quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Projeto Jaíba recebe visita de investidores que podem alavancar a parte produtiva, com comercialização garantida, visando a breve exportação de alimentos jaibenses para o mundo. Muita expectativa para o mercado europeu e chinês


A intenção do prefeito de Jaíba Reginaldo Silva, bem como das lideranças que administram o Projeto Jaíba, é fazer com que esta mega estrutura de investimentos em irrigação e produção de alimentos possa prosperar e gerar riquezas para o município e para o mundo dado a sua dimensão.
Para destravar as grandes dificuldades vividas principalmente pela classe produtora vem sendo montado atualmente uma grande proposta agregada a um grande planejamento visando principalmente à comercialização dos produtos gerados pelo município de Jaíba.
Neste mês de setembro iniciou uma grande maratona de entendimentos para destravar o Projeto Jaíba, onde teve visitas de uma comitiva composta de grandes empresários do setor de alimentos, gestores da Codevasf de Minas e Brasília, Distrito de Irrigação, Emater, Associações e Cooperativas, para conhecer as potencialidades do Projeto. Foi realizada visita às Agroindústrias, onde empresários fizeram questão de conhecer In loco, as estruturas e a capacidade produtiva de cada uma, para programar investimentos e aquisição de produtos.
Foram visitadas as instalações da Alwima que produz farinha de banana e outras leguminosas, Fabrica de Polpas, Produção de Carne Suína, Cooperativa da Frente 3, dentre outros.
As visitas contaram com a presença do empresário Davi Schwarcz, da Plátanos Way, que fabrica doces e produtos de banana, Paulo de Tarso da Geoterra. Os empresários e investidores destacaram que é necessário aumentar o numero de associados de cada Agroindústria, para aumentar a produção, investir em gestão, com o apoio da Sala Mineira e do Sebrae.
O corpo técnico dos empresários está em Jaíba para negociar contratos, aporte de investimentos, gestão das Agroindústrias e financiamento. O representante da Codevasf salientou que com Atração de Investimentos, é possível transformar o Projeto Jaíba em um modelo de exportação, que supera Petrolina-PE. O Prefeito Reginaldo Silva acredita que, com a chegada de novos investidores, haverá mais recursos no campo e surgirão novas oportunidades para todos, inclusive no comércio local.
Toda esta iniciativa iniciou com negociações do prefeito de Jaíba com o setor de Gestão de Empreendimentos da Codevasf em Brasília que contactou grandes empresários do setor que atuam no Brasil e outros países consumidores como a China.
O empresário Paulo de Tarso das empresas Geoterra e Biogeoenergy, disse que “o Jaíba” é gigantesco, com enorme potencial, e a visita é para conhecer, investir, incrementar a produção, fazer dar certo, “Nós somos investidores, temos interesse na produção daqui, para atender a demanda do nosso mercado e dos nossos clientes”. Disse o empresário.
Para o Prefeito Reginaldo Silva as visitas que aconteceram com apoio da Codevasf, sinalizam que investidores e parceiros acreditam no potencial produtivo, e que os investimentos já previstos irão promover o desenvolvimento econômico e mudar a visão empreendedora e de gestão dos produtores.
Empresários conhecem a estrutura desativada da empresa Pomar Brasil e têm interesse em reativar a produção de alimentos
O prefeito de Jaíba levou empresários para conhecer a unidade de produção desativada da Pomar Brasil, onde despertou a intenção de um que se interessou em adquirir esta empresa e suas áreas de produção. A Pomar Brasil é uma empresa de processamento de frutas instalada no Projeto Jaíba, que já chegou a gerar 750 empregos diretos em sua fábrica e fazendas, mas está fechada a algum tempo.
Segundo o empresário Paulo de Tarso da Geoterra e Biogeoenergy, a unidade da Pomar Brasil se encaixa dentro do seu ramo de atividade, e que o propósito da sua visita ao Projeto Jaíba é exatamente o de reabilitar e fortalecer agroindústrias, fomentar a produção de alimentos para o mercado consumidor.