quinta-feira, 21 de junho de 2018

18 ruas de Jaíba recebem serviço de asfaltamento e drenagem de água com mais de 4 quilômetros de pavimentação




Primeira etapa contempla os bairros Cidade Nova com 12 ruas e Centro Comunitário Rio Verde com seis
A Prefeitura de Jaíba iniciou nesta segunda quinzena um pacote de obras nos Bairros Centro Comunitário Rio Verde e Cidade Nova, com Asfaltamento e drenagem de águas pluviais, Os valores investidos ultrapassam 2,4 milhões em emenda parlamentar recurso do BDMG e recursos da própria prefeitura.
No Centro Comunitário Rio Verde, seis ruas serão asfaltadas com sarjetas e meio fio. As ruas Cleide Rosane Leão, Plácido Burrego e Geraldo Gomes, com convênio firmado através de Emenda entre a Prefeitura de Jaíba e o Ministério das Cidades. As demais ruas serão complementadas com recursos do Município. Já a Rua José Evangelista Barbosa será asfaltada com recursos do BDMG.
Os recursos da Emenda Parlamentar foram pleiteados no início de 2016, pelo então Prefeito Valdemir Soares, mas o seu sucessor não conseguiu aplicá-lo. Para que o recurso desta pavimentação fosse liberado, licitado e aplicado, o Prefeito Reginaldo Silva contou com a competência de sua equipe da Secretaria de Planejamento e a influência de seus Deputados.
O Bairro Cidade Nova receberá drenagem de águas pluviais e será totalmente asfaltado, com sarjetas e meio fio. O recurso para essa obra vem do BDMG. A drenagem do Cidade Nova irá beneficiar também os moradores do Bairro Nova esperança. Serão instaladas manilhas cruzando os dois bairros para escoar as águas de chuva.
Também será asfaltado com drenagem de águas, o trecho que vai do Posto de Saúde até o Bairro Independência. Esse trecho será com recursos do BDMG e do Município.
Segundo o Prefeito Reginaldo Silva, o Município de Jaíba resgatou a credibilidade perdida, está organizado administrativamente e as obras vão acontecendo e beneficiando a população. “hoje graças ao esforço de todos a Jaíba é vista com bons olhos”, concluiu.

Duplicação da Avenida não será desta vez

        AVENIDA que liga Centro – Cidade Nova

A duplicação da Avenida João Teixeira Filho que liga a área central com os bairros Cidade Nova e Nova Esperança não será reiniciada no momento devido à pendencias judiciais da administração passada, onde houve interferência da Polícia Federal na operação “Ração de Papagaio”. O atual prefeito está impedido de atuar neste serviço, até que a justiça ou o Governo do Estado resolva esta pendencia.
A duplicação desta avenida chegou a ser iniciada na gestão passada, mas um relatório do Departamento Estadual de Estradas – DER não aprovou a qualidade do serviço iniciado. Sendo que foi executado cerca de 30% da obra e efetuado o pagamento de cerca de 70% do serviço pleiteado.
Conforme o setor municipal de planejamento, o projeto da administração passada constava de duplicação desta avenida e asfaltamento da rua Cassiano Gonçalves (antiga rua de tábua). Num investimento de R$1.191.100,39, sendo 840 mil reais do Estado de Minas e o restante de contra partida do município. Dos 840 mil reais do Governo de Minas, chegou a ser pago 603 mil reais. Da contra partida da prefeitura, foi pago apenas 15 mil reais para a empresa que iniciou a obra. O restante a ser liberado deste convênio não dá para terminar o serviço.
A Secretaria Estadual de Obras e a justiça vão definir se a culpa é do gestor anterior ou da empresa construtora, e possível devolução de recursos que podem ter sido aplicados de forma indevida. Até resolver este impasse este serviço de asfalto deve ficar paralisado.

Vídeo Arbitragem funciona nesta Copa, mas a decisão final é do árbitro


Um grande sonho do torcedor enfim é aprovado pela Fifa para a Copa do Mundo da Rússia, o uso Vídeo Arbitragem - VAR não é tão simples quanto parece. Primeiramente, para que a novidade tecnológica seja usada, é preciso que o árbitro principal, tenha dúvida de sua própria marcação em campo e peça a revisão, fazendo aquele sinalzinho representando um monitor com as mãos.
Prova de que o uso do sistema não é tão simples aconteceu no primeiro gol da partida marcado por Cristiano Ronaldo, de pênalti, pela televisão ficou a impressão de o craque português cavou a penalidade, mas como o árbitro marcou a falta sem ter dúvidas, o lance acabou não sendo revisado.
Caso o árbitro tenha solicitado o VAR em qualquer um dos lances, a decisão sai de suas mãos por alguns minutos para ser tomada por um árbitro de vídeo, que fica em uma central fora do estádio acompanhando por vários monitores de TV toda a partida. Após revisar o lance ele informa o árbitro principal o que viu, e ele volta a ficar com o poder para tomar a decisão final, podendo permanecer a marcação inicial ou mudá-la após consultar a tecnologia. Caso os assistentes observem um lance duvidoso, podem avisar ao juiz da partida através do fone de ouvido, que pode acatar ou não.
 O árbitro da partida pode pedir o auxilio do VAR em quatro situações: marcação de gol, cartão vermelho, marcação de pênalti e identificação errada de jogador punido. As jogadas de cunho interpretativo (mão na bola ou bola na mão) serão analisadas dentro do campo, através de um monitor, pelo juiz. Não há limite para solicitações. Serão 13 árbitros responsáveis por comandarem a engrenagem do VAR. Entre eles alguns brasileiros.
Curiosidades da Copa
- Esta é a 21ª participação da Seleção Brasileira em Copa do Mundo. A primeira foi em 1930.
- O atacante Preguinho, do Fluminense, foi o autor do primeiro gol do Brasil em Copas, em 1930.
- Em 1938 O atacante Leônidas da Silva, o Diamante Negro, artilheiro com 7 gols.  Fez um gol descalço, o que é proibido. Sua chuteira teria rasgado.
- Em 1950 a Copa no Brasil com o Maracanã inacabado, em obras.
- Em 1970, goleada de 4 a 1, sobre a Tchecoslováquia, na Argentina. Foi a primeira partida da Seleção em Copas do Mundo transmitida ao vivo para o Brasil pela televisão.
- Em 1978 o Brasil encarava a Suécia. Aos 45 minutos do segundo tempo, Nelinho cobrou um escanteio e Zico cabeceou a bola para o gol, mas o árbitro anulou o lance, argumentando que tinha apitado o final da partida enquanto a bola estava no ar.
- Em 1986 na partida de estreia do Brasil na Copa do México, antes de a bola rolar a organização errou e tocou o Hino à Bandeira, não o Hino Nacional Brasileiro.

Bairro de Mocambinho terá rua asfaltada em breve

    LIDERANÇAS do Projeto Jaíba na Codevasf

Mais rua asfaltada. Desta vez o benefício vai para o Projeto Jaíba. Para esta viabilização o prefeito Reginaldo Silva
esteve nesta última quinzena em reunião na sede da Codevasf em Montes Claros, com o Superintendente Rodrigo Rodrigues, para tratar da retomada do asfaltamento da Avenida do Bairro HP em Mocambinho. Na comitiva jaibense esteve o gerente do Distrito de Irrigação Marcos Medrado, José Valci, presidente do Conselho de Administração dos Produtores e Vands,  diretor do Conselho.
Nesta reunião ficou definido que a Codevasf dará prioridade à obra de asfaltamento da Avenida do Bairro HP em Mocambinho, que liga à balsa de Itacarambi. Esta obra foi iniciada e paralisada em gestão anterior. Para retomada do asfaltamento será realizada uma nova licitação, com recursos da ordem de 460 mil reais, da própria Codevasf.
Há anos, os moradores deste bairro vêm sofrendo com a poeira e ruas de difícil acesso. Este asfalto será de grande importância para os moradores do bairro, além da valorização dos imóveis a obra embelezará a comunidade local.
''O Prefeito Reginaldo silva entende que além da estética, melhora a via de acesso à travessia de Itacarambi, que leva a produção do Projeto Jaíba as regiões vizinhas onde concentra a maior parte dos consumidores''.

Escrituras de terras no Projeto Jaíba e bairro João Colares (fundo da prefeitura)


Mais uma importante reunião do prefeito Reginaldo Silva na capital mineira. No início deste mês, o mesmo esteve com os Secretários de Estado de Planejamento e de Agricultura para definir formas de garantir a regularização dos títulos de propriedade para 1.116 produtores rurais assentados no Projeto Jaíba e a implantação dos serviços de água e energia elétrica para cerca de 1 mil famílias do bairro João Colares (fundo da prefeitura).
O prefeito de Jaíba, acompanhado do deputado Tadeuzinho saíram otimistas da reunião com as informações de que o Estado fará uma parceria com o município para agilizar a realização de um georeferenciamento que poderá resultar na regularização dos terrenos e emissão dos títulos de propriedade para os 1.116 produtores do Projeto Jaíba. Ficou também garantido que no próximo mês de agosto o Estado inicia a implantação de água e energia elétrica no bairro João Colares, onde cerca de 1 mil famílias estão próximas de receber a documentação de seus terrenos.
Na tentativa de realizar o projeto de regularização fundiária de pequenos produtores rurais do Projeto Jaíba, há um ano foi iniciada uma força tarefa que reúne Estado de Minas e Prefeitura de Jaíba na tentativa de garantir o título da terra. Estes produtores detêm apenas a posse da terra, sem qualquer documento que comprove tal direito, daí a dificuldade para ter acesso a linhas de financiamentos.

Iniciou o campeonato municipal de futebol amador


A Secretaria Municipal de Esportes fez no último sábado (16) a abertura do Campeonato de Futebol 2018. O Evento aconteceu no Estádio dos Veteranos, no Bairro Veredas que contou com um bom público e autoridades políticas do município. Estiveram presentes Secretários Municipais, os Vereadores, Marcos Ruas, Tone Silvestre, Nestor Lima, Osmano Fernandes e o Prefeito de Jaíba Reginaldo Silva. Duas partidas abrilhantaram a abertura da competição.
O Prefeito fez o pronunciamento de abertura e destacou o bom momento em que vive o Município de Jaíba, falou dos investimentos em asfaltamento e apontou o esporte, como ferramenta de inclusão social, socialização de pessoas e uma grande alternativa para a juventude na luta contra as drogas. Disse ainda, que irá ampliar a realização e o apoio de todas as modalidades esportivas que acontecem no município, citando como exemplo os torneios equestres que acontecem na zona rural como a corrida de argolinhas e provas de tambor.

Instalação de banheiros sanitários em comunidades carentes


A Prefeitura de Jaíba está construindo e instalando 68 banheiros sanitários. Os Módulos consistem de uma estrutura completa, com revestimento cerâmico, pia, chuveiro, tanque e caixa d’água.
Recursos no valor de 656 mil reais vêm de parceria firmada entre o município e a Secretaria de Desenvolvimento social – SEDESE. As construções dessas melhorias habitacionais beneficiarão moradores da sede do município e núcleos do Projeto Jaíba, previamente cadastradas pela Secretaria de Assistência social.
O objetivo da construção desses Módulos está no termo “Travessia”, que visa permitir que uma comunidade ou pessoas façam a passagem entre uma situação de dificuldade para um ambiente de inclusão social. Buscando beneficiar pessoas e localidades em situação de vulnerabilidade social.
O Prefeito de Jaíba Reginaldo Silva, disse que esses recursos estavam disponíveis desde o ano de 2012, e que foi repatriado pela sua equipe de Planejamento e finalmente está beneficiando as famílias cadastradas. Disse ainda o prefeito que a quantidade de Módulos Sanitários não atende ainda ao numero de pessoas que necessitam, mas está buscando novos recursos para ampliar a quantidade de pessoas atendidas.

Comerciantes lojistas de Jaíba recebem capacitação financeira


Com o propósito de promover a capacitação da classe Lojista de Jaíba, a Sala Mineira do Empreendedor, órgão ligado a Prefeitura de Jaíba firmou parceria com o Sicoob Credivag e CDL, e realizou oficinas de controle financeiro. O evento aconteceu em dois dias no início deste mês de junho. O evento buscou ampliar a visão empreendedora dos lojistas, para melhorar e diversificar o ambiente de negócios da cidade.
Segundo Juliana Franciny, Coordenadora da Sala Mineira do Empreendedor de Jaíba, a economia em todos os seus segmentos vive um grave momento de crise, e que nessas situações se faz necessário a busca de alternativas com soluções criativas para sobreviver. Lembrou que os administradores lojistas devem estar atentos às mudanças e se adaptarem no menor prazo possível.

Sondagens no solo do terreno para construção do fórum de Jaíba


A Empresa DSoares Empreendimentos, especializada em Sondagens e Ensaios Geotécnicos, contratada pelo Tribunal de Justiça de Minas esteve em Jaíba neste mês de junho e realizou o trabalho de levantamento da estrutura do terreno onde será construído o fórum de Jaíba. Esta etapa finaliza a fase de Projetos, passando para a fase de licitação da obra, que está prevista para breve.
O Presidente eleito do Tribunal de Justiça, Desembargador Dr. Nelson Messias, firmou compromisso com o Prefeito de Jaíba, Reginaldo silva e com o Prefeito de Matias Cardoso Edmárcio, de instalar a comarca de Jaíba em sede própria, até outubro de 2019.
A construção do fórum de Jaíba, além de ser uma prioridade de toda a população é também do TJMG que demonstrou ter muita pressa no início e conclusão desta obra que vai atender dois municípios e desafogar sobremaneira a enorme quantidade de processos na Comarca de Manga.

Prefeitura de Jaíba Elabora Plano Municipal de Educação com Apoio do Ministério da Educação e Cultura


Buscando a constante melhoria na educação, a Secretaria Municipal de Educação de Jaíba está elaborando o Plano Municipal de Educação. O Plano cumpre uma determinação do Ministério da Educação e estabelece metas para os próximos 10 anos. Os Profissionais de educação serão capacitados com relação à metodologia de Monitoramento e avaliação dos Planos Municipais, farão balanço do plano monitorado e apresentarão propostas de melhorias para o ensino no município, que servirão de informações básicas para o Ministério da Educação.
O Evento acontece na unidade do SESI/SENAI de Jaíba e é orientado pela Avaliadora Técnico Educacional do MEC, Luzinete Leandra dos Santos. São parceiros do evento a Secretaria de Articulação com o Sistema de Ensino – SASE e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDINE/MG. Para a secretária de educação de Jaíba, Adeilma Evangelista dos santos, o Município de Jaíba ganha muito com a Elaboração do Plano da Educação, pois detecta situações que não foram positivas e permite elaborar propostas de melhorias para o setor, além de colaborar com informações para o Estado e a União.

Curso de educação empreendedora para professores jaibenses


Mentalidades e atitudes empreendedoras na busca de soluções para os diversos problemas da educação. Este foi o objetivo do curso de educação empreendedora que a prefeitura de Jaíba promoveu juntamente com o Sebrae e a Sala Mineira do Empreendedor. O evento que teve duração de três dias foi realizado em Jaíba com professores da rede municipal e estadual.
O curso foi ministrado pelas Consultoras do Sebrae, que despertaram nos professores o empreendedorismo como forma de buscar a evolução, educação e a consequente transformação desses educadores em multiplicadores de novas ideias. Os professores participantes se dividiram em dois grupos, com aulas teóricas e práticas.
Para a secretária de Educação, Adeilma dos Santos, o Curso capacitou os profissionais do setor e possibilitou uma nova visão da educação para alunos e professores, como agentes de transformação. O Prefeito de Jaíba Reginaldo Silva entende que a Educação está sempre em movimento e o empreendedorismo é um projeto de formação e transformação que se leva pra vida. “Estamos investindo na capacitação dos professores, porque são os primeiros a orientarem os futuros cidadãos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o prefeito.

Campanha para parar de fumar disponível nos Postos de Saúde


Numa grande campanha que vem sendo desenvolvida em todo Município, a Secretaria de Saúde de Jaíba busca conscientizar o público fumante, que a prevenção é o melhor caminho e tem no cigarro o principal causador de câncer de pulmão, boca e faringe. É também responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão.
Buscando levar esta informação a todos os setores da sociedade a Secretaria de Saúde de Jaíba, através do setor de Atenção Básica desenvolveu a campanha de controle do tabagismo em todo o município.
As ações são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, que desenvolve atividades e orientações, com distribuição de medicamentos que ajudam a eliminar o hábito de fumar. As terapias de grupo têm ajudado muito aos fumantes que têm interesse em parar com o vício. Para participar dos grupos, os fumantes interessados devem procurar a unidade de saúde do seu bairro para maiores informações e se cadastrarem, levando o cartão SUS.
Segundo Ana Paula, Coordenadora de Atenção Básica, a campanha já está em atividade nas unidades, da sede do município e todos os postos de saúde do Projeto Jaíba.