Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, a acontecer em Belo Horizonte, no próximo mês de setembro 2011, pelos delegados eleitos em Jaíba.
A mobilização está sendo feita em todos os quadrantes do município de Jaíba, sendo que se não houver participação expressiva não terá sido por falta de esforço e suporte do município, mas por desinteresse das comunidades. O prefeito Detim disponibilizou transporte para os interessados, que terão alimentação e total apoio estrutural durante o evento, que acontecerá na Escola Estadual Professora Clara Menezes Dias, no bairro Veredas do Rio Verde, de 7 às 19 horas.
Detim frisa que o dia mundial da juventude não pode passar em branco, sem uma atitude válida que possa pelo menos acenar com uma política voltada para a atenção aos jovens de Jaíba.
A conferência será presidida por Nezinho Costa, secretário da Sematelc e coordenada por Aurélia Darques, Gerente de Turismo de Jaíba.
Os temas obrigatórios para serem tratados na 1ª Conferência de Jaíba são: Mercado de Trabalho; Educação; Vida saudável e Política sobre Drogas; Cultura e Conexão; Segurança; Sexualidade; Direito à Habitação; Respeito às Diferenças; Direito de se Associar e Diálogo com o Governo.
Detim promete que m sua gestão o jovem será ouvido e já determinou a criação do CONJUVE, Conselho Municipal da Juventude de Jaíba.