quinta-feira, 13 de julho de 2017

Divulgar blitz policial pode dá cadeia

Muitas pessoas por falta de informação podem ser presas pelo fato de divulgar a operação de blitz policial em redes sociais e whatsapp.  Este mês, um homem e uma mulher de 23 anos foram detidos pela polícia em Araxá-MG por divulgarem informações sobre uma blitz da PM pelo WhatsApp.
Durante o trabalho, os policiais receberam a informação de que um jovem estaria divulgando informações, áudio e uma foto dos policiais realizando a blitz. O material foi compartilhado em um grupo do aplicativo.
O suspeito foi localizado durante um rastreamento e, segundo a PM, ele assumiu ter fotografado e postado a imagem da ação policial, e disse que criou o grupo somente para divulgar esse tipo de informação. Ainda segundo a polícia, a outra jovem detida também divulgou informações sobre a blitz no mesmo grupo. Os dois foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Araxá.

A Polícia Militar de Araxá informa que espalhar avisos sobre blitzes é crime de atentado contra serviço de utilidade pública, tipificado no Art. 265 do Código Penal Brasileiro. A pena varia de um a cinco anos de prisão, além de multa. Os membros que atuam em páginas e grupos com o mesmo objetivo também podem responder pelo mesmo crime.