(POR ELTON PAIXÃO) - Muitos colocam uma garrafa pet, outros colocam duas, cheias de água em cima do medidor de energia elétrica, com a intenção de ver reduzido o seu consumo na tarifa mensal. Resolvemos pesquisar e descobrimos que uma universidade do sul do país efetuou intensa pesquisa neste sentido e nada foi comprovado. Dando prosseguimento a nossa pesquisa, descobrimos a real origem desta lenda que está propagada em todo o país.
Temos informação de que uma mulher muito “esperta” no sertão nordestino traia seu marido com um antigo amante, e, para dar sinal para o concubino de que a área estava livre, ou seja, o marido estava ausente, ela colocava uma garrafa dágua em cima do medidor de energia que ficava instalado em frente da casa. A atitude desta mulher, com sabedoria em demasia, despertou a curiosidade dos vizinhos que queriam saber o porquê daquela garrafa naquele local.
E a vizinha, demonstrando uma sabedoria ainda maior informou que servia para diminuir o custo da energia que era tão caro para aqueles moradores. Aí então a notícia espalhou pelas redondezas e já chegou a todo o país.