sexta-feira, 1 de abril de 2011

A tão esperada ponte do Gorutuba está em fase de conclusão. Após alguns meses com suas obras paralisadas devido a falta das vigas de ferro que sustentarão a ponte, com a chegada destas as obras foram retomadas e serão concluídas em breve. São mais de 1 milhão de reais investidos nas duas pontes, sobre o Córrego Sudário e Rio Gorutuba, que garantirão o tráfego na estrada de Monte Azul, que liga a Jaíba a vários municípios da região, incluindo o que a denomina.

(Por Nezinho Costa)- Falou-se muito no grande evento político que aconteceria na Jaíba, no passado 15 de Março, data apocalíptica para o atual prefeito, Detim. Segundo fontes dadas como fidedignas da Oposição no município, tal data seria marcada eternamente como o dia em que o TRE – Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, chancelaria a decisão da Justiça Eleitoral de 1ª Instância, da Comarca de Manga/MG, que “cassara” o mandato de Sildete Rodrigues de Araújo, Detim, e de seu vice, Lanfroi Fernandes da Cruz.
Tal boataria intentou fazer em Jaíba semelhança de evento religioso acontecido nas viradas de milênio, quando muita gente crédula, em excesso, abandona seus afazeres e atribuições, dado que o fim iminente da existência humana não justificaria continuar a labutar.
Bem, como aconteceu nas duas viradas de milênios conhecidas, 1000 e 2000, virou-se o milênio e tudo continuou “como dantes no quartel de Abrantes”. Só que, em Jaíba a peçonha lançada não surtiu efeito. Tanto o prefeito como seu secretariado e staff comissionado continuaram exercitando suas funções a contento, não deixando a máquina administrativa parar, independente de haver ou não veracidade nos augúrios anunciados.
Mas, Gato Preto é Gato Preto e como seu gênero é imutável, acredita-se, jamais deixará de ser Gato Preto.
Não é que os gatos pretos conseguiram se estabelecer dentro da prefeitura de Jaíba, na calada da noite e, pasmem, dentro da secretaria municipal de administração! E exatamente no dia anunciado: 15 de Março de 2011!
Era 16 de Março, pela manhã, quando este jornalista adentrou-se à secretaria municipal de administração de Jaíba, no Paço Municipal, para recolher exemplares antigos de jornal da prefeitura. Grande surpresa aguardava-me! Ao arrastar o pacote de jornais de sob a pia da cantina da administração, atrás do mesmo estavam lá, juntinhos, enroscados, com garras e presas à mostra, três deles, sendo um amarelo e dois pretos, prontos para o ataque.
Educadamente retirados do recinto, local impróprio para os mesmos, retornaram acompanhados dos pais que, através da janela da secretaria de planejamento, retornaram, um a um, para o local de onde haviam sido retirados. Isso em plena luz do dia, demonstrando desdém e desprezo pelas determinações do secretário, que exigiu a expulsão dos mesmos do Paço.
Novamente expulsos, teimam em permanecer no local e ESPECIFICAMENTE na secretaria de administração. Hoje, circulam tranqüilos pelo Setor de Licitação e outras salas do Paço. Ninguém se importa mais.
Bem, vai entender, né? Irracionalidade não se explica, aceita-se.