quinta-feira, 18 de julho de 2019

Cultivo de uva atinge alta produtividade no Projeto Jaíba

Média nacional 18 ton. Média em Jaíba 32 ton/ha.

Instalada no perímetro irrigado do Projeto Jaíba desde 2016 e com investimentos que superam os 10 milhões de reais em infraestrutura, plantio e na aplicação de tecnologia de ponta, a empresa Alpa Agrícola se destaca pela qualidade e pelo recorde na produção de uvas.
Atualmente a área produtiva é de 30 hectares, sendo 25 da variedade Niágara e 05 de Vitória (sem sementes), que produzem 960 toneladas por safra, com média 32 toneladas por hectares, superando em 78% a média nacional, que são de 18 toneladas.
Segundo o Engenheiro Agrônomo e Administrador da Alpa Agrícola, Sidney Scharmone, a região tem clima propício, abundância de água e facilidade de mão de obra, isso tudo aliado a aplicação de alta tecnologia é que se chega a esses resultados.
Toda a infraestrutura da unidade está sendo ampliada e dentro dos próximos 3 anos estará sendo plantado mais 30 hectares de uva e 110 hectares de manga Palmer. Com a expansão da área de produção, o numero de empregos diretos gerados deverá saltar dos atuais 70 para mais de 200.
Sidney Scharmone explica que, desde a escolha da variedade a ser plantada, passando pela condução, colheita e embalagem, são respeitados rígidos padrões de qualidade, questões ambientais, sanitárias e do uso de defensivos, observando as exigências de segurança alimentar no mercado consumidor.
A Alpa Agrícola tem marca própria (Rio do sol, Vitoria, Delicia e Colibri), possui certificação GLOBALGAP e é responsável pela comercialização direta de seus produtos, sendo que 80% da sua produção é vendida para o Estado de São Paulo, 20% para Minas Gerais, Brasília, Anápolis, Goiânia, Campo Grande, Curitiba e Santa Catarina.