quinta-feira, 20 de março de 2014

Morre “Seu Amandio” aos 91 anos e junto parte da cultura de Jaíba


                                                     O FARMACÊUTICO e a primeira
                                                             farmácia de Jaiba
A Jaíba perdeu uma grande e importante parcela de sua história viva no último dia 05 deste mês de março com a morte do montesclarense que se tornou jaibense, senhor Amandio José de Carvalho, que em vida deu nome a rua em que ele mesmo residia. Foi o primeiro farmacêutico, dono de farmácia e grande incentivador da cultura popular no rincão jaibense. Chegou a promover muitas festas populares como o teatro das festas juninas e as festas momescas nos períodos carnavalescos. Teve participação efetiva no processo de emancipação desta cidade.

O Jornal Folha de Jaíba tem registrado uma entrevista com “Seu Amandio” realizada em abril de 1995, onde o mesmo, possuidor de uma lucidez invejável teceu e expôs vários comentários sobre a histórica fundação e os primeiros moradores de jaíba.

A primeira farmácia desta cidade foi instalada em 1965 pelo senhor Amandio, que morreu com 91 anos de idade e foi a cultura viva de Jaíba, pois carregou a nossa história em sua mente aguçada. Ele era filho do saudoso Cula Mangabeira (nome de Avenida em Montes Claros) e foi grande liderança política nesta capital do Norte de Minas. O primeiro farmacêutico de Jaíba, quando aqui chegou, já achou o lugar bastante povoado. No seu primeiro dia de chegada, participou da Festa de São Francisco de Assis, que era comemorada na primeira igreja de Jaíba, onde funciona o asilo (em frente à Câmara Municipal).

A primeira farmácia foi instalada na “Rua de Tábua”.  Conforme nos explicou o farmacêutico, as principais doenças daquela época eram maleita, tifo, hepatite e tuberculose, e os pacientes em estado grave eram encaminhados para Montes Claros. As crianças tinham muita disenteria, e morriam muito do “mal de sete dias” que era o tétano adquirido com o corte do cordão umbilical, ocasionado principalmente pela falta de higiene das parteiras.

A grande façanha vivida por Senhor Amandio, foi quando ocorreu a grande enchente do rio Verde Grande em 1968, que trouxe uma crise enorme para Jaíba, faltando medicamentos e inclusive alimentos. “Tive que ir a pé a Montes Claros, buscar recursos, aonde caminhei longos 200 quilômetros debaixo de chuva durante árduos cinco dias, para comunicar a crise em que vivia nossa região” explicou o grande herói.

Chegando a Montes Claros, “Seu Amandio” procurou o bispo, Dom José Alves Trindade, e conseguiram através do governo um helicóptero, trazendo muitos alimentos e remédios para o povo, e deu assistência aos doentes em péssimo estado levando-os a Montes Claros para o devido tratamento.







BINOCANDO (Por Elton Paixão)


SAÚDE FISCALIZADA

Atendendo denúncia do vereador e enfermeiro Eltin, equipes do Ministério da Saúde e Superintendência Regional estiveram esta semana (dia 18) promovendo ampla fiscalização no hospital e unidades de saúde desta cidade. Informações dão conta de que pacientes precisam levar de casa materiais como gazinha para que seja efetuado um curativo. Até o fechamento desta edição não havia concluído o relatório por parte dos fiscalizadores.

ADVOGADOS CAROS

Parece que o prefeito Enock não tem muita confiança nos advogados da região Norte Mineira, e nem nos “seus” da prefeitura local, pois o mesmo assinou recentemente um contrato no valor de R$ 242.000,00 (duzentos e quarenta e dois mil reais) contratando (sem licitação) advogados de Uberlândia – MG. Trata-se da empresa Ribeiro Silva Advogados Associados, situada na Rua Johen Carneiro, 828, bairro Lídice nesta cidade do Triângulo Mineiro. O valor contratado dá pra comprar três caminhonetes de luxo, ou quem sabe fazer uma Festa da Banana, pois a Festa do Limão em Matias Cardoso terá um custo menor que este valor. O contrato e os advogados caros estão com um cheiro muito esquisito...

DECRETOS

A “moda” na Prefeitura de Jaíba agora é administrar com o auxílio da fábrica de decretos que propicia a compra de muito material e prestação de serviços sem a devida e legal licitação com concorrência pública. Em janeiro foi decretado Estado de Emergência por excesso de chuvas e muitos flagelados pela enchente do rio. Já em fevereiro, outro decreto de Estado de Emergência para proteger os flagelados da seca e forte veranico que assola o município.

CONTAS REPROVADAS

A Câmara de Vereadores de Jaíba, na legislatura passada, sob a tutela do presidente Anderson Silveira, confirmou a reprovação das contas públicas do ex prefeito Wellington referente ao exercício de 2008, tornando-o “ficha suja” e ficando inelegível. Recentemente o Tribunal de Contas de Minas também reprovou as contas deste político-médico e nos próximos dias chegará para apreciação dos vereadores. Promessa de muito barulho vindo por aí...

SAÚDE BUCAL

Achamos que quem tem dúvida, não resta alternativa senão perguntar, e como pergunta não ofende, gostaria de saber do pessoal da prefeitura, mais especificamente os chefes da área de saúde, o que foi feito ou fará com cerca de 40 mil reais que o Ministério da Saúde depositou no Banco do Brasil agencia de Jaíba na conta desta prefeitura para saúde bucal dos jaibenses, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Lembrando que os dentistas da prefeitura ainda não realizaram nenhum procedimento este ano nos postos de saúde por falta de material odontológico e gabinetes dentários danificados.

CARNAVAL DE JAÍBA

Os promotores de eventos Papelsat e Diego não foram felizes com a realização do carnaval desta cidade, que, apesar de muito organizado e com ótimo repertório musical, a população esqueceu de comparecer. O fato mais curioso deste evento foi a intervenção de um representante do prefeito de Jaíba que fez a seguinte ameaça aos promotores: - “Se vocês falarem o nome de Reginaldo da Jaíba Fértil, nós desligaremos o som”. Sendo que a prefeitura ajudou a pagar a sonorização. Será que tem alguém assustado?...

NAMORO CONTINUA

O relacionamento entre os vereadores de Jaíba e o Ministério Público de Montes Claros e Manga continua de forma bastante harmoniosa, com visitas constantes e troca de informações visando o bom andamento da máquina pública do município. Lembrando que este bom relacionamento já rendeu bons frutos e com certeza poderá render ainda mais.

CADEIRAS NAS RUAS

Em Montes Claros temos assistido pela televisão local a atitude da Prefeitura que após notificação, passa com um caminhão recolhendo mesas e cadeiras de barzinhos e restaurantes que instalam as mesmas nas calçadas atrapalhando o trânsito de pedestres. Nas terras jaibanas, é diferente, pois tem barzinho que interdita toda a rua e as duas calçadas, e os veículos e os pedestres têm que procurar outro rumo. Como é o caso de barzinho instalado no bairro Centro Comunitário a poucos metros da prefeitura.

COMARCA DE JAÍBA

O primeiro passo para a efetivação da instalação da Comarca de Jaíba, é a doação do terreno para construção do fórum e cadeia por parte de Ruralminas; que até o momento não existe nada de concreto, apenas promessas vazias. Esta doação depende de boa vontade da Ruralminas e também aprovação da Assembléia Legislativa (deputados). Só a título de comparação, a empresa Pomar Brasil, para ser instalada em Jaíba, exigiu da Prefeitura local a doação do terreno para construir e instalar a sua agroindústria, e como num passe de mágica, o prefeito da época (Wellington) conseguiu em menos de 60 dias a doação do terreno através da Ruralminas e da Assembléia Legislativa, entregando a escritura definitiva à produtora de sucos. A diferença básica nesta comparação, é que a Pomar Brasil gera muitos impostos para a prefeitura, e uma Comarca pode gerar cadeia para políticos corruptos. O prefeito mencionado nesta época é atual mandatário da prefeitura.

FRASE DE MEDIOLI

O dono da SADA, produtora de álcool (etanol) em Jaíba, Vittorio Medioli publicou recentemente um texto onde destacamos esta frase, que é bastante atual, e também retrato de certos municípios:  “Antigamente o saque de uma cidade se dava pelo Exército invasor ao fim de uma batalha; agora se dá depois de uma campanha eleitoral vitoriosa. Existem municípios que são repartidos entre bandos que respondem a diferentes siglas partidárias, solidárias e unidas na hora de arrombar cofres do município”.

ARRUMA A MALA AÍ

O médico político Wellington que morava num prédio juntamente com o vereador Têla do Açougue, mudou-se de Jaíba no final do ano passado. Informações dão conta que este político teria afirmado que nunca mais voltaria nesta cidade, por ter tirado seu afilhado do poder da prefeitura. Parece que a jura foi quebrada, pois segundo fontes este médico está de volta trabalhando para a prefeitura local, e recebendo seu salário através de prestação de serviço terceirizado.

NOVO COMANDO PM

O município de Jaíba recebe com entusiasmo o novo comandante da PM, o Capitão Antônio Alkim Júnior (foto). É tamanha a expectativa da população em relação a este novo comando, pois é a primeira vez na história jaibense, que esta corporação é liderada por uma patente deste nível. Oxalá que a violência seja minimizada cuja causa maior é a delinqüência motivada pelo uso de drogas, envolvendo principalmente menores infratores.

O político e médico Wellington é multado em 116 mil reais por compra de votos


BOLETO de pagamento da multa


A política de Jaíba está deixando alguns dissabores para o médico político e ex prefeito desta cidade Wellington Lima, que coleciona vários processos na justiça estadual, federal e eleitoral. Venceu no último dia 06 deste mês de março o prazo para este cidadão pagar uma multa emitida através de guia (GRU) no valor de R$ 116.455,00 (cento e dezesseis mil e quatrocentos e cinqüenta e cinco reais). Este valor será destinado ao Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, que é o Fundo Partidário que é distribuído para os partidos vigentes no país.

A multa é caracterizada por abuso de poder de autoridade e de poder econômico e pelo crime de captação ilícita de sufrágio, que significa a compra de votos. Foi realizada Audiência de Instrução e Julgamento e não houve defesa por parte do acusado (julgamento à revelia), sendo ouvidas duas testemunhas de acusação e com isso provavelmente não caberá mais recursos e o não pagamento poderá gerar execução fiscal com o bloqueio de bens ou penhora ao acusado.

O político Wellington recebeu o mandato de intimação desta multa no último dia 06 de fevereiro em sua residência na Rua São João da Ponte, 2.116 Bairro Santo Antonio na cidade de Janaúba, e vence no prazo de 30 dias.



A decisão

Na decisão proferida pelo juiz de Manga, o mesmo menciona que ficou comprovado diante do conteúdo das gravações anexadas ao processo que o político Wellington realizou comícios antes do período de propaganda eleitoral, caracterizando assim, como crime eleitoral, sendo também comprovado, conforme a sentença que o mesmo pediu votos de forma explícita, em troca de asfalto, construção de postos de saúde, escolas, quadras esportivas, e outras. Esta multa refere-se à campanha de 2008, quando Wellington era prefeito, e estas acusações foram ratificadas pelo depoimento judicial de Ilma Dias de Oliveira, que confirmou que tais obras foram realizadas no período eleitoral, ficando comprovado o abuso de autoridade.



Eleitores pressionados

Ficou também comprovado no processo que gerou esta multa, o fato de forte pressão aos servidores públicos municipais, contratados e efetivos a votarem “no doutor”, sob pena de serem exonerados ou transferidos. A comprovação destas ameaças se deu através do depoimento da testemunha Edilândia Nunes Oliveira Cruz que afirmou ter presenciado representantes do então prefeito Wellington pressionando funcionários municipais da área de saúde a votarem “no doutor”, sob pena de demissão para aqueles que se encontrava em estágio probatório e transferência para locais distantes da sede do município para os funcionários efetivos.



Seguranças armados

Também conforme o processo ficou comprovado que Wellington contratou seguranças que abusaram do poder de autoridade, andando armados e agredindo as pessoas que manifestavam não votar nele. Os seguranças ficaram popularmente conhecidos como “Os pitbulls”. Conforme o processo um dos seguranças chegou a ser preso em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo e as testemunhas confirmaram a contratação de tais seguranças.

Este processo teve início com uma Ação de Investigação Eleitoral, impetrado pelo Ministério Público Eleitoral.



Mais multas

Além de Wellington Pacífico Campos de Lima, principal autor do processo, também foram multados no mesmo valor, Lindomar Correia da Silva, que foi candidato a vice prefeito nesta coligação de 2008; Eraldo Fagundes Barbosa e José Dílson Soares de Oliveira, que foram cabos eleitorais e servidores da prefeitura exercendo cargos de confiança.

Grupo de Reginaldo Silva viabiliza melhorias para comunidades jaibenses



O grupo político liderado pelo empresário Reginaldo Silva, juntamente com Lindomar Correia, vem conseguindo atender os anseios de algumas entidades do município, que até então ficaram no esquecimento por parte do poder executivo local. Instituições importantes como o asilo que abriga vários velhinhos e velhinhas vinha passando por sérias necessidades para a sua manutenção diária.

Neste mês de março, através de emenda dos deputados Luiz Henrique e Paulo Guedes, este grupo efetivou a entrega de:

- 30 mil reais para compra de equipamentos destinados ao Asilo São Vicente de Paulo,

- 30 mil reais para aquisição de equipamentos agrícolas para Associação de Produtores Rurais Tancredo Neves, no Projeto Jaíba,

- 60 mil reais para construção da sede da Associação de Mulheres em Ação do NH1 no Projeto Jaíba (reduto do vereador José Geraldo),

- 30 mil reais para aquisição de equipamentos para o Projeto Vida (Igreja Católica),

- um veículo VW GOL para Associação dos Produtores Rurais da Área A (Projeto Jaíba),

- Um veículo VW GOL para Associação dos Produtores Rurais do Gorutuba,

- Um veículo VW GOL para Associação dos produtores Irrigantes Renato Azeredo (Projeto Jaíba), e

- Um veículo Pálio para o Asilo São Vicente de Paulo.

“Novo Jaibão” é inaugurado sob comando da Rede Verde Azul Combustíveis

RIVA do Gás é um ganhador
MUITOS brindes são sorteados

ATENDIMENTO personalizado
e de boa qualidade

O grupo empresarial, liderado por Darcy Glória, atuando há 25 anos em Jaíba e região no setor de combustíveis de autos, além do Posto Verde Azul, Posto Sertanejo (Manga), e Posto Matias (Matias Cardoso), apresentou neste mês de março mais uma opção que é o Novo Jaibão, localizado em área central da cidade, proporcionando mais acessibilidade aos usuários.

A Rede Verde Azul já está consolidada e aprovada diante de uma grande tradição de credibilidade na qualidade de seus combustíveis. Sendo que tal eficiência já é de reconhecimento público e notório entre seus milhares de clientes assíduos.

Os tanques de combustível do Novo Jaibão passaram por uma intensa limpeza e higienização, e foram devidamente drenados e lacrados para armazenar o novo produto de qualidade garantida.

A festa de inauguração contou com sorteio de vários brindes para quem abasteceu (qualquer quantidade) e recebeu seu cupom. Os ganhadores dos variados tipos de presentes foram: Gleyson mecânico, Bila, Lucas, Wello, Arlindo, Júlio Cezar, Izael Dias, Salustriano Rocha, Riva do gás, Dulcinei, Irezino e José Francisco.

O empresário Darcy Glória informa que esta premiação será repetida em outras datas vindouras.





Idosos já podem viajar de graça a partir deste mês de março



A partir deste mês de março já está disponível para qualquer pessoa idosa com idade igual ou superior aos 65 anos de idade e que possui renda de até dois salários mínimos, a liberdade de viajar de forma gratuita para qualquer cidade de seu interesse. Já estava em vigor a lei da gratuidade de viagem inter estadual, ou seja, de um estado para outro e é destinada a pessoas a partir dos 60 anos. A lei que entra em vigor neste mês é inter municipal e no caso dos jaibenses, podem ir de graça para cidades como Janaúba, Montes Claros, Belo horizonte e outras de seu interesse no estado de Minas. O benefício atinge também pessoas com deficiência
Os ônibus devem reservar dois assentos em todas suas linhas rotineiras para esta finalidade. A Lei 21.121/14 foi sancionada, e publicada no início deste mês e para ter acesso à gratuidade é preciso se cadastrar e comunicar a empresa com, no mínimo, 12 horas de antecedência. O cadastro também não será cobrado.
É muito fácil conseguir a carteirinha
Em cidades do interior como Jaíba, que não possui um serviço social público de auxílio aos idosos, pode se conseguir cadastrar e obter a carteirinha através da internet. É só acessar o sítio http://www.sindpas.com.br e fornecer os dados pessoais para receber em casa o documento. O benefício é garantido apenas no sistema legal de transporte.
É obrigatória a apresentação da carteirinha no momento da reserva e do embarque, juntamente com o documento de Identidade com validade nacional e com foto. A reserva é feita diretamente nas bilheterias das empresas de ônibus.
A partir do envio pelos Correios de toda a documentação, a carteirinha poderá chegar em até 30 dias, se as informações estiverem corretas. Maiores informações no telefone 031-3343.7320 ou na entidade que fica na Rua dos Timbiras, 2.250 sala 301 bairro Lourdes, Belo Horizonte/MG, CEP 30140-061.

Prefeito de Jaíba prejudica 50 famílias que precisam ocupar suas moradias



(Por Júnior Oliveira ‘Big’) - Os inscritos no Programa Habitacional "MINHA CASA MINHA VIDA" lutam para receber suas moradias, e pedem socorro à mídia local e ao Ministério Público. O programa iniciou em 2010 e pelo que consta, a Companhia seria a responsável direta pelo financiamento, compra do terreno, construção, toda a administração documental, e entrega das casas.
O Município de Jaíba estaria responsabilizado por intervir junto aos órgãos do Estado, solicitando a estruturação de água, esgoto, e energia, alem de acompanhamento técnico social. As casas foram construídas no Bairro Alfhaville próximo ao Veredas. As 50 casas já estão prontas, desde o ano de 2011, mas os moradores não podem ocupar por conta da falta de estruturação e saneamento básico para sobrevivência.
Alem disso, a COHAB informou ainda que só estaria autorizada a liberação, quando estes serviços essenciais estivessem devidamente instalados, para entrega definitiva das chaves. A Companhia salienta que estes são os critérios do programa do Governo Federal.
Os futuros moradores mostraram sua indignação, quanto a demora e o descaso por parte da prefeitura de Jaíba, para a liberação de suas casas. Já foram feitas várias reuniões com os representantes da Secretaria de Ação Social, e nada se resolve e todos os prazos foram descumpridos.
Os "beneficiários" reuniram também com o prefeito Enoch Vinícius, juntamente com o seu chefe de Gabinete, aonde os mesmos propuseram retirar um processo deferido pela justiça contra a CEMIG, ajuizada no ano passado. Esta ação, obrigou a CEMIG a instalar toda a estrutura de energia naquele local em tempo hábil, para que os proprietários pudessem entrar nas casas.
Por outro lado, ficou a dúvida para os presentes na reunião sobre o porquê do prefeito/chefe gabinete insinuarem retirar um processo, que obrigava a CEMIG fazer esta instalação? Vários outros problemas preocupam estas famílias: O conjunto habitacional está sendo tomado por vândalos, e suas estruturas sendo danificadas, muitos, há anos continuam pagando aluguel, morando de favor, problemas financeiros, sem tranqüilidade na família, dentre muitos outros problemas.
A maior preocupação segundo os beneficiários que estiveram reunidos com o prefeito atual; é que alem de prolongar ainda mais a entrega de suas casas, temem que o gestor seja oportunista, e faça o uso disso, para se beneficiar, ou beneficiar terceiros, por questões eleitoreiras, entregando estas residências que lhes são de direito, somente nas proximidades da eleição.Tendo em vista que, está chegando o período eleitoral, e vários deputados, estarão se apresentando para arrebanhar votos.
Mas os proprietários das casas populares salientaram: "Estamos de olho vivo sobre esta questão, e não deixaremos sermos usados, e vamos exigir com o apoio do Ministério Público, que façam a entrega o quanto antes, pois não agüentamos mais esperar. Estas famílias encaminharam um ofício com denúncia direto para o Ministério público, cientificando a justiça sobre o que ocorre, e certamente esta administração deverá se explicar.

Escolas da Frente Três e Mocambinho recebem recursos para cultura



O Governo brasileiro dispõe de enormes recursos financeiros para investir nos municípios e nas demais instituições públicas, o que muitas vezes é impedido por falta de comunicação e de projetos elaborados para as devidas reivindicações. Dois grandes exemplos são as escolas da Frente Três e Carlos Antonio Veloso Costa de Mocambinho, ambas localizadas no Projeto Jaíba que receberam recentemente recursos para serem aplicados em projetos culturais e pedagógicos, através de propostas elaboradas por seus diretores.
Os ministérios da Educação e da Cultura divulgaram no mês passado, a segunda relação de escolas públicas do ensino fundamental e do ensino médio inovador selecionadas para receber recursos do Programa Mais Cultura nas Escolas. A lista traz 447 unidades. Em janeiro, a Comissão Interministerial de Avaliação do programa havia divulgado uma relação de 1001 escolas. A proposta do Mais Cultura é investir R$ 100 milhões e atender projetos de cinco mil escolas neste ano. A próxima lista será divulgada no final deste mês.
Ação conjunta do MEC e do MinC, o programa Mais Cultura nas Escolas seleciona projetos criados dentro de nove eixos temáticos. O objetivo é incentivar o diálogo entre as linguagens artísticas e a diversidade cultural do país. Nesta primeira edição do programa, as escolas concorrem ao repasse de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que varia de R$ 20 mil a R$ 22 mil. O valor por escola é definido de acordo com o número de estudantes matriculados.
A repartição dos recursos do PDDE, que serão liberados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), será feita de acordo com o número de matrículas registradas no último censo escolar, conforme tabela.
As escolas poderão trabalhar temas como criação, circulação e difusão da produção artística; cultura afro-brasileira; promoção cultural e pedagógica em espaços culturais; educação patrimonial, tradição oral, cultura digital e comunicação; educação museal; culturas indígenas; residências artísticas para pesquisa e experimentação nas escolas. As atividades poderão ser desenvolvidas dentro ou fora das escolas, durante o ano letivo, por um período mínimo de seis meses.
Escola da Frente Três tem recurso garantido
Conforme o diretor da Escola Frente Três, Raimundo Vidal (Neto), cerca de 400 alunos da sua comunidade serão beneficiados, com o Projeto Resgate Cultural a Dança do Mineiro Pau, que foi idealizado pelos servidores da escola repensando a valorização das diversas formas de cultura entranhada na vida do povo Norte Mineiro, sendo escolhido uma dança, como representante, e não se esquecendo das demais formas culturais da população local.
“O grupo folclórico será formado por professores e alunos desta escola, como forma de resgatar uma cultura tão valiosa do nosso povo, e servindo como uma premiação aos nossos descendentes e uma forma de agradecimento aos nossos ascendentes, que disponibilizou uma beleza emocionante e simples, de uma cultura que devemos valorizar”. Concluiu o diretor Raimundo Tavares.
Será criado na escola da Frente Três um Grupo Cultural e Artístico para estudar e desenvolver danças folclóricas ligadas à tradição afrodescendente local do Perímetro do Jaíba, bem como a dança do Mineiro Pau, Boi Fogueira, dança da fita, dentre tantos outros a ser investigados e resgatados, atendendo a toda comunidade a qual a escola esta inserida. A instituição já tem o recurso garantido.

Requerimentos e ações dos vereadores de Jaíba neste mês de março



Estamos publicando mensalmente as ações desenvolvidas pelos legisladores jaibenses, envolvendo seus projetos e requerimentos. Neste mês de março teve como ação principal a posse do suplente Analgencio Murilo que estava atuando como secretário da Prefeitura e assumiu a vaga de Farrique Xavier que preferiu assumir uma vaga de secretário na Prefeitura de Jaíba, sendo que o a duração do mandato é incerto, pois o vereador Farrique pode retornar ao cargo quando preferir.
Os requerimentos aprovados neste mês de março:
Eltin Enfermeiro – Instalação de uma unidade de recuperação para usuários e ou dependentes de drogas. Instalação de uma creche no bairro Cidade Nova.
Valdemir Soares – Complementação de asfalto nas ruas Brasília, Monte Azul, João Luiz da Silva, Felisberto José Domingues e Pres. Vargas. Iluminação pública com instalação de luminárias no bairro Pioneiro.
Piu Caminhoneiro – Doação do prédio à Associação dos Artesões de Jaíba (onde a mesma funciona).
Dentre os pronunciamentos dos vereadores podemos destacar:
Júnior Leonir – Fazer uma visita investigativa no setor de licitação da Prefeitura, para tentar descobrir o que há de errado, pois toda desculpa da falta de material é justificado como “problema de licitação” – Colocar guardas em tempo integral para vigiar 50 casas populares vazias, evitando a destruição por vândalos.
Piu Caminhoneiro – fortes críticas à Copasa e Cemig por ineficiência no seu atendimento ao público – Crítica aos vereadores “preguiçosos” (sem citar nomes) que não estão atuando nas reuniões de comissões.
Eltin Enfermeiro – O prefeito não está cumprindo sua obrigação de enviar à Câmara o balancete mensal com o destino da verba pública. Falta de médicos especializados, exames laboratoriais, remédios na farmacinha e material de limpeza no hospital
Noelson Costa – Mencionou o descaso com a saúde e falta de médicos no Projeto Jaíba.
Osmano Fernandes – Criticou os decretos do prefeito que não atendem aos flagelados da seca e nem chuva, e sim para “outras coisas”.

Recursos recebidos pela Prefeitura de Jaíba em 2014 já ultrapassaram 10 milhões de reais



R$ 10.304.133,29 esta é a arrecadação nos dois primeiros meses deste ano de 2014. Continuamos publicando mensalmente os recursos institucionais que entram nos cofres da Prefeitura de Jaíba, para que a população tenha conhecimento e noção da dimensão dos valores que são gastos pelo executivo local.
Tivemos acesso apenas aos valores repassados pelo Governo Federal e Estadual via Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, mas se contabilizar os recursos arrecadados pelo próprio município como IPTU, ITBI, ISSQN, CND e outros, pode se chegar a um valor próximo dos 6 milhões de reais, o que é um montante considerável para o tamanho do município de 36 mil habitantes.
A reportagem do Folha apurou os repasses constitucionais que entraram nos cofres do município no mês passado (fevereiro), chegando ao valor de R$ 5.279.060,66. Este valor não consta a arrecadação municipal. Em 2014, só os repasses do governo já somam R$ 10.304.133,29.
Possíveis convênios estaduais ou federais, também não foram somados. Portanto a arrecadação do mês de fevereiro pode ter chegado ao valor de 6 milhões de reais.
Confira os repasses do mês de dezembro/2013:
- FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS -  R$  1.991.872,18
- ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL - R$ 295,62
 - ICMS ESTADUAL -  R$   801.194,68
- FUS - FUNDO SAUDE - R$  421.901,24
- IPI EXPORTACAO - R$ 10.907,60
- ICMS – DESONER.EXPORT. R$  5.678,47
- FUNDEB – F MAN DES  ED BAS  VAL PROF EDUC -  R$   738.754,68
- SNA - SIMPLES NACIONAL - R$ 25.260,69
- IPVA – IMP.SOB.PROP.VEIC.AUTOM. – R$ 191.626,11     
- VIGILANCIA EM SAÚDE – R$ 13.815,60
- REDE BRASIL SEM MISÉRIA – R$ 7.500,00
- CENTRO ESPECIALIDADE ODONTOLÓGICO – R$ 2.200,00
- ESTRUTURAÇÃO UNIDADE SAÚDE – R$ 587.528,00
- SAÚDE BUCAL – R$ 17.840,00
- AGENTES COMUN. DE SAÚDE – R$ 76.050,00
- MELHORIA ACESSO E QUALIDADE PMAQ – R$ 101.600,00
- SAÚDE DA FAMÍLIA - R$ 89.125,00
- APOIO SAUDE FAMÍLIA NASF R$ 20.000,00
- PAB FIXO R$ 80.591,00        
- SALÁRIO EDUCAÇÃO – R$ 95.319,79 

LOROTAS DE PEDRO MARQUES (Por Brás da Viola)



O gigante Golias e o boticão

Certo dia de uma semana qualquer do mês de setembro, ano de 1989, às 02h45m, a lua brilhava na imensidão de um céu estrelado. O nosso amigo Adonias (hoje vereador), filho do Sr. Ranulfo Félix, que na época eram moradores na fazenda Dos Padres, estava há duas semanas sem dormir, com uma dor de dente daquelas. Ele levantou gemendo de dor, arriou sua mula preta boa marchadeira e veio pra Jaíba a conselho da esposa. Ela disse: - vai meu bem e manda o Pedro Marques “arrancar” esse danado.
Quando o Adonias chegou era por volta das 03h50m daquela madrugada. Já desceu gritando e gemendo, “ai, hum”! “Ai hum”! “Ai hum”. Todos sabem que o Sr. Adonias tem mais de dois metros de altura, um homem gigante. Ele clamou por socorro tocando a campanhinha: “Ô Pedro, Pedro dentista, me acode, arranca esse dente pra mim, pelo amor de Deus”. Pedro Marques colocou a cabeça pelo lado de fora da janela e disse: “como que pode, isso é hora de acordar o autodidata cientista”?
Em pleno gozo do seu descanso noturno, esbaforiu ao cliente indesejado, “Não vê que estou descansando meus tórax pulmonares, eu estava sonhando com o Jaibaheurecaelectroterapianticanceromorfético e você me acordou”. - O que você quer Golias? Oh! Dr. Pedro, eu pago o preço que for, mas tenha piedade de mim, me arranca esse dente que não me deixa dormir ha duas semanas.
“Vem cá, entra e assenta na cadeira que eu vou examinar seu mastigante”, disse o catedrático cientista. Quando Adonias assentou na cadeira, o “doutor” devido a sua baixa estatura não alcançou a queixada do gigante Adonias, e gritou:- “Algum filho de Deus me traga o tamborete pra eu subir, o homem é muito grande e não estou alcançando sua mastigação, desse jeito não vai dar pra aliviar a dor desse dente cheio de periculosidade. Só o cientista autodidata Pedro Marques que dá jeito numa jamanta dessas, se trata de um dente pré-histórico.
Doutor Pedro subiu no tamborete e começou anestesiar aquele dente “empestiado”. Anestesia pra lá, anestesia pra cá, Adonias gemendo, até que, com o boticão Pedro Marques abraçou toda a extensão territorial do dente. Neste exato momento com a dor transpassada Adonias levantou da cadeira, gemendo e bufando igual um touro. Pedro Marques ficou dependurado e ancorado ao boticão, Pedro Marques gritava: “balança, balança, vai... balança Adonias, sacode... é como se fosse um terremoto. Com a extremidade do corpo sólido e esférico bucal, gengival e ósseo você vai ver o tamanho do troféu nas garras do boticão”.
Depois de tanto balançar com Pedro Marques dependurado ao boticão o dente foi arrancado; quando Adonias ainda gemendo perguntou para Pedro Marques, - Doutor, que remédio eu devo tomar? Pode tomar dipirona em gotas.  Quantas gotas Doutor? “Pelo seu tamanho pode tomar o vidro inteiro”. 

Escolas estaduais de Jaíba podem comprar merenda direto do produtor



O programa Cultivar, Nutrir e Educar, do Governo de Minas, chega este ano em Jaíba e mais outros 46 municípios no Norte de Minas. A iniciativa, criada em 2012, incentiva que as escolas estaduais adquiram diretamente de pequenos agricultores os produtos da alimentação escolar. Como resultados, uma dieta mais saudável para os alunos e o fortalecimento da agricultura familiar.
A brilhante idéia é evitar o consumo maléfico por parte das crianças de frituras, refrigerantes, sucos artificiais, entre outras comidas industrializadas, e a devida substituição por frutas, legumes e verduras, e consequentemente diminuindo sobremaneira o índice de obesidade infantil.
Uma avaliação para saber o perfil e as necessidades nutricionais de cada aluno é realizada uma vez ao ano pelas equipes de saúde do programa e das escolas estaduais. O diagnóstico aponta se os alunos estão ou não com o peso adequado para idade e norteia a aplicação das políticas de saúde e segurança alimentar.
Como os produtos são fornecidos por agricultores familiares, a iniciativa do Estado também promove e fortalece a produção e economia local. Todos os agricultores dos municípios contemplados podem participar do programa e, uma vez cumpridas as exigências, podem obter a habilitação sanitária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A Emater também atua junto aos agricultores, oferecendo capacitação.

Grileiros de terras fingem serem quilombolas e são presos com armas de fogo



Conforme informações da Polícia Militar de Meio Ambiente foram apreendidas cinco armas de fogo que estavam em poder de invasores de terras, possivelmente travestidos de quilombolas. A ação se deu no vizinho município de Verdelandia, onde recentemente aconteceu massacre envolvendo possíveis milícias de fazendeiros contra possíveis quilombolas.
As armas foram apreendidas pela equipe do tenente Wagner numa fazenda ocupada por pessoas que se dizem participar dos remanescentes de escravos, no último dia 14 deste mês de março.
A Polícia de Meio Ambiente, diante de denuncia fizeram rastreamento na fazenda Vista Alegre, que está ocupada desde o mês de janeiro, e na vistoria constaram a prática de crime de porte de armas pelos invasores.
Durante a ação os policiais encontraram numa casa, cinco armas, sendo um revólver calibre 32, uma garrucha calibre 38, uma garrucha polveira e duas carabinas, (sendo uma de calibre 38 e outra 44) e munições. Pelo menos cinco pessoas foram presas e um adolescente apreendido, todos do sexo masculino. As armas e as pessoas foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Civil.

Auto escolas devem ter simulador de direção para alunos



O Conselho Nacional de Trânsito publicou no "Diário Oficial da União" o adiamento do prazo para as auto escolas de todo o Brasil instalarem o simulador de direção veicular para habilitação de motoristas da categoria “B” (automóveis e comerciais leves).
A obrigatoriedade do simulador deveria valer a partir do mês de janeiro. Agora, o prazo é dia 30 de junho deste ano. O Contran tomou a decisão depois de avaliar que muitas auto escolas apresentaram dificuldades para receber o simulador. De acordo com o Contran, houve grande demanda para as fábricas, que não conseguiram entregar a tempo o equipamento para os Centros de Formação de Condutores.
As auto escolas de Jaíba estão tentando se adequar, para cumprir a legislação e também oferecer melhores condições de aprendizagem aos alunos. Mas assim como as demais, não estão conseguindo adquirir o equipamento no mercado brasileiro.

Projeto de deputado quer acabar com “vingança” de prefeitos derrotados



Em municípios de política estranha e atípica como Jaíba já aconteceu até de funcionário da Prefeitura despejar ácido muriático no sistema do computador para danificar programas e informações evitando o acesso da próxima administração devido a derrota política nas urnas.
Diante destas picuinhas, um deputado do Mato Grosso está lançando um projeto de lei que pretende impedir a desestruturação da máquina pública em caso de derrota nas urnas de quem ocupa cargos do Executivo. A intenção do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), autor da proposta, é minar tentativas de vingança de prefeitos e governadores não reeleitos ou que não obtêm vitória com seus candidatos de sucessão.
Quem deixar de atender às exigências de apresentação de documentos para que o próximo gestor não seja beneficiado com recursos estaduais ou federais poderá responder por crime de responsabilidade, o que prevê pena de até dois anos de reclusão. A estimativa é de que as votações aconteçam este ano e possa valer para os próximos prefeitos.
A justificativa do autor da proposta recai sobre o fato de que os atos administrativos pendentes necessários para confirmação de convênios impedem a realização de obras ou serviços de interesse público. “Há casos tão inescrupulosos em que o próprio prefeito deixa claro que não tomará qualquer iniciativa para a conclusão dos convênios iniciados, pois não irá contribuir com o prefeito eleito”, explica o projeto.
Ele ressalta, ainda, que muito da burocracia exigida para liberação do dinheiro depende exclusivamente de quem detém o mandato, impossibilitando que o novo empossado possa tomar qualquer providência. O parlamentar lembra, inclusive, de casos em que o político deixa de assinar repasses e sai da cidade onde ocupa o posto, não sendo encontrado posteriormente.