sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Câmara de Vereadores mostra serviço e instala CPI

                                         PRESIDENTE Júnior Leonir nomeia os membros

Pela primeira vez legislativo investiga executivo em Jaíba

Nos próximos dias o município de Jaíba completa 21 anos, e está recebendo o maior presente que a população sempre sonhou, que é um prefeito ou ex prefeito ser investigado na forma legal, tendo com isso, a grande oportunidade de saber a realidade das mazelas que a comunidade assiste passivamente no tocante ao manuseio do dinheiro público. Já está devidamente instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI para investigar todos os gastos do ex prefeito Detim referente aos anos 2011 e 2012.
O presidente Júnior Leonir instalou a CPI e nomeou os membros: Fernando Lucas Fernandes (presidente), Noelson Costa de Oliveira (vice-presidente), e Welton Luiz da Silva (relator). A Câmara já contratou uma empresa especializada em área contábil e jurídica para dar todo o suporte aos vereadores investigadores que farão muitas diligencias, colherão muitos depoimentos e terão poder de polícia diante dos investigados.
A CPI teve início por iniciativa de um quinto dos membros do legislativo local, que apresentou formalmente um requerimento assinado pelos vereadores José Geraldo Aguiar, Valdemir Soares, Carmelindo José (Piu), Elias dos Santos, e Farrique Xavier.
A CPI pretende fazer uma operação “pente fino” em todos os gastos neste período mencionado na tentativa de descobrir várias distorções como:
- Atraso ou não pagamento de vencimento dos servidores, - Falta ou atraso no recolhimento do INSS,  - Sucateamento da frota de veículos, inclusive transporte escolar, - Falta de atendimento de metas de programa de saúde, - Falta de repasse obrigatório ao legislativo, - Fortes indícios da existência de funcionários fantasmas, - Denuncias de pagamento de seguro de vida e prêmios não recolhidos, - Gastos vultuosos com patrolamento e encascalhamento de estradas. Outra questão que deixaram os vereadores desconfiados, foi a não apresentação da declaração de bens do ex prefeito quando terminou seu mandato em 31 de dezembro, onde a lei obriga quem assume apresentar seus bens e também da mesma forma o que afasta.
Os trabalhos da CPI, que já iniciaram têm um prazo de 90 dias para apresentar um relatório final de todos os fatos apurados, apresentando ainda sugestões e providencias a serem tomadas.

Pomar Brasil lança produto inovador no mercado

                                                 EMBALAGEM Bag in Box de 5kg


A empresa Pomar Brasil instalada em Jaíba lança no próximo mês no mercado um produto diferenciado e inovador, que é o concentrado de frutas em que cada porção pode ser acrescida por mais seis porções de água. A inovação, conforme nos informou o diretor desta empresa Victor Purri, é que a embalagem tem validade de um ano sem refrigeração e não possui produto químico, mantendo o vigor da fruta produzida no clima norte mineiro. Em breve este produto estará sendo apresentado na mídia nacional e em primeira mão pelo jornal Folha de Jaíba.
A Pomar Brasil está localizada à margem da rodovia do Projeto Jaíba e conta com modernas instalações certificadas internacionalmente pela SGF – Sure Global Fair, para processamento de frutas tropicais, tendo como meta principal, preservar todas características de sabor, cor e frescor, sem adição de nenhum tipo de ingrediente químico.
Toda a linha de produção e envasamento é de tecnologia italiana e ainda sem similar no Brasil, sendo, portanto um produto diferenciado, e visa atender alimentação pública ou privada, cozinhas industriais e outras. Esta empresa conta com três fazendas que somam mais de 2.500 hectares localizadas no Projeto Jaíba.
O favorecimento do clima seco e quente na maior parte do ano, e água em abundancia do rio São Francisco, permite o cultivo de frutas tropicais praticamente o ano todo, conforme informou um técnico da empresa.

O modelo de embalagem é a grande novidade
O sistema de embalagem é conhecido como Bag in Box Asséptico e apresentada na forma de 5 kg. Trata-se de recente desenvolvimento tecnológico europeu que mantém no produto qualidades como cor, sabor, vitaminas, inocuidade microbiana entre outras, inalteradas por doze meses sem necessidade de refrigeração.
O vasilhame possui um bocal que permite a instalação de uma torneira dosadora (opcional) que facilita a diluição do produto.
Em caso de uso parcial, a caixa de 5 kg. Pode ser armazenada sob refrigeração de (+5ºC) para até cinco dias. A diluição do extrato é na proporção de uma parte do produto mais seis partes de água e açúcar a gosto.
Estão sendo apresentadas as versões Manga, Laranja, Goiaba, uva, abacaxi e maracujá. 

Cerca de 4 milhões de reais nos cofres da prefeitura em janeiro


TEM muito recurso pra festa da banana

Apesar do Folha de Jaíba não ter acesso a arrecadação municipal através de tarifas como Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Transferência Bens e Imóveis (ITBI), Alvarás de licença, Certidões Municipais, eventuais multas e outras arrecadações, apuramos que somente no mês passado entrou nos cofres da prefeitura local um montante de R$ 3.520,673,75.
Neste mês de fevereiro, a previsão é de que este valor seja aumentado, uma vez que em janeiro o governo efetuou retenção de parte do valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), devido a dívidas e ou multas do INSS e PASEP.
Os valores canalizados por esta prefeitura são repasses constitucionais que o governo deposita em várias parcelas durante todo o mês na agência do Banco do Brasil.
A arrecadação via governo ficou assim distribuída: Fundo de participação dos Municípios (FPM) 1.431.023,46 – Fundo Manutenção Desenvolvimento Educação Básica e Valorização aos Profissionais da Educação (FUNDEB) 735.991,59 – Imposto Circulação Mercadorias Estadual (ICMS) 717.017,21 – Imposto Propriedade Veículo Automotor (IPVA) 40% fica no município – 275.421,81 – Fundo Saúde (FUS) 324.889,64 – Fundo Especial do Petróleo (FEP) 20.078,25 – Imposto Territorial Rural (ITR) 2.109,28 – Simples Nacional (SNA) 14.059,33 – Contribuição Intervenção Domínio Econômico (CIDE) 83,18.

ALUGA-SE


ALUGA-SE
Aluga-se uma casa na rua Diolino Ferreira Maciel 109 (próximo sec.municipal de educação). Garagem ampla, suíte, duas salas, três quartos, cozinha, área serviço, laje e telha. Tratar fone 3191840675.


VENDE-SE
Um terreno 5,4 hectares na localidade Beta. Há 2km da área urbana, escriturado, empastado, dividido em quatro pastagens, cocheiras, beira do rio Verde, 0,5 hectare de mata virgem. Tratar fone 3891004622.

Vereador pode ou não pode alugar imóvel pra prefeitura


POLÊMICA
                                         Eltin quer prédio próprio para acabar com aluguéis

A lei é clara e determina que deve perder  o mandato

A última reunião ordinária da Câmara de Vereadores desta cidade que aconteceu no dia 15 deste mês fez reascender mais uma polêmica, onde teve representante desta casa legislativa que teve uma grande oportunidade de ficar calado, mas por um descuido, ou mesmo falta de conhecimento atropelou em suas próprias palavras.
Tudo começou quando o vereador Welton Luiz da Silva, mais conhecido como  Eltin enfermeiro apresentou um requerimento propondo ao Executivo Municipal a construção de um Centro Administrativo com a finalidade de abrigar os principais órgãos da prefeitura, como secretaria de educação, saúde, agricultura, Cras, almoxarifado e outros. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
Até aí tudo normal, mas o vereador autor deste requerimento, em suas justificativas para sua proposta, alegou que é uma prática viciosa os prefeitos desta cidade, fazer da grande quantidade de imóveis alugados, uma moeda de troca e gerando vários favores políticos. Argumentou também o autor, que mesmo na campanha política, os candidatos arrebanham votos alegando a futura locação de tais imóveis, que abriga inclusive escolas e creches.
Este requerimento do vereador Eltin chegou a ser elogiado por outros vereadores daquela casa. Mas aconteceu o inesperado, onde os vereadores Osmano Fernandes e Têla do Açougue, mesmo sem serem citados nominalmente se sentiram ofendidos com as justificativas do autor deste requerimento.
O vereador Osmano, conforme gravação registrada pela Câmara Legislativa confessou que realmente tem imóvel alugado para a prefeitura de Jaíba, mas frisou a sua honestidade e que o imóvel seria adquirido graças ao trabalho como homem sério que é e sempre foi.
O vereador Têla do Açougue foi mais longe e criticou algum vereador que não possui imóvel adequado às exigências da prefeitura, alegando em sua fala que qualquer vereador pode sim alugar casa ou qualquer outro imóvel, desde que a possua. O presidente da Câmara Júnior Leonir, com seu jeito salomônico e com uma enorme bagagem de conhecimentos, simplesmente leu os artigos da lei que correspondem ao fato mencionado, “jogando assim um balde de água gelada” nesta discussão.
A prefeitura que faz este tipo de contrato com vereador pode também sofrer penalidade por ser co-responsável e não cumprir a exigência legal. Lembrando que todo contrato realizado por uma prefeitura, passa normalmente e antecipadamente por um parecer jurídico, que concorda ou não com tal atitude.

O que diz a lei
A Lei Orgânica do município de Jaíba, que tem como objetivos, estabelecer a ordem municipal, legitimando a participação da sociedade civil, descentralizar o poder político e administrativo, garantindo constante aperfeiçoamento e modernização da ordem pública, bem como o exercício da livre cidadania; diz em seu artigo 104 que os vereadores não podem, desde a expedição do diploma, firmar ou manter contrato com pessoa jurídica ou de direito público, autarquia, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público municipal, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.
O artigo 105 determina que o vereador que infringir esta proibição deve perder o mandato, sendo que a perda de tal mandato é decidida pela Câmara Municipal, mediante provocação da mesa diretora e de partido político representado na Casa. Assegurando ampla defesa.
Lembrando que o suplente de Têla do Açougue é Dilan, e o suplente de Osmano Fernandes é Murilo Silva.
Para apresentação do requerimento propondo a construção deste Centro Administrativo, além do vereador Eltin, teve também a assinatura dos vereadores Farrique, Valdemir e Elias do Açougue.

Ministro de Dilma visita Projeto Jaíba e promete 28 milhões

MARCOS Medrado assina convênios
JOSÉ Valci presidente do Conselho do Jaíba fala com o ministro

Nova diretoria do Distrito de Irrigação já pode e assinou convênios

O recém empossado diretor do Projeto Jaíba, engenheiro Marcos Medrado assinou convênios (foto) com a Codevasf visando melhorias de infraestrutura no Projeto Jaíba, principalmente no melhoramento de estradas. Neste mês de fevereiro o ministro da Integração Nacional esteve visitando o projeto de irrigação e foi recebido por diversas lideranças locais, onde o mesmo deixou a promessa de investir R$28 milhões para melhorias deste projeto. A União vai investir R$ 1,5 bilhão em obras estruturantes no Estado até 2014. Do total a ser investido em obras estruturantes, R$ 1,3 bilhão será liberado por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Em Jaíba, o ministro lembrou que o projeto foi incluído no programa federal “Mais Irrigação” e a Codevasf vai realizar investimentos da ordem de R$ 28 milhões para revitalizar o projeto. “O Jaíba já experimenta a nova realidade. O trabalho em conjunto com o Governo do Estado de Minas Gerais e Governo Federal, através da Codevasf, se expandiu muito nas áreas ocupadas e nas áreas irrigadas”, comentou o ministro Fernando Bezerra.
O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, que acompanhou o ministro na visita a Jaíba, destacou a importância de nova discussão sobre a questão ambiental para o desenvolvimento do projeto Jaíba.
“Teremos uma reunião em Brasília, para que possamos resolver a questão da Mata Seca, do bioma e da reserva da Mata Atlântica e ganharmos velocidade para desenvolver este importante projeto não só para o Norte de Minas, mas para todo o Estado. Queremos crer que voltaremos com um bom encaminhamento da questão para que possamos avançar e colocar em leilão público as áreas do Jaíba III e IV e, com isso, ganhar sua nova dimensão”, destacou o vice-governador.
O ministro Fernando Bezerra ressaltou que a parceria entre os governos federal e de Minas Gerais traz esperança de que se possa encontrar, durante o encontro em Brasília, decisão equilibrada que preserve os valores de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. “Por outro lado, precisamos criar as condições que possam permitir a continuidade da implantação do Projeto Jaíba, que gera emprego, renda e prosperidade para os mineiros e para os brasileiros”, comentou o ministro.

Estradas serão recuperadas de imediato
No perímetro de irrigação Jaíba, por intermédio de acordo firmado com a Ruralminas, serão investidos de imediato aproximadamente cinco milhões e duzentos mil reais na recuperação de 250 quilômetros de estradas internas, por onde passa, rumo ao mercado consumidor, toda a produção agrícola dos 1.823 irrigantes ali assentados, com uma produção anual de mais de 170 mil toneladas de alimentos, principalmente a fruticultura.
Ainda  no Jaíba, serão investidos mais dois milhões de reais na elaboração de um trabalho técnico de georreferenciamento em suas áreas irrigadas, isso em atendimento às exigências normativas do Incra para transferências e titulação de lotes agrícolas. Paralelo a essas ações, a Codevasf firmou um outro convênio com o Distrito de Irrigação Jaíba, no montante de quatrocentos mil reais, que já está sendo executado para custeio administrativo e de manutenção das obras civis e  de infraestrutura de irrigação hidráulica  de uso comum.
A Ruralminas já deu início ao processo de licitação para contratação da empresa que irá realizar o georreferenciamento. Além disso, estamos definindo as patrulhas a serem enviadas para o perímetro irrigado do Jaíba. Elas irão atuar na recuperação das estradas com o objetivo de melhorar as condições de transportes das pessoas, da produção agrícola e de outras mercadorias.
Além dessas obras, também será realizada a aplicação de agente estabilizador em estradas vicinais do Perímetro de Irrigação do Jaíba, em caráter experimental, com recursos da ordem de R$500 mil adquiridos pela Fundação através de emenda parlamentar. O solo estabilizado garante trafegabilidade em dias de chuva e a redução do desprendimento natural do pó. Os recursos começarão a ser liberados neste primeiro semestre de 2013 e a previsão é de que as obras sejam iniciadas a partir de fevereiro. 

As propostas apresentadas pelos vereadores neste mês

VEREADOR Fernando quer barragens no rio Verde Grande
  
                         VEREADOR Zé Geraldo quer imediata instalação da Guarda Municipal

Vários requerimentos são aprovados pelos representantes do legislativo jaibense, dentre eles destacamos: Instalação de um posto policial no bairro Veredas; construção de muro no cemitério do Gorutuba (Elias do Açougue). Mais fornecimento de tambores de lixo à moradores; Iluminação pública na rua Cassiano Gonçalves – centro (Farrique). Asfaltamento estradas Linha I e II (Eltin Enfermeiro). Construção de barragens ao longo do rio Verde. Asfaltamento das comunidades do projeto Jaíba e também ligando à rodovia (Noelson). Construção do prédio da creche do NH1; iluminação, restauração de bancos e urbanização de praças das comunidades do Projeto Jaíba (Zé Geraldo). Construção e instalação do CAPS Centro de Apoio Psicosocial (Osmano). Iluminação pública na rua Rufino Barbosa do bairro Veredas; pagamento seguro safra para produtores (Piu Caminhoneiro). Instalação de Estação de tratamento de Água nas comunidades do Projeto Jaíba (Helena). Construção de um Centro Administrativa para abrigar órgãos públicos municipais; solicitação da prefeitura relação nominal de todos os servidores contratados, efetivos e comissionados bem como o valor dos salários recebidos (Eltin, Elias, Farrique e Valdemir). Construção cobertura da quadra esportiva da linha I (Valdemir). Instalação de CPI para investigar as contas de 2011 e 2012 do ex prefeito Detim (Valdemir, Zé Geraldo, Pio caminhoneiro, Elias e Farrique).

Usuários da Tribuna Livre na Câmara
A Câmara de Vereadores de Jaíba disponibiliza em todas as sessões ordinárias concedimento a qualquer cidadão ou entidade que queira manifestar. São cinco minutos, com pedido antecipado e assunto mencionado. 
O presidente eleito do Sindicato dos Servidores Municipais de Jaíba, Gilmar nogueira Carvalho, explanou sobre a prática viciosa e criminosa em que os últimos prefeitos desta cidade cometem ao sonegar os vencimentos e 13º do funcionalismo. Falou também da irregularidade vivida pelo sindicato, sendo que o ex presidente ainda não empossou o atual, apesar de decisão judicial favorável inclusive com multa diária pela desobediência.
O presidente do Conselho de Administração do projeto Jaíba, José Valcir falou sobre a necessidade de fornecer água potável devidamente tratada à população do Jaíba.
O representante da APAE, advogado Auricharles conclamou a comunidade para uma corrente solidária no sentido de arrecadar 40 mil reais para aquisição de um ônibus usado para transporte dos alunos desta entidade.
A Associação Canaã, representada por Eurico Ferreira cruz fez apelo no sentido de formar parcerias com o poder público para construção de sua sede própria.
A Emater, através de seu corpo técnico apresentou as atividades desenvolvidas no ano 2012.

Relatório da batida veículo oficial
Conforme determinação do presidente Júnior Leonir, os vereadores Eltin, Osmano e Piu Caminhoneiro apresentaram o relatório sobre a batida da caminhonete Amarok que aconteceu no mandato do ex vereador Osvaldo Silva. A comissão de vereadores relataram que convocaram o ex vereador Cláudio Brito e seu pai que faziam uso do veículo, mas estes não atenderam a convocação para depoimento. Apenas o motorista Carlos depôs afirmando que tratava de uma viagem a Montes Claros e na volta, a pedido do vereador Cláudio, prosseguiu até Porteirinha, onde ocorreu o acidente. Outras providências serão tomadas.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

“Bloco dos Bicudos” atrai muitos foliões nos cinco dias de carnaval em Jaíba


Talvez por falta de investimentos no setor, o município de Jaíba não possui muita tradição para a festa carnavalesca, mas este fato não foi suficiente para que pessoas da sociedade local desanimassem e abandonassem a festividade momesca. Muitos foliões aderiram ao recém lançamento do “Bloco dos Bicudos”, ou como outros preferem chamar de “Tôcutucano”.
O empresário Reginaldo da Jaíba Fértil resolveu entrar na folia e foi um dos principais patrocinadores do evento que agradou a grande multidão que participou efetivamente deste carnaval que apesar de improvisado fez sucesso.
Não é a primeira vez que o empresário Reginaldo ajuda nesta modalidade de evento. Em tempos passados ele protagonizou um carnaval na Praça do Mercado, e neste ano, patrocinou algumas bandas musicais liberando a portaria de um clube local. (Confira as fotos de Drica Miguel).























Social – Ivanette Diaz



Ivanette Diaz







                                    Tio Quelé, vô Quelé, Bisa Quelé e Tata Quelé

96 ANOS DO SENHOR CLEMENTE
Quisera eu ter a sabedoria, o coração bondoso, a oração persistente com os olhos voltados para Deus, a fé como sustentáculo da vida, a família abençoada e amada. Quem sabe faria 96 anos com a lucidez, o brilho de menino nos olhos, a oração na ponta da língua, o terço puxado com seus mistérios gloriosos ou dolorosos, sem pestanejar, a fala mansa não tropeça e a sensação é que vamos enlevando nossa alma junto à alma boníssima do GRANDE CLEMENTE. O sino não tem mais os seus braços que numa sinfonia de cordas badalavam os ritmos certos para cada alegria ou tristeza, mas o som do sino é para mim o retrato musical do Senhor Quelé (assim conhecido). As pesquisas cientificas voltadas para as áreas que buscam conhecer a espiritualidade como um bem para a saúde tem avançado com muitos casos provados. E esse casal Senhor Quelé e Dona Belina, prova de amor maior não há. Parabéns aos familiares e amigos! 

ANIVERSARIANTES
Maria do Carmo Leal Loiola (16/02), Polliana Regina Lima (24/02) Eva Simone Gonçalves Felicio Minikowiski (27/02) Cyrlene Wilson (06/02), Seu Quelé (16)02). 

                                          Esta Colunista e a bela Tammy Karolina
                                          formanda em Fisioterapia neste ano.
                                           Sucessos!


GERAÇÃO DOURADA
Vitória Milly Mendes Silva, filha de João Silva e Maria Vilma Mendes Silva. Linda, meiga, terna e faceira, aluna exemplar, Vih completou 15 anos em 2012 e será sempre eterna paixão desta colunista. Felicidades e sucessos!


                                        Esta colunista com as amigas Ilca Ferreira,
                                                     Zélia Araújo e Renata Figueiredo.

                                          Esta colunista e Maria Cristina Dias Lopes
                                          Teixeira, diretora da E Zoé Machado num
                                         encontro com os alunos do Ensino Médio e
                                          seus familiares no Gorutuba.



                                               Anésia Coutinho e Roseli Coutinho
                                              amigas e irmãs num momento especial.
                                              Medico Sergio Robleto, esposa e  filhos

1º CIRCUITO VAQUEJADA MINAS BAHIA
Acontecerá no período de 07 a 10 de Março no RANCHO ROBLETO, realizado pelo médico Sergio Robleto e sua esposa a advogada Gisely Araújo Porto Robleto.  A cidade já está enfeitada com os outdoors com toda a programação. A  entrada é  franca , haverá na sexta  e sábado  02  shows  e já  confirmada  a  presença dos  nossos  meninos  do QUEBRA ZUEIRA , Interior  Mineiro e  banda, Patrick Dias e banda, Corujito  e  banda. A participação de vaqueiros de vários estados do País dará um belo espetáculo para os amantes da vaquejada. O traje a caráter também anima e dá uma harmonia ao ambiente. O  Rancho  Robleto  conta  com a  presença  de  todos !



RECORDISTA DE MEDALHA
O jovem Victor Camargo, filho de Djair Jovino Melo e Eliana Alves Camargo Melo coleciona menções honrosas e medalhas na OBMEP (Olimpíadas Brasileiras da Matemática). Aluno da E Wenceslau Brás vem recebendo nas diversas etapas desde 2008, medalhas e menções. Destaque em 2011, com medalha de Ouro no segundo nível, em 2012 ganhou medalha de bronze no terceiro nível. Parabéns aos pais, a escola e especialmente o aluno que com certeza será um expert em qualquer área que exija mais das ciências exata. Felicidades e Sucessos!




Lorotas de Pedro Marques (por Brás da Viola)



                       Pedro Marques no avião

Somos todos fãs de alguma coisa ou de alguém; uma dupla sertaneja, um cantor, um jogador de futebol, um ator, um filme, uma celebridade, uma marca de automóvel, até mesmo de um político, etc. e etc. O incomparável galeno e cientista autodidata Pedro Marques de Oliveira sempre teve como ídolo o saudoso político Tancredo Neves. Conta-se pela minha mãe que quando este morreu, Pedro ficou enlutado muitos dias, até mesmo chorou a perca do inesquecível e memorável estadista brasileiro. Por muitas vezes ele mandou peru assado pelos correios para o Tancredo, quando este era governador de Minas. É isto mesmo que você leu: assados pelos correios. Se o Tancredo comia ou não, é um quesito que não faz parte desta lorota; como diz o provérbio aí já são outros quinhentos. Dizem as más línguas que todo peru assado que era enviado para o governador através do deputado, este não chegava até o Tancredo, sendo que o deputado o comia na estrada com uma cervejinha bem gelada. Pedro Marques descobriu toda essa insolação e liga para o deputado. - Alô... É você doutor Manoel Costa? Fique sabendo que a excelência não passa de um esfomeado, nunca viu peru assado, seu guloso de uma figa! Cadê o ciscante assado que a excelência não entregou ao governador? Em uma determinada ocasião o Tancredo convida Pedro Marques para fazer-lhe uma visita, tendo como padrinho desses encontros este famoso Deputado Manoel Costa. O cientista voou pela primeira vez! Tudo tem a primeira vez é claro! Nosso catedrático nunca havia viajado de avião, mas quando então recebe uma passagem de brinde do seu padrinho deputado, ele embarca em Montes Claros. Já no aeroporto, bagagens e muita ansiedade, afinal era a primeira vez. Tudo pronto para a decolagem. Quando o avião subiu os ares, Pedro começa sentir tonturas e a retirar o seu inseparável terno branco com sua gravata avermelhada. Apresentando também sintomas de vômito. Pedro sentado ao lado do deputado Manoel Costa que lhe orienta - Ô Dr. Pedro se você vomitar faça isso no saco; não deu outra, Pedro Marques abre o zíper da calça e vomita nos testículos por inteiros, sujando toda a poltrona. Ele recebe orientação da aeromoça para se deslocar para o banheiro. Vômitos e mais vômitos. Pedro sai do banheiro “chapiscando” o corredor do avião, quando a linda e escultural aeromoça o reclama: Ô senhor! Não vomite aqui dentro; quando Pedro lhe responde. - Então abra a porta que eu vou vomitar lá fora! Alguns passageiros perguntavam ao deputado quem era aquele moço - é seu parente ou amigo? Este por sua vez dizia. - Não o conheço! Chegando à capital ele se hospeda na casa do padrinho deputado e logo de cara vai ao banheiro e se banha, pernoitando por ali em um quarto especialmente preparado para aquela visita ilustre. Chega um novo dia e o café estava à mesa com o deputado lhe perguntando: - Dormiu bem doutor? Responde o cientista: - Nem se quer cochilei, era tanto pernilongo que ficou o meu tormento, deputado. O autodidata foi picado a noite inteirinha, que desgraça de tanto chupão, nem minha esposa me chupa tanto assim, esbravejou o cientista. Já não bastava a vomitadeira naquele avião. Então foram para a audiência com o Tancredo Neves. Chegando, recebe os cumprimentos do governador que lhe pergunta como foi de viagem.  Pedro responde: - O Galeno vomitou a viagem por inteira e ainda fui chupado no descanso na região dos tórax pulmonares, quase morri governador! O governador pergunta-lhe qual é a sua reivindicação? O que queres? Pedro lhe pergunta: - O governador recebeu o peru assado que lhe enviei através do deputado Manoel costa? Tancredo: - Não! O cientista olha ressabiado para o deputado e diz: Cadê o peru assado comilão? Com certeza já passou pelos seus tórax pulmonares! Olha governador, este deputado não passa de um devorador de perus alheios! E a volta pra casa? Essa é outra lorota que fica pra depois!

Qualquer cidadão pode ter acesso a dados de prefeitura


Poucas pessoas têm conhecimento sobre a acessibilidade das pessoas comuns aos dados de qualquer prefeitura, dados como processo licitatório, gastos em geral, salário de servidores e outros. A nível federal a lei de acesso à informações públicas está vigente desde o ano passado (2012), mas nem todas prefeituras brasileiras estão cumprindo, principalmente aquelas de cidades menores.
Mas independente de lei federal, a lei orgânica de Jaíba também faculta este tipo de acesso.

Acesso a informação causou polêmica em cidade mineira
Um cidadão mineiro mostrou que uma prefeitura não pode manter em seus cofres informações que, ao invés de sigilosas devem ser de conhecimento público.
A prefeitura de Corinto – MG perdeu na justiça superior (TJ), no dia 25 do mês passado, recurso em que ela não seria obrigada a fornecer informações requeridas por um cidadão. Antes o TJMG já havia reformado sentença da juíza local que negara ao cidadão o direito de acesso a informações sobre compra supostamente superfaturada de ônibus escolares usados. A decisão do TJMG foi comemorada por ativistas da luta pelo direito de acesso à informação.
Desconfiado dos valores pagos pela Prefeitura desta cidade, por ônibus usados destinados ao transporte escolar, e dos indícios de fraude à licitação com esse objetivo, um morador de Corinto, Paulo Afonso Pereira Pedras teve negado o pedido administrativo de informações e fotocópia do processo licitatório.
Com a negativa da Prefeitura em fornecer as informações e documentos, o cidadão ingressou com Mandado de Segurança junto à Justiça local.
Em 30 de maio de 2012 a Juíza de Direito do município sentenciou no sentido de que o cidadão não tinha “direito líquido e certo” às informações requeridas. Contra esta decisão foi interposto recurso de apelação junto ao TJMG.
A sentença da juíza foi reformada e o acordão determinou o fornecimento das informações e documentos.
Inconformada, a Prefeitura de Corinto ajuizou Embargos de Declaração, recurso processual que tem a finalidade de atacar decisões que contenham, em tese, contradição, obscuridade ou omissão, através da advogada Adriana Belli Pereira de Souza.
A 6ª Câmara Cível do TJMG rejeitou os embargos de declaração, no final do mês passado,
Dessa decisão a Prefeitura de Corinto ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça, em Brasília DF. (com informações do advogado desta causa Fábio Oliva).

Lei do bafômetro pode atingir até padres

                                                                  VINHO Canônico


O governo às vezes exagera em sua “fabricação” de leis. A lei seca, lei do bafômetro, enfim a retirada dos bebuns de traz dos volantes está dando o que falar, porque veio pra ficar e está tirando a tranqüilidade de alguns pelo seu exagerado rigor.
Criou polêmica até mesmo na Igreja Católica a entrada em vigor desta nova lei, que proíbe qualquer vestígio de álcool no sangue de motoristas.
A política de tolerância zero preocupou padres que, durante a celebração da eucaristia, bebem vinho com alto teor alcoólico, o chamado vinho canônico. Esse vinho é licoroso, com graduação alcoólica de 16%.
Com receio de ver os párocos barrados em alguma blitz, o arcebispo de Curitiba autorizou que o vinho canônico fosse trocado por vinho sem álcool ou suco de uva. A orientação foi seguida por arquidioceses do interior do Paraná.
Por sua vez, a arquidiocese de Curitiba voltou atrás e informou que nova nota com orientação para os padres será distribuída. A recomendação agora é que os celebrantes reduzam ao máximo a ingestão do vinho durante as missas.
Segundo a arquidiocese, a substituição do vinho só é permitida em casos extremos porque a bebida é considerada a "matéria do sangue de Jesus Cristo", que teria transformado pão e vinho em seu corpo e sangue na última ceia.

Tiririca descobre que entrou no caminho errado. Deputado nunca mais



Florentina...Florentina...A simples cantiga que levou um humilde e pobre palhaço a ficar famoso e muito rico, mas que ultimamente começou a ficar bobo na vida real, quando resolveu entrar no mundo político. Deputado federal mais votado no Brasil em 2010, Tiririca afirmou que voltará a ser só palhaço.
Desiludido com a política, o deputado, de 45 anos, disse ao jornal “Folha de São Paulo” que não disputará novas eleições e, encerrado este mandato, sairá do partido, o PR de São Paulo. Na metade da legislatura, Tiririca, que se elegeu com a promessa de descobrir o que faz um deputado, disse que já entendeu que "não dá para fazer muita coisa".
Segundo Tiririca, a justificativa para deixar a política é a falta de tempo para se dedicar ao que mais gosta: fazer: shows (que lhe rendem mais dinheiro do que a Câmara). Nestes dois anos na Câmara, Tiririca diz ter aprendido muito: “Aqui é uma escola”. Se aprende tanto ir para o caminho legal quanto ir para o “outro caminho".
A vida pública ou a vida de político vem a cada dia perdendo a graça, pelo fato do eleito na grande maioria das vezes não poder retribuir ao eleitorado, ou a seus patrões o que seria esperado.
A eleição para deputado conforme analisa a ciência política ficou mecanizada ou profissionalizada, onde qualquer candidato não precisa ter perfil credenciado ou currículo de vida apropriado para tal finalidade. Basta apenas o requisito financeiro, num país onde a lei maior prega que é proibida a compra de votos.
Sobre o fato do deputado mais votado do país, o parlamentar Tiririca ainda não ter discursado na tribuna da Câmara, ele desconversa: "Para falar o quê? 


Governo pretende informatizar cidades até 50 mil habitantes


Até o próximo dia 5 de abril, os municípios que quiserem participar do Projeto das Cidades Digitais do governo federal devem manifestar interesse e inscrever seus projetos no Ministério das comunicações.
Pela portaria do Ministério que abre a seleção, o projeto atenderá cidades com população inferior a 50 mil habitantes. Os municípios selecionados receberão, entre outros serviços, infraestrutura de rede para conexão à internet de órgãos e equipamentos públicos; instalação de pontos públicos de acesso à internet para uso livre e gratuito pela população; e instalação de aplicativos do chamado governo eletrônico, que permitirá, por exemplo, matrículas em escolas e consultas em postos de saúde via internet.
O governo federal ainda promete levar às cidades selecionadas capacitação para servidores sobre o funcionamento da rede e o uso das ferramentas de tecnologia para melhoria da gestão pública. De acordo com o Ministério das Comunicações, o Programa das Cidades Digitais deve receber R$ 100 milhões em orçamento e contemplar, neste ano, cerca de 200 cidades. 

Professores poderão comer merenda escolar


Pouca gente sabe, mas os professores não têm direito de consumir a merenda que o governo fornece aos alunos. No início deste mês o ministro da Educação, disse que recebeu pedido de prefeitos para que os professores de educação básica da rede pública também tenham direto à merenda escolar, a exemplo do que ocorre com os alunos.
Ele manifestou apoio ao pedido, que dependeria de aprovação de projeto de lei específico. Só é possível se houver uma alteração em lei. O impacto é muito pequeno dado o número de professores da rede pública. “Acho razoável que eles estejam trabalhando e possam comer a mesma merenda que os estudantes”.

Jaíba tem marca próprias para frutas



No mês passado em Jaíba foi lançada a marca das frutas produzidas no Jaíba. A Marca Jaíba será aplicada em produtos da região e será um certificado de qualidade, além de consolidar a identidade da região produtora.
O principal objetivo com a nova marca é diferenciar o produto do Jaíba e atrair novos compradores já que a produção, principalmente de frutas, deverá ganhar maior visibilidade. A marca é um processo de construção de identidade regional, uma vez que está associado à cultural local. Além disso, é uma forma de garantir ao consumidor o acesso a um produto de qualidade.
Estratégia - A proposta do Governo de Minas não se restringe apenas à certificação de qualidade. O selo de certificação de origem pretende informar ao consumidor que por trás daquele produto existe o compromisso do empresário com questões sociais e ambientais, por exemplo. Assim, a marca representará um diferencial competitivo para os consumidores que cada vez mais exigem produtos de qualidade com rastreabilidade comprovada.
A criação da Marca Jaíba levou em consideração duas ações. A primeira, garantir o processo de certificação de qualidade e rastreabilidade, cujos principais objetivos são a identificação de um diferencial os produtos certificados, a partir do conceito de origem, com alto padrão de qualidade, consistência e, que permitisse a geração de valor tanto para a produção quanto para a região. A outra consistiu na proteção da marca e da indicação geográfica, com objetivo de proteger os direitos de identidade e a criar de uma arcabouço legal para o gerenciamento e controle do seu uso.
A Região do Cerrado Mineiro foi a primeira indicação geográfica no Brasil a ter um projeto de Place Branding (estratégia de marcas para países, cidades e regiões, similar ao que será feito para o Jaíba), estruturado durante 2010. A estratégia visava influenciar a evolução da atividade cafeeira e envolver os 4.500 produtores dos 55 municípios que integram a indicação geográfica Região do Cerrado Mineiro, que se destaca tanto pela alta qualidade dos seus cafés quanto pela sua alta produtividade.