sexta-feira, 17 de março de 2017

Grampear telefone pela polícia fica mais fácil no Norte de Minas

O comando da Polícia Civil na região norte mineira anunciou neste mês novidades para o serviço de investigação através da escuta telefônica que deve ser precedida de autorização judicial.
A Polícia Civil estará instalando três Centrais de Monitoramento, em Montes Claros, Janaúba e Januária, com a função de fazer escutas telefônicas e com isso, ajudar a investigação policial. O anúncio foi realizado pelo chefe geral da corporação, João Octacílio Silva Neto e pelo adjunto, Raimundo Nonato Silva.
Os equipamentos a serem instalados são denominados “Thales”. Atualmente somente em Montes Claros existe uma central de monitoramento vinculada a Policia Civil, mas de menor porte. Os novos equipamentos são de alta tecnologia.

O chefe-adjunto da Policia Civil, Raimundo Nonato Gonçalves explicou que o Norte de Minas passou a contar com mais de 50 agentes da Policia Civil nos últimos meses, reforçando o combate à criminalidade. Ele assegurou que novos investimentos serão realizados em pouco tempo, reforçando a atuação da corporação. No Norte de Minas, existem Delegacias Regionais em Montes Claros, Janaúba, Januária, Pirapora e Taiobeiras.

Não tem mais juros e multas nos financiamentos das casas populares de Jaíba

PREFEITO Reginaldo e vereador
Marcos Ruas na Cohab
O prefeito desta cidade Reginaldo Silva acompanhado do vereador Marcos Ruas e outras lideranças locais esteve este mês com o presidente da Companhia de Habitação Cohab, Alessandro Marques, onde ficou acertado a garantia da isenção de 100% nos juros e multas dos financiamentos das casas populares instaladas nos bairros Cidade Nova, José Farias e Alphaville.
Na oportunidade deste encontro ficou também viabilizada a possibilidade da implantação de mais um programa habitacional em Jaíba ficando já agendada uma visita técnica da Cohab para avaliação  de alguns terrenos para construção de mais 120 casas em uma primeira fase de outras que poderão vir em breve.
Também participaram da reunião com o presidente da Cohab o presidente da Câmara Legislativa, César Silva, o secretário administrativo Cosmo Antônio da Silva, o secretário de finanças Rodrigo Antônio da Silva e o engenheiro civil Paulo Júnior Garcia Santana que atua na prefeitura local.


Secretário estadual de agricultura confirma presença na Festa da Banana

O prefeito de Jaíba Reginaldo Silva esteve este mês de março em audiência com o Secretário de Estado da Agricultura, Pedro Leitão, onde formalizou oficialmente o convite para participação deste na Festa Nacional da Banana que acontecerá no próximo mês de abril quando o município comemora também o seu aniversário de emancipação política.
Esteve acompanhando o prefeito o Deputado Tadeu Martins Leite e do Sr. Luiz Afonso, ex-presidente da Ruralminas e atualmente atuando nesta secretaria.

“Fui levar nossas demandas e tratar de futuras parcerias para o desenvolvimento da agricultura em nossa região. O secretário confirmou sua presença na Festa Nacional da Banana e está empolgado para conhecer o Projeto Jaíba. Aos poucos vamos readquirindo nossa credibilidade outrora perdida junto ao Governo, para fazermos as parcerias necessárias para o desenvolvimento do nosso agronegócio”. Disse Reginaldo através de sua página na rede social.

Frutas da Região do Jaíba se destacam na Alemanha

Produtores do Norte de Minas tem tradicionalmente participado da Fruit Logistica em Berlin - Alemanha com o propósito de internacionalizar a fruticultura da região. Resultado disso são as exportações rotineiras de limão e manga da nossa região para a Europa, bem como a prospecção de negócios com outras frutas da região ao longo dos 10 anos de participação na feira que é a maior do mundo do setor de frutas, legumes e verduras.
De 2009 a 2017 a região foi representada pela ABANORTE, que presta o suporte necessário para a exposição das frutas na feira e busca parcerias para viabilizar a promoção da região neste ambiente de feira de negócios.
Em uma área de 60 metros quadrados no 6º Andar de um prédio alemão, as frutas da Região do Jaíba foram destaque com degustação e exposição em um ambiente denominado Brasil – Berlin Road Show. Banana prata, Limão Tahiti, Mamão Formosa e Manga Palmer foram comercializados aos consumidores nesta feira que aconteceu no mês passado.
Durante os três dias de feira foram realizados diversos contatos que estão sendo mantidos pela Abanorte com interesse nas quatro frutas e expectativa de introdução em curto prazo da banana prata no mercado europeu, especificamente Inglaterra, Bélgica, Alemanha e Portugal.

Todo este trabalho foi fechado com uma confraternização do Grupo do Brasil que esteve presente na feira, onde foi possível conhecer importantes players do mercado brasileiro.

Controlar irrigação à distancia pelo celular

Uma nova tecnologia para facilitar a vida do homem do campo. Foi com este propósito que nasceu o Agrowet, projeto desenvolvido por acadêmicos da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit). O Agrowet tem um aplicativo capaz de gerir de forma remota todo o processo de irrigação de manejos de pequeno, médio e grande porte.
Para controlar a irrigação à distancia  veio a ideia de fazer isso por meio de um aplicativo de celular.
O Agrowet auxilia no consumo inteligente de água, uma vez que calcula a quantidade necessária para irrigar determinado terreno, evitando assim o desperdício. O projeto saiu do papel e demonstrou ser eficaz. Em novembro de 2016, foi instalado numa propriedade rural em Montes Claros, e os resultados foram pra lá de animadores, como destaca o dono da chácara, Fabrício Meireles.

O equipamento ainda não está disponível para comercialização.

Estrada do Morro do Albano e Tamboril recebem melhorias

Trechos quase que intransitáveis estão recebendo considerável melhoria com o serviço de encascalhamento na estrada que liga as comunidades de Serraria, Tamboril e Morro do Albano. Este trabalho propicia o transporte de grande número de proprietários de terras daquela região, além do transporte escolar.
O morador desta localidade Rozendo Lopes afirmou: “Venho aqui parabenizar o respeito que o prefeito de Jaíba está tendo com o povo do povoado de Tamboril e Morro do Albano. Onde passo há anos por ali e nunca vi um trabalho tão bem feito. Estou falando porque quando é pra reclamar tem muitos, mas quando é pra elogiar as pessoas se escondem. Parabéns prefeito pelo respeito com as pessoas humildes daquela região”.
Área urbana também
A fim de minimizar o sofrimento das pessoas com os buracos e poeira nas ruas de Jaíba e algumas estradas, recentemente a secretaria de obras iniciou uma força-tarefa para recuperação de algumas vias.
Inicialmente foram realizados reparos em algumas ruas do bairro Centro Comunitário e em seguida melhorias no acesso aos bairros Nova Esperança, Independência e Cidade Nova, em especial para os alunos da escola Timóteo Lisboa Guerra.

A Secretaria de Obras já está empenhada em retomar alguns projetos paralisados e iniciar aqueles que já possuem autorização para serem iniciados. Já está em fase de estudos e planejamentos a retomada de alguns projetos de pavimentação, conforme anunciou o prefeito Reginaldo através de rede social.

Mais uma ambulância é adquirida para Jaíba

Enquanto não efetiva o bloco cirúrgico e outras especialidades médicas no hospital municipal de Jaíba ainda é necessário que invista na busca de mais veículos para os encaminhamentos até as cidades polos.
Através de gestão do prefeito Reginaldo Silva com interferência do deputado Tadeuzinho junto ao governo de Minas foi viabilizada a entrega de uma ambulância modelo Doblô zero quilômetro que já está a serviço da população de Jaíba.

O prefeito de Jaíba anunciou também que esteve recentemente com o presidente do CISRUN - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, o prefeito de Porteirinha Silvanei Batista - do qual Jaíba faz parte, onde o mesmo assegurou a viabilização de uma ambulância do Samu especificamente para o município de Jaíba.

Deputados mineiros podem dá carteirada para não serem presos

Deputados estaduais de Minas Gerais agora poderão portar carteira funcional onde fica explícito que podem ser presos apenas em flagrante. Os deputados já tinham a carteira funcional. A novidade é que a Assembleia, por meio de uma deliberação, criou novo documento que incluiu a ressalva à prisão. A deliberação foi publicada no dia 18 do mês passado.
Assim, a nova carteirinha de deputado deixa bem claro aos desavisados: “impossibilidade de prisão, salvo em flagrante de crime inafiançável”. Nestes tempos em que Política e Polícia se misturam nada mais prudente.
Por falar em Assembleia Legislativa, foi instituído na Casa o Diário Administrativo. Uma espécie de diário oficial sem publicidade. Acessado apenas pelos parlamentares e servidores. A nova carteirinha, por exemplo, foi publicada no Diário Administrativo, ao qual poucos têm acesso.

Existe, para consulta pública, o Diário Legislativo, e o diário oficial que dá publicidade e transparência aos atos da Assembleia.

Navegar em rede social demais prejudica a saúde mental

Ficar mais de 2 horas diárias navegando em redes sociais pode fazer mal à saúde. Estudo norte-americano concluiu que acessar redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram por mais de 2 horas por dia dobra a probabilidade de alguém se sentir isolado.
 “É importante estudar isso, porque há uma epidemia de problemas mentais e de isolamento social entre jovens adultos. Somos criaturas sociais, mas a vida moderna tende a nos isolar em vez de nos aproximar. Apesar das redes sociais aparentemente criarem oportunidades de socialização, o estudo aponta que elas não têm o efeito que esperamos”, afirmou um dos pesquisadores.

O estudo concluiu que, apesar das redes sociais terem a grande vantagem de nos deixar mais próximos de amigos e familiares, quanto mais tempo uma pessoa fica online, menos tempo ela tem para interações no mundo real.

O tormento dos políticos corruptos norte mineiros é transferido

PROMOTOR de justiça Paulo Márcio
Alguns políticos corruptos da região norte mineira podem de certa forma sentir um pouco de alívio com a transferência de um dos promotores considerados linha dura que mostrou um brilhante trabalho em Jaíba colocando na cadeia vários políticos fraudadores do dinheiro público.
Desde o início deste mês o promotor Paulo Márcio Dias, da coordenadoria regional de Combate a Corrupção do Ministério Público, foi afastado de Montes Claros e transferido para a cidade de Passos, no Sul de Minas.
O afastamento do promotor Paulo Márcio foi determinado no mês de janeiro, quando o novo procurador geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Tonet, tomou posse e determinou que todos promotores de Justiça se apresentassem no local de origem. Este promotor está lotado em Passos. Uma mobilização das entidades de classes pediu a permanência dele em Montes Claros e chegou a ser cogitada que ele ficaria até o mês de junho, para concluir as investigações iniciadas sob seu controle.

O procurador Antônio Tonet alegou que foi uma decisão estadual, de todos os promotores de Justiça retornar a sua origem e por isso, não poderia abrir a exceção para o caso de Montes Claros. O chefe da Polícia Federal, delegado Marcelo de Freitas que é jaibense, também está sendo transferido.

Presidente da Codevasf recebe representantes de Jaíba visando investimentos e melhorias para o maior Projeto de Irrigação

PREFEITO Reginaldo, Secretáro Zé Geraldo Deputado
Rodrigo de Castro com a presidente da Codevasf
O prefeito de Jaíba Reginaldo Silva juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura Familiar Zé Geraldo e o Deputado Federal Rodrigo de Castro estiveram este mês despachando com a presidente da Codevasf Kênia Marcelino em Brasília – DF onde trataram de importantes investimentos para o município jaibense como foco para o Projeto Jaíba.
Dentre as várias pautas discutidas com a presidente desta autarquia, ficou acertada a liberação de 12 milhões de reais para serem aplicados no projeto executivo, fornecimento e montagem do sistema de bombeamento auxiliar por flutuantes, visando a captação de água do canal de chamada do Rio São Francisco para otimizar a captação de água nos períodos de seca da região.
A captação de água do rio São Francisco para abastecer o projeto de irrigação do Jaíba já sofreu graves consequências com o acúmulo de areia impedindo a chegada de água até a principal estação de bombeamento que leva até os canais de irrigação.
O prefeito Reginaldo salientou que a principal preocupação no momento é evitar o racionamento de água destinada aos produtores no período crítico que pode acarretar sérios prejuízos na produção e produtividade, principalmente pelo fato do cultivo de fruticultura ser muito sensível a escassez de irrigação.
CENTRALJAI
Nesta mesma jornada de encontros técnicos foi discutida a renovação do convênio de assistência técnica com a EMATER/MG, a reativação da CENTRALJAI e de mais apoio para os feirantes de Jaíba e do Projeto Jaíba.

A presidente da Codevasf Kênia Marcelino também se comprometeu juntamente aos representantes jaibenses em enviar uma equipe técnica à nossa região para um levantamento de todas as demandas mais urgentes para que seja montado um plano de ação.

Município de Jaíba recebe um caminhão isotérmico para transporte de frutas e verduras

Alguns municípios mineiros receberam esta semana um caminhão isotérmico. Este veículo em Jaíba será usado para o transporte adequado de verduras, hortaliças e produtos processados da Agricultura Familiar. Este caminhão será destinado ao banco de alimentos do município que é vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura Familiar.
Com esta aquisição o município pretende proporcionar um transporte correto dos alimentos destinados às famílias mais carentes, além de desonerar os cofres públicos com a locação de veículos terceirizados.
O baú frigorífico é o que há de mais inovador no mercado de transportes de alimentos perecíveis na atualidade.
Por muitos anos não havia legislação que regesse as normas regulamentadoras de adequação de transportes de alimentos perecíveis. Isso ficou para traz e o baú frigorífico fabricado com materiais isolantes e térmicos é totalmente fechado a climatização externa, seu interior é capacitado para manter por horas a temperatura adequada para cada alimento, sem comprometer sua qualidade saudável.
O baú frigorífico é composto e revestido de placas de fibras de vidro e no meio com placas de poliuretano com densidade de 42 kg/m³, como um sanduiche, a parede é prensado a vácuo, trazendo uma harmonia entre beleza e eficiência.
O baú tem um acabamento impecável, com todos acessórios para facilitar o manuseio e operacionalidade. Seus quadros, trincos, maçanetas, dobradiças e varões são feitos de aço inox, que não oxida, muito leve e resistente.
A construção do baú tem sua montagem e vedação de alta durabilidade e resistência, muito mais leve e adequado a conservação dos alimentos perecíveis.

A aquisição deste veículo pela Prefeitura de Jaíba teve a participação conjunta dos deputados Cristiano Silveira (estadual)  e Reginaldo Lopes (federal),

Antecipada de 30 para 10 de abril a vacinação contra gripe em todo o Brasil

O Ministério da Saúde antecipou para 10 de abril o início da vacinação contra a gripe em todo o Brasil. No ano passado, o Dia D de vacinação ocorreu em 30 de abril, após aumento no número de casos de morte pela doença.
O objetivo é vacinar pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, detentos e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas. A vacinação começará em 10 de abril e deve prosseguir até 20 de maio.
Além da vacina contra gripe, outras estarão a disposição da população. Confira como fica a aplicação das vacinas após as alterações:
- Hepatite A: passa a ser disponibilizada para crianças até 5 anos. Antes, a idade máxima era 2 anos.
- tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela): este ano, para crianças, há ampliação da oferta da dose, que passa a ser administrada de 15 meses até 4 anos. Antes, a aplicação era feita entre 15 meses e menores de 2 anos.
- HPV: a partir de 2017, será ofertada também para meninos. Desde 2014, a dose é oferecida a meninas de 9 a 13 anos. Este ano, além dos meninos, a vacina será oferecida a homens que vivem com HIV e aids entre 9 e 26 anos e para imunodeprimidos, como transplantados e pacientes oncológicos.
- meningocócica C: passa a ser disponibilizada para adolescentes de 12 e 13 anos. A faixa etária será ampliada gradativamente até 2020, quando serão incluídos crianças e adolescentes de 9 a 13 anos.
- dTpa adulto (difteria, tétano e coqueluche): passa a ser recomendada para as gestantes a partir da 20ª semana. A medida busca garantir que os bebês já nasçam protegidos contra a coqueluche por conta de anticorpos transferidos pela mãe ao feto frente a gestação.
- tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola): este ano, será introduzida a segunda dose da vacina para a população de 20 a 29 anos. Anteriormente, a segunda dose era aplicada apenas em pessoas com até 19 anos.

Codevasf propõe descontos na dívida de K1 e titulação de lotes

Agricultores do Projeto Jaíba ligados a Codevasf já podem aderir ao processo de concessão de descontos – que vão de 10% a 95% no pagamento de suas dívidas de titulação de lotes e tarifa d’água (conhecida como K1).
As condições e normas para concessão dos descontos foram estabelecidas por portaria do Ministério da Integração Nacional publicada no Diário Oficial da União no mês passado e beneficiam irrigantes pessoa física que optarem pela liquidação dos débitos ainda neste ano.
Mais de 10 mil produtores de projetos da Codevasf situados em todo o Vale do São Francisco, região afetada pela estiagem prolongada, podem usufruir da medida.
“Os irrigantes já podem comparecer às superintendências regionais e escritórios da Codevasf para realizar os cálculos dos seus débitos. Os descontos que estão sendo concedidos são muito expressivos, então esta é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada para regularização das dívidas”, ressalta Kênia Marcelino, presidente da Codevasf.
As variáveis que determinam o percentual de desconto aplicável à dívida de cada agricultor são: valores originais das dívidas, datas de contratação dos débitos e localização dos empreendimentos de irrigação (dentro ou fora da região semiárida).
Os descontos são válidos apenas para pagamento total do saldo atualizado das dívidas de titulação e de tarifa d’água.
O agricultor interessado deve solicitar formalmente à Codevasf extrato demonstrativo de débitos e informações sobre o percentual de desconto a que tem direito. De posse desses dados e da documentação necessária, o agricultor deve assinar o termo de acordo e pagar em até 30 dias a guia de recolhimento da dívida.
A Codevasf deve receber os pedidos de liquidação de dívidas com desconto até 29 de novembro, para que haja tempo hábil para análise e resposta das demandas e posterior pagamento dos débitos pelo agricultor em até 29 de dezembro – data em que todo o processo de concessão de descontos será encerrado.
No site da Codevasf, um documento contendo perguntas e respostas ajuda a esclarecer dúvidas sobre normas e condições estabelecidas na portaria.