quinta-feira, 16 de abril de 2015

Liderança política jaibense mais uma vez em busca do fórum

REGINALDO, Leonir, Correinha e Guedes em busca do fórum
Os líderes políticos Reginaldo, Leonir e Correinha estiveram no mês passado na capital mineira dando prosseguimento ao longo trabalho em que demais lideranças do município também estão empenhadas, que é a tão sonhada instalação da Comarca nesta cidade. Desta vez, diante do caráter de urgência veio a promessa do presidente do Tribunal de Justiça que o pedido entra na lista de prioridades a partir de 2016.
Com o alerta de que a reivindicação dos jaibenses precisa cumprir os trâmites legais para a implantação da estrutura que vai sediar a futura comarca, o desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes  lembrou que a obra não está prevista no orçamento do Tribunal para o exercício de 2015 - o que dificulta o atendimento imediato.
Por conta da necessidade urgente de instalação da comarca no município, que registra índices crescentes de violência ao longo do último mês com uma sequência inédita de assassinatos, além de crimes ao patrimônio, a possibilidade da formação de parceria com a sociedade foi apresentada como alternativa para que a execução da obra ganhe mais celeridade. O desembargador Bitencourt solicitou à equipe de engenharia do Tribunal de Justiça o modelo do projeto a ser desenvolvido.
Segundo o secretário Paulo Guedes, a ideia é trabalhar nas duas frentes. “A comarca continua na relação das obras a serem executadas pelo Tribunal, mas, como é um processo que pode não ser tão rápido, podemos buscar o apoio junto à sociedade para a construção da sede com mais agilidade”, disse ao lembrar que para a obra já conta, inclusive, com terreno doado pela Ruralminas.

A estimativa é que cerca de 70% dos processos que tramitam na Comarca de Manga e mais da metade dos presos que ocupam o presídio da cidade sejam oriundos do município de Jaíba.