quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ricardo Brusati é o novo bispo da igreja católica

O comando da igreja católica em Jaíba e demais cidades próximas de Janaúba fica a cargo de Dom Ricardo. Ele é o terceiro bispo a comandar esta região e foi nomeado pelo papa Francisco no final do mês passado. A Diocese de Janaúba foi criada há quinze anos
O Papa oficializou o nome do bispo Ricardo Guerrino Brusati, que nasceu em Bellanzago Novarese, na Itália, em 11 de abril de 1945. Aos 70 anos de idade, Dom Ricardo foi transferido da Diocese de Caitité, na Bahia, para esta região, onde havia a vacância devido à transferência do Bispo Dom José Ronaldo, em novembro passado, para Formosa, Goiás.
A permanência do novo bispo na Diocese de Janaúba poderá ser de até cinco anos, é o tempo que ele falta para atingir a idade prevista pelo Código de Direito Canônico. O italiano Dom Ricardo está há 12 anos no comando da Diocese de Caitité.
Apesar da nomeação, ainda não tem data definida para a apresentação do religioso na Diocese de Janaúba. A expectativa é de que ele venha neste mês para conhecimento da unidade e assumirá definitivamente a Diocese janaubense. O lema de Dom Ricardo é: “Cantarei para sempre a misericórdia do Senhor”. Ele fez estudos religiosos em Novara e, antes de sua nomeação, era pároco em Paulo Afonso, na Bahia.

Dom Riccardo recebeu a ordenação presbiteral no dia 23 de junho de 1973. Foi nomeado bispo da Diocese de Caetité pelo Papa João Paulo II no dia 13 de novembro de 2002. Sua ordenação episcopal foi no dia 8 de fevereiro de 2003. Dom Ricardo é o 8º bispo da Diocese de Caitité que completará em outubro 102 anos de criação.