quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Rio Verde mostra o seu coração


 (Por Elton Paixão) - Quem andou a pé neste início de mês de agosto sobre a ponte do rio Verde Grande em Jaíba teve a oportunidade de observar uma das grandes maravilhas proporcionadas pela mãe natureza.
Do lado montante (acima) do rio, quando do esvaziamento das águas, ficou uma pequena poça em formato de coração. O vai e vem apressado das pessoas que ali passavam talvez não permitisse esta nobre observação.
Mas quem possui o hábito de andar devagar e apreciar a natureza que compõe naquele local uma mata ciliar virgem e o leito quase seco rio, pôde deleitar com uma paisagem rara e que pode ter significado para enormes interpretações místicas.
Muitos comentários surgiram de curiosos que ali paravam para observar e fotografar esta beleza rara. Mas, das conclusões mais discutidas era a de que o moribundo rio demonstra, ao expor o seu coração, que ainda está vivo, carecendo apenas de remédios dos homens públicos.
Dados de órgãos governamentais como Companhia de Recursos Minerais – CPMR e Agencia Nacional das Águas – ANA, já mostraram que este rio, que já foi bastante caudaloso e piscoso, não está morto e pode sim ser recuperado e voltar a correr normalmente durante todos os meses do ano.
Estão em andamento vários estudos de órgãos governamentais na tentativa de perenizar este rio, sendo inclusive já detectado o sumidouro que é a principal causa do seu esvaziamento precoce. Lembrando que este rio é de domínio do Governo Federal.

Em 06 de outubro eleição para novo Conselho Tutelar

No próximo dia 06 de outubro haverá em Jaíba mais uma eleição para escolher novos Conselheiros tutelares. Na próxima edição divulgaremos os números dos candidatos, bem como o pseudônimo ou apelido que será usado na votação que acontecerá numa escola da cidade.
Os novos conselheiros, que pela primeira vez já conta com um veículo próprio para locomoção e diligências, terão um mandato de quatro anos no período de 2020 a 2023.
Serão escolhidos por voto direto cinco membros titulares, cujo salário atualmente é de R$1.565,00 e cumprirão uma jornada de 40 horas semanais e plantão. Os quinze candidatos aptos a serem votados são: SEVERINA DOURADO DE OLIVEIRA; IVANI FERREIRA DA SILVA SANTOS; GERALDO MANOEL PEREIRA VASCONCELOS; NAYARA LUIZA FERNANDES SANTOS; SARA PATRICIA MIRANDA OLIVEIRA; EDINEIA CELESTINA DA PAZ CONCEIÇÃO; JAYNE ESTERFANIA GOMES OLIVEIRA; JOSÉ FRANCISCO DOS SANTOS; ZILVAN APARECIDA DE SOUZA; LUCIANA PEREIRA DA SILVA; DORA SOARES DOS SANTOS; MARIA HELENA BATISTA;  ADNA VERÔNICA BATISTA; ELVANI PEREIRA DE OLIVEIRA; LEILIANE FERNANDES GUIMARÃES. 

Trabalho envolvendo várias parcerias permite a instalação de câmeras de olho vivo em Jaíba



Desde o início deste mês de agosto já está em pleno funcionamento o sistema olho vivo e o monitoramento das câmeras é executado em novas instalações do no novo quartel de policiamento militar que ficou vizinha das instalações da Polícia Civil.
Com o objetivo de aumentar a segurança da sociedade e reduzir cada vez mais os índices de criminalidade no município, já estão em funcionamento doze câmeras de Vídeo Monitoramento, instaladas em locais estratégicos da cidade, dentro do Programa “Olho Vivo”.
As instalações das Câmeras foram feitas graças às parcerias firmadas entre a Prefeitura de Jaíba, Poder Judiciário, Polícia Militar, Consep, CDL e Sociedade Civil Organizada. As câmeras capturam imagem em alta resolução e estão funcionando 24 horas por dia, sendo monitoradas de dentro do quartel, pela Polícia Militar.
Nesta parceria a Prefeitura de Jaíba se responsabilizou pela instalação, manutenção, além de disponibilizar quatro funcionários para auxiliar no monitoramento e arcará com eventuais despesas, como energia e outros.
A perspectiva é de que as Câmeras de Vídeo Monitoramento que estão instaladas em pontos pré-definidos, ajudem a reduzir ainda mais os números de crimes e homicídios no município, que já baixaram mais de 400% de 2016 até os dias atuais.
Segundo o Prefeito Reginaldo Silva as Câmeras de Vídeo Monitoramento, serão mais uma ferramenta a serviço da Polícia na defesa e garantia da segurança da população e da paz social e que futuramente o Programa “Olho Vivo” será estendido a outros bairros da cidade. “A Prefeitura de Jaíba tem enorme satisfação em fazer parte desse grande empreendimento”, disse o Prefeito.
O programa Olho Vivo é uma das mais importantes iniciativas adotadas pela polícia militar de Minas Gerais. As câmeras captam imagem em alta resolução, mesmo sem iluminação ou baixa iluminação.
O sistema, mais conhecido como ''Olho Vivo'', tornou-se um imprescindível aliado da Policia Militar no Combate à criminalidade e à violência. Sua eficácia pode ser comprovada pela redução dos índices de criminalidade, tendo como principal função a prevenção.

Produtos industrializados de Jaíba chegam à China


Através de uma parceria firmada entre o grupo brasileiro Olivier Stores e o grupo chinês Skiway, vários produtos produzidos em Jaíba foram apresentados para o comércio chinês na cidade de Yiwu, província de Zheijiang, no país Chinês.
Além de frutas desidratadas e farinhas diversas como: farinha de mandioca, batata, abóbora, banana, dentre outras. Também tiveram destaque os doces e as barras de cereais produzidos no perímetro do Jaíba.
“A China é um grande mercado consumidor e temos a certeza de que nossos produtores locais farão excelentes negócios com esse país”. Destacou o prefeito Reginaldo Silva.
O início dessas negociações se deu quando o prefeito de Jaíba participou de uma rodada de negócios em Belo Horizonte e na oportunidade apresentou os produtos do Projeto Jaíba e suas potencialidades.
Ainda de acordo com Reginaldo, foi feito um convite para que o grupo chinês conheça a Jaíba e suas potencialidades.

Câmara de vereadores poderá ter concurso público

O presidente da Câmara Municipal de Jaíba Adonias Felix esteve neste mês de agosto na Unimontes – Montes Claros, mais precisamente no departamento Cotec/Fadenor, onde iniciou negociações com esta universidade para estudos e levantamentos de dados visando a realização do concurso público da Câmara Municipal de Jaíba.
A Unimontes estabeleceu um prazo de 90 dias para apresentar o parecer e a proposta que atenderá a demanda do Legislativo jaibense.
''Estamos Buscando a regularização da situação do quadro de funcionários. Estamos todos empenhados nesse mandando para concretizamos essa demanda, que sem sombra de dúvidas é o estabelecimento de mais transparência com o dever público”. Afirmou o presidente.

Roupa com ar condicionado. A novidade será lançada no Japão

Para regiões quentes como o Norte de Minas, a ideia pode agradar a muitos. Mas por enquanto não existe data prevista para esta novidade ser lançada no Brasil.
Vem aí a roupa que traz dispositivo com funções de ar condicionado, capaz de resfriar a temperatura corporal em até 13º C, em dias quentes, ou aquecer em até 8º C, em dias mais frios.
O aparelho pode regular a temperatura automaticamente e o usuário pode configurá-lo de acordo com sua preferência, controlado por meio de celular, seja Android ou iPhone (iOS). O aparelho será colocado à venda no Japão já no próximo ano, 2020.
Para o uso, será necessária também uma camisa especial, inclusa no projeto. A camisa tem um bolso interno nas costas, pouco abaixo do pescoço, onde o dispositivo é inserido.

Lei aproxima jovens do primeiro emprego – autoria de Tadeuzinho

O governador Romeu Zema sancionou a Lei 23.370/2019, que cria a Bolsa Aprendiz e coloca os adolescentes e jovens mineiros mais perto do primeiro emprego. O deputado Tadeu Martins Leite, que apresentou o projeto que deu origem à lei, comemora essa nova chance para os quase 600 mil jovens mineiros que estão desempregados no Estado.
Segundo Tadeuzinho, em tempos de desemprego em alta, a falta de experiência faz com que os jovens sejam os mais afetados pelo número reduzido de vagas, e a Bolsa Aprendiz vai, justamente, incentivar as empresas a ocupar essas vagas com adolescentes e jovens, por meio de uma política séria e eficiente de inserção de jovens no mercado de trabalho.
A Bolsa Aprendiz incentiva as empresas mineiras a contratar adolescentes e jovens de 16 a 20 anos, para atuar em suas atividades, em número equivalente a até 5% do seu quadro de funcionários, para jornada de 4 horas de trabalho por dia, durante no máximo doze meses. Neste período, eles vão receber capacitação técnico-profissional e o pagamento de bolsa de meio salário mínimo.
As empresas que aderirem ao Bolsa Aprendiz poderão descontar em tributos o valor gasto na contratação. 

Mudanças para tirar carteira de habilitação a partir de setembro


O sistema será adaptado para que, a partir do próximo dia 16 de setembro, todas as mudanças sejam válidas mesmo para quem já iniciou o processo.
O simulador de direção para categoria B, que era obrigatório desde 2016, passou a ser considerado facultativo. Com isso, houve redução de cinco horas para as aulas práticas na categoria, que passa a ter a mesma carga horária que a categoria A (motocicleta), que é de 20 horas/aula, no mínimo. Entretanto, se o candidato optar pelo uso do simulador, poderão ser feitas até cinco aulas no equipamento e as demais 15 horas de curso acontecerão no automóvel.
Outra alteração é com relação às aulas noturnas. Agora é exigida uma hora/aula prática durante a noite para alunos em formação para conduzir motos, carros ou ciclomotores.
Aqueles que desejarem obter a ACC, que permite a condução das chamadas "cinquentinhas", poderão fazer durante o período de um ano, apenas as provas teórica e prática, sem a necessidade de frequentar aulas. Entretanto, se for reprovado, as aulas práticas passam a ser exigidas.
Transferir carro sem pagamento integral do IPVA
O governo de Minas sancionou lei que muda as regras para transferências de veículos. Agora, as transferências de propriedade e de endereço podem ser feitas sem que o IPVA seja inteiramente pago, sendo o dono obrigado a arcar somente com as parcelas vencidas.
 Antes, o proprietário que queria transferir seu veículo precisava ter todo o IPVA do ano corrente pago. Com a mudança, a obrigatoriedade do pagamento integral se aplica somente aos veículos transferidos de um estado para o outro.

Prazo da declaração de propriedade rural até 30 de setembro


Os proprietários rurais de todo o país já podem enviar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural de 2019. O prazo de entrega vai até 30 de setembro.
A declaração só pode ser preenchida por meio do programa gerador da declaração, que pode ser baixado na página da Receita Federal.
Apenas os contribuintes imunes ou isentos estão dispensados de entregar o documento. O produtor que perdeu ou transferiu a posse ou o direito de propriedade da terra desde 1º de janeiro também está obrigado a apresentar a declaração.
Quem perder o prazo pagará multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 50. O contribuinte que identificar erros nas informações pode enviar uma declaração retificadora, antes de o Fisco iniciar o lançamento de ofício, sem interromper o pagamento do imposto apurado na declaração original.
O Imposto sobre Propriedade Territorial Rural pode ser pago em até quatro parcelas mensais, mas nenhuma quota pode ser inferior a R$50. O imposto inferior a R$100 deve ser pago à vista até 30 de setembro, último dia de entrega da declaração.

Ainda em 2019 Jaíba terá mais altos investimentos na geração de energia solar


Em recente reunião com o governador Romeu Zema, o presidente da Solatio, (Maior desenvolvedora de projetos solares da América Latina), Pedro Vaquer, anunciou o investimento de R$ 21 bilhões até 2023 em usinas fotovoltaicas no estado.
Ao todo, dez cidades mineiras serão contempladas com a instalação de usinas, dentre elas, Jaíba, Janaúba, Francisco Sá e Manga.
Do valor anunciado, a empresa espanhola garante que R$ 2,5 bilhões já são investimentos consolidados em Minas Gerais, referentes a 782 megawatts. O restante do investimento será destinado à produção de 6.430mw nas usinas anunciadas para os próximos quatro anos. Este valor equivale, ainda segundo dados da empresa, à potência da usina de Itaipu.
O presidente da Solatio, afirmou ao governador Romeu Zema que cerca de 70% do projeto será concluído até o fim de 2022. Os outros 30% estão programados para 2023.
“São contratos que não precisam de leilão do governo por serem energia contratada no mercado livre”, disse Vaquer, garantindo que oito cidades mineiras terão seus projetos iniciados até dezembro de 2019, sendo elas Bocaiúva, Pirapora, Paracatu, Corinto, Jaíba, Janaúba, Mirabela e Manga.
Na apresentação ao governador, a Solatio afirmou que a sua energia desenvolvida atualmente poderia abastecer mais de sete milhões de residências. Uma das responsáveis por este grande feito é a Usina de Marambaia, em Pirapora, considerada a maior usina fotovoltaica da América Latina e a terceira maior do mundo. “Com os investimentos, as usinas de Arinos e Janaúba serão as maiores usinas fotovoltaicas do mundo”, concluiu.
Minas lidera a geração de energia solar no Brasil
O alto índice de radiação solar, especialmente no Norte de Minas, tem sido fator decisivo para o impulsionamento da produção de energia renovável em Minas Gerais. No momento em que o Estado busca alternativas para a diversificação econômica, a produção fotovoltaica é vista como atividade estratégica para o desenvolvimento econômico, social e sustentável, especialmente pelas possibilidades de inovação tecnológica, geração de emprego e redução de impactos ambientais.


Prefeitura de Jaíba, Sebrae e CDL capacitam comerciantes locais

Em tempos de crise, a sobrevivência das pequenas e médias empresas, se torna cada vez mais difícil e também um desafio. Buscando alternativas para este problema, a Prefeitura de Jaíba, através da Sala Mineira do Empreendedor firmou parceria com o Sebrae e CDL, para levar consultoria diretamente a microempresas de Jaíba e do Projeto Jaíba, principalmente no setor comercial.
Os comerciantes receberam orientações no próprio comércio, como perspectivas de mercado, técnicas de vendas, marketing, merchandising, propaganda e outros.
As orientações foram feitas pelo Consultor do Sebrae, Romílson Rodrigues, acompanhado pela equipe da Sala Mineira do Empreendedor. A consultoria objetivou principalmente ampliar o conhecimento do comerciante e propor alternativas, que viabilizem a continuidade e a ampliação da sua atividade. Segundo Juliana Francini, da Sala Mineira do Empreendedor de Jaíba, a Consultoria é mais uma mão que apoia os microempresários, no enfrentamento da crise atual.

Merenda escolar direto do pequeno produtor para as escolas


Com o retorno das aulas na rede pública municipal, a Prefeitura de Jaíba adquiriu uma grande quantidade e variedade de frutas, verduras e legumes, de produtores da agricultura familiar, destinados à merenda escolar do município, dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
A Secretaria de Agricultura Familiar é a responsável por recolher os produtos e repassá-los a Secretaria de Educação, que faz a  distribuição para escolas e creches do município.
Na aquisição dos produtos direto do pequeno produtor, a Prefeitura de Jaíba, busca valorizar e fomentar a produção agrícola, além de desenvolver nas escolas e creches ações educativas de alimentação saudável e nutritiva aos estudantes da rede municipal.
Segundo o Prefeito Reginaldo Silva, essa ação do município, favorece tanto o pequeno produtor rural que tem mais uma opção de comercialização, quanto aos estudantes que recebem uma alimentação de qualidade nas escolas e creches.

Estradas do Lajeado Alto recebem melhorias


Mais uma comunidade foi atendida pela Prefeitura de Jaíba, sendo a beneficiada desta vez a região do Lajeado Alto, que recebeu patrolamento e encascalhamento nas estradas, garantindo o acesso de pessoas e veículos. Todas as estradas de acesso a região do Lajeado Alto, que é conhecida pela fertilidade de seus solos e tem áreas de grande produção de frutas como banana, manga, atemóia e mamão, também receberam o benefício.
A melhoria das estradas da região dará segurança para o transporte e garantirá que as frutas cheguem com qualidade ao seu destino. A Prefeitura de Jaíba está realizando todo o trabalho com recursos próprios e utilizando máquinas, veículos e equipamentos de sua própria frota, conseguindo redução de custos.