quinta-feira, 21 de junho de 2018

Vídeo Arbitragem funciona nesta Copa, mas a decisão final é do árbitro


Um grande sonho do torcedor enfim é aprovado pela Fifa para a Copa do Mundo da Rússia, o uso Vídeo Arbitragem - VAR não é tão simples quanto parece. Primeiramente, para que a novidade tecnológica seja usada, é preciso que o árbitro principal, tenha dúvida de sua própria marcação em campo e peça a revisão, fazendo aquele sinalzinho representando um monitor com as mãos.
Prova de que o uso do sistema não é tão simples aconteceu no primeiro gol da partida marcado por Cristiano Ronaldo, de pênalti, pela televisão ficou a impressão de o craque português cavou a penalidade, mas como o árbitro marcou a falta sem ter dúvidas, o lance acabou não sendo revisado.
Caso o árbitro tenha solicitado o VAR em qualquer um dos lances, a decisão sai de suas mãos por alguns minutos para ser tomada por um árbitro de vídeo, que fica em uma central fora do estádio acompanhando por vários monitores de TV toda a partida. Após revisar o lance ele informa o árbitro principal o que viu, e ele volta a ficar com o poder para tomar a decisão final, podendo permanecer a marcação inicial ou mudá-la após consultar a tecnologia. Caso os assistentes observem um lance duvidoso, podem avisar ao juiz da partida através do fone de ouvido, que pode acatar ou não.
 O árbitro da partida pode pedir o auxilio do VAR em quatro situações: marcação de gol, cartão vermelho, marcação de pênalti e identificação errada de jogador punido. As jogadas de cunho interpretativo (mão na bola ou bola na mão) serão analisadas dentro do campo, através de um monitor, pelo juiz. Não há limite para solicitações. Serão 13 árbitros responsáveis por comandarem a engrenagem do VAR. Entre eles alguns brasileiros.
Curiosidades da Copa
- Esta é a 21ª participação da Seleção Brasileira em Copa do Mundo. A primeira foi em 1930.
- O atacante Preguinho, do Fluminense, foi o autor do primeiro gol do Brasil em Copas, em 1930.
- Em 1938 O atacante Leônidas da Silva, o Diamante Negro, artilheiro com 7 gols.  Fez um gol descalço, o que é proibido. Sua chuteira teria rasgado.
- Em 1950 a Copa no Brasil com o Maracanã inacabado, em obras.
- Em 1970, goleada de 4 a 1, sobre a Tchecoslováquia, na Argentina. Foi a primeira partida da Seleção em Copas do Mundo transmitida ao vivo para o Brasil pela televisão.
- Em 1978 o Brasil encarava a Suécia. Aos 45 minutos do segundo tempo, Nelinho cobrou um escanteio e Zico cabeceou a bola para o gol, mas o árbitro anulou o lance, argumentando que tinha apitado o final da partida enquanto a bola estava no ar.
- Em 1986 na partida de estreia do Brasil na Copa do México, antes de a bola rolar a organização errou e tocou o Hino à Bandeira, não o Hino Nacional Brasileiro.