quinta-feira, 29 de março de 2012

BINOCANDO (Por Elton Paixão)


FRIEZA DO ELEITOR
As campanhas eleitorais estão próximas, visando as eleições municipais deste ano, mas parece que o eleitor jaibense, como bom mineiro, está com um pé atrás, arredio, e muito desconfiado, até mesmo numa questão de valorizar melhor o seu sagrado voto. Prova disso foi um movimento realizado este mês por um grupo político, que usou um vasto ambiente de uma boate, na área central desta cidade, para arrebanhar simpatizantes para tal ala partidária, e a população em geral resolveu não atender o chamamento, e poucas pessoas compareceram. Ficando a certeza, que ainda é cedo para realizar este tipo de comício, encontro, reunião, ou outro nome. A verdade é que a luta será árdua para quem almeja chegar ao poder.

PROPAGANDA FORA DA HORA
Informações chegam a coluna que o ex vereador Lindomar não saiu bem na sua investida de colocar antecipadamente o seu bloco na rua, apresentando seus carros de campanha, expondo sua fotografia em tamanho gigante. A justiça determinou a imediata retirada de circulação de tal propaganda que, segundo a lei eleitoral, é caracterizada como extemporânea e pode causar, ou já causou sérios prejuízos para o infrator desta lei. Esta legislação é de conhecimento de todos que militam na área política.

COMITÊS FORA DE HORA
Assim como a propaganda fora de hora, também pode está fora de hora a manutenção de comitê eleitoral, mantido por político, que ainda não sabe se será ou não candidato, uma vez que o grupo ainda não bateu o martelo sobre quem encabeçará a chapa. O certo é que haverá uma briga de foice no escuro para chegar num consenso. Por outro lado, vizinhos deste comitê afirmam não ver ninguém visitando tal estabelecimento.

OPOSIÇÃO CONTINUA DESUNIDA
É de conhecimento de todos que nesta cidade, existem duas alas de oposição ao atual mandatário do poder municipal. Uma liderada por Reginaldo e outra por Wellington. As tentativas de união destas alas são sempre frustradas. A última tentativa de união chegou a ser engraçada, onde o grupo de Wellington, se apresentando como cortês e educado, formalizou convite ao pré candidato Reginaldo para seu pré comício, onde o Reginaldo, se sentindo valorizado, prontamente atendeu tal convite. O problema ficou quando quem convidou disse explicitamente, - Só que você não pode usar a palavra, e apenas bater palmas pra nós. Resultado: mais uma vez melada a inútil tentativa de união, o que favorece o grupo de Detim.

“DONOS” DE PARTIDO
Não devia ser, mas é comum, alguns caciques políticos, manter em seu poder uma ou mais de uma sigla partidária, para se candidatar, ou mesmo para formalizar aliança de apoio a algum candidato. Este partido pode está em nome do próprio candidato, ou de alguém de sua confiança, como filho, ou outro parente. Este fato pode ser um entrave para o ex vereador Lindomar Correia, que não tem um partido em seu nome, ou em nome de seu parente, sendo que a negociação final de apoiar ou lançar candidatura própria não passa pela sua determinação pessoal. E em política, é um pouco complicado confiar cegamente em alguém.

ASSASSINATO PÚBLICO
A população de Jaíba ficou em estado de choque com o cruel homicídio sofrido por um produtor rural atuante neste município, que estava engajado na produção de frutas. Foi um crime bárbaro sem a mínima condição de defesa da vítima e fato ocorrido em comércio bastante freqüentado na área central da cidade. É comum, políticos visitarem o velório de pessoas do município, e neste não foi observada a presença deles. É sabido que a vítima não vota por aqui, nem possui parentes eleitores aqui. Será por isso?...

BEBIDA ALCÓOLICA EM IGREJA
Quando os políticos brasileiros estão numa batalha infernal no Congresso Nacional para determinar se liberam ou não a venda de bebida alcoólica nos estádios de futebol durante a copa do mundo de 2014, o bispo da igreja católica da vizinha cidade de Januária antecipou uma decisão inédita e determinou que nas igrejas de sua jurisdição fica proibida a comercialização destes produtos alcoólicos. Este mesmo bispo já determinou também aos seus padres que não se envolvam em política partidária. Atitude muito bonita deste bispo que quer moralizar sua igreja. Já pesou se esta medida chega por aqui...

ENCONTRO PMDB
No último dia 25, grupo político ligado ao prefeito Detim recebeu a visita do deputado estadual Tadeu Martins, que prometeu ajuda a este município. Apesar do pouco anuncio, teve a presença maciça de grande parte da comunidade local. Este deputado teve uma tímida votação em Jaíba e foi apoiado pelo ex prefeito Arnaldo. O PMDB de Jaíba atualmente é controlado pelo médico Ulisses e o ex vereador Moreno. Na oportunidade o prefeito Detim mostrou animosidade em disputar a reeleição.

VEREADORES
Quem foi na última reunião dos vereadores de Jaíba, saiu sem entender nada. Aliás, realmente não é fácil entender o legislativo desta cidade. A questão é que o Tribunal de Contas analisou e aprovou as contas do prefeito Detim referente ao exercício de 2010 e de forma regimental encaminhou para a Câmara de Jaíba, sugerindo a aprovação pelos vereadores. As contas foram colocadas em pauta para votação e os próprios vereadores pediram para retirar a matéria de pauta. O que será que eles querem?....

Lei da ficha suja atinge ex prefeito Wellington

                                Ex prefeito teve contas reprovadas pelo TC e pelos vereadores

Apesar de muito disse não disse, e a insistência de alguns membros de um grupo político desta cidade em manter vivo o nome deste ex prefeito como candidato nas eleições municipais deste ano, a nova lei que da ficha limpa ou ficha suja, não permite a candidatura do ex prefeito e médico Wellington Lima. Sendo que muitos agravantes perseguem este político, e o principal deles é a reprovação de suas contas públicas que foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas e pela Câmara de Vereadores local.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concluíram no mês passado, dia 16, a análise conjunta das Ações Declaratórias de Constitucionalidade e da Ação Direta de Inconstitucionalidade que tratam da Lei da Ficha Limpa.
Por maioria de votos, prevaleceu o entendimento em favor da constitucionalidade da lei, que poderá ser aplicada nas eleições deste ano, alcançando atos e fatos ocorridos antes de sua vigência. A decisão foi comemorada por ativistas da luta anticorrupção em todo o país.
A lei prevê que serão considerados inelegíveis os candidatos que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, em razão da prática de crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; e contra o meio ambiente e a saúde pública.
Serão declarados inelegíveis ainda os candidatos que tenham cometido crimes eleitorais para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; e praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.
A Lei da Ficha Limpa permite que a inelegibilidade seja declarada após decisão de um órgão colegiado. No caso do ex prefeito de Jaíba, o mesmo foi julgado pelo colegiado dos desembargadores do TJMG e por outro colegiado composto pelos vereadores de Jaíba, onde sofreu ampla derrota.


Conta de campanha reprovada também complica

Outra dor de cabeça para o grupo que agrega o ex prefeito Wellington, é o fato de que as contas de sua última campanha eleitoral, em 2008, também foram reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Este agravante pode atingir também o seu candidato a vice na época, que foi o ex vereador Lindomar Correia.
Em uma importante alteração de jurisprudência, ofuscada pela repercussão recente do julgamento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu, no início deste mês, que para concorrer às eleições municipais deste ano não basta aos candidatos terem apresentado as contas de campanha das últimas eleições, é necessário também que os números tenham sido aprovados.
Já reprovações de contas de campanhas eleitorais anteriores a 2010 serão analisadas individualmente, caso a caso. Por 4 votos a 3, o TSE alterou a interpretação da lei eleitoral que vigorou para as últimas eleições, em 2010, quando o entendimento era de que bastava a prestação de contas para que o registro de candidatura fosse autorizado. Ou seja, o candidato que não tiver as contas da última eleição concorrida por ele aprovadas, será impedido de efetuar seu registro de candidatura para a próxima eleição que decidir disputar.

Propaganda política irregular pode ser denunciada on line

Em Jaíba já teve caso de pré candidato a candidato sofrer penalidades por fazer propaganda política antecipada, o que é um crime eleitoral. Diante de atitudes como esta, já está disponível na página do Tribunal Regional Eleitoral um link para denúncia de propaganda eleitoral extemporânea ou irregular feita nas ruas ou na internet. Também poderão ser denunciados os casos de propaganda extemporânea, ou seja, as que ocorrerem antes do dia 6 de julho - data marcada pela legislação para o início da propaganda eleitoral em geral.
Pelo sistema, o denunciante preenche um formulário, a ser direcionado à zona eleitoral onde ocorreu a irregularidade e que será encarregada da fiscalização da propaganda eleitoral. O cidadão receberá um número de registro com o qual pode consultar o andamento do processo. Constatada a irregularidade, o juiz da zona eleitoral poderá determinar a retirada da propaganda.
O sistema não aceita denúncias anônimas, sendo obrigatória a identificação do denunciante, mas os dados pessoais ficarão restritos à Justiça Eleitoral e não constarão do expediente instaurado para constatação da irregularidade.
No link da página do TREMG existe a opção de postar foto da propaganda irregular.
 

Jaíba terá três dias de festa nacional da banana


Dias 27 – 28 e 29 de abril muitos visitantes prestigiarão a festa
O jovem município de Jaíba, completa no próximo dia 27 de abril 20 anos de emancipação política e mais uma vez recebe a tradicional festa nacional da banana, com atrações de nomes nacionais. Nesta 17ª edição são esperados muitos visitantes das cidades vizinhas, e para isto haverá uma ampla divulgação, principalmente na mídia televisiva.
Nomes de artistas conhecidos e famosos estarão animando esta festa. Além de várias outras atrações contará com shows de Aviões do Forró, Amado Batista e a banda Chicabana.

Em maio terá nova eleição para Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Jaíba - CMDCA está preparando e vai supervisionar todo o processo de eleição dos novos conselheiros tutelares desta cidade, cujo mandato dos atuais membros vence este ano e os novos serão empossados também neste ano. Todo o procedimento também é acompanhado e fiscalizado pelo Ministério Público da Comarca de Manga.
A Comissão Organizadora designada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, composta paritariamente dentre os membros do aludido Conselho, é a responsável por toda a condução do processo de escolha dos novos conselheiros.
O processo destina-se à escolha de cinco membros titulares e seus suplentes para composição do Conselho Tutelar, para mandato de três anos, mandato de agosto de 2012 a agosto de 2015, permitido uma recondução. A recondução consiste no direito de o conselheiro tutelar concorrer ao mandato subsequente, em igualdade de condições com os demais pretendentes, vedada qualquer outra forma de recondução.
O Conselheiro Tutelar atuará 40 horas semanalmente mais plantões em fins de semana, e tem um salário mensal de R$ 850,00 podendo ser alterado pelo poder Executivo Municipal.
O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar será realizado em 03 etapas, que compreende inscrição dos candidatos, prova de aferição de conhecimento sobre os direitos da criança e do adolescente, e eleição dos candidatos por meio de voto.
As inscrições estão abertas no período de 12:00 as 18:00 hs do dia 15/03/2012 a 30/03/2012. e podem ser feitas no prédio mini-shopping.
A prova de conhecimentos versará sobre conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente. A prova será realizada no dia 15/04/2012 com início às 08:00 horas na Escola Municipal Roque Cardoso dos Santos e Creche Jaqueline Nogueira da Silva na comunidade do NS2.
A data da eleição será realizada em 20 de maio de 2012 das 8:00 as 15:00 hs na Escola Municipal Roque Cardoso dos Santos e Creche Jaqueline Nogueira da Silva na comunidade do NS2.
Poderão votar todos os cidadãos maiores de dezesseis anos. Para o exercício do voto, o cidadão deverá apresentar-se com o título de eleitor e documento oficial de identidade com foto. É vedado o transporte por candidatos de eleitores no dia da eleição;
Os cinco primeiros candidatos mais votados serão considerados eleitos e serão empossados como conselheiros tutelares titulares, ficando os seguintes, observada a ordem decrescente de votação, como suplentes.
Caberá ao Prefeito Municipal dar posse aos conselheiros titulares eleitos na data em que se encerra o mandato dos conselheiros tutelares em exercício.
Os membros escolhidos como conselheiros tutelares titulares, no primeiro mês de exercício funcional, submeter-se-ão a estudos sobre a legislação específica, as atribuições do cargo e aos treinamentos práticos necessários, promovidos por uma comissão ou instituição pública ou privada, sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria à qual está vinculado.

Lorootas de Pedro Marques (Por Brás da Viola)

200 dentes por dia

As proezas do Pedro Marques causam curiosidades para muitas pessoas, inclusive profissionais como odontólogos, médicos, farmacêuticos, enfermeiros, e outros. Uma vez o Pedro recebe a visita de dois dentistas e três médicos que vieram por aqui somente para conhecê-lo. Isso aconteceu há um bom tempo, quando até então ele exercia a profissão de dentista prático. Os visitantes eram de Belo Horizonte, nossa capital mineira. Chegando em Jaíba logo indagaram onde o tal do Pedro dentista morava, receberam a informação que o mesmo residia numa casa à beira do rio Verde, que possuía umas placas dizendo: “JEOVÁ ESTÁ NESTA CASA”. Chegaram e se apresentaram como clientes, sendo que dois alegaram sentirem dor de dente e outros três queriam a confecção de dentaduras para alguns parentes. Na verdade eles agiam como agentes secretos e estavam investigando seu trabalho de dentista prático. Como que atuava, e se esse trabalho era de responsabilidade profissional. Não sei detalhar com riqueza essa parte, mas acho que estavam fazendo esse trabalho para o Conselho Regional de Odontologia. Perguntaram-lhe - O Senhor tem diploma? - Sim... Estudei por autodidaxia, eu sou o autodidata dos autodidatas! - Como assim? - Meu diploma é a boca do povo que sempre foi e eternamente será a minha escola, a minha faculdade. São as bocas escancaradas e cheias de dentes deteriorados. - Quantos dentes o senhor extrai por dia? - Eu não tenho tempo para contá-los, esclarecendo que não sou contador, não entendo de orçamento, mas acho que uns duzentos vão pra fossa todo santo dia. - Isso é exagerado, não acha? - Exagerado é o sofrimento dos coitados, exagerado é uma música do Cazuza, afinal eles chegam até o autodidata e eu os alivio. A minha cidade logo vai ter a fama que merece, o meu boticão funciona para este povo sofrido. Vocês vão ver escritos por todos os lugares, em jornais, em revistas e até em pára-choques de caminhões a mais linda e majestosa frase: “JAÍBA A CIDADE DOS BANGUELAS”. Um destes visitantes diz a Pedro Marques que é delegado da polícia federal e que o mesmo estava preso, por exercício ilegal da profissão. Neste exato momento o Pedro reage e diz com um boticão na mão: - Venha... Eu morro, mas não me entrego, eu lhe “arranco” todos os dentes da sua boca, você vai morrer de hemorragia crônica, estou pronto para levar um companheiro comigo, venha desgraça. Claro, foi uma brincadeira por parte daquele visitante. Continuaram com a bateria de perguntas, tais como: - dê-nos uma explicação, por que o dentista extrai tantos dentes? Parece que o cidadão tem o raciocino fraco... Seu Q.I. é pequeno, então. Pedro o indaga. - O que faz o médico? Cuida de doentes responde a visita... O que faz o advogado? Defende causas. - Então, se eu sou dentista e tenho mesmo é que “arrancar” dentes, seu incompetente! Você já viu médico e advogado extrair dentes? Exclama o autodidata. Perguntaram-lhe: - A gente nota que o autodidata usa dentadura, então responda-nos... - Quem extraiu seus dentes? - Foram as minhas próprias benditas mãos. (respondeu). Como assim cientista? - Para que serve o espelho? De frente ao espelho eu mesmo anestesiava e ao mesmo tempo “arrancava”, confesso pra vocês que doía, mas eu dizia pra mim mesmo - agüenta autodidata, nem que geme de dor, é mais um banguela na praça da cidade. Mas, como eu não sou trouxa fiz um par de dentaduras e estou usando. Só assim saí da lista dos banguelas! Os visitantes questionam – cientista, o senhor extrai praticamente todos os dentes das pessoas, o senhor acha isso correto? Errado é não extrair, senão como que vou sobreviver? Sem banguela não tem dentadura, não tendo dentadura eu morro de fome! Aqueles visitantes despediram do Pedro e foram embora encabulados com tanta maestria do cientista autodidata Pedro Marques de Oliveira.

Social - (Ivanette Diaz)

TRANSCOMEX GG
A simpaticíssima Leda Carvalho (primeira à esquerda com suas amigas), que está a frente da Empresa Transcomex GG, que pertence ao seu filho Cristiano Gloria, está numa viagem  para o México.Desejo  bons  negócios!

                                                          BIANCA LACERDA
A top model Jaibense de 16 anos, filha do bioquimico Saulo Mourão e Sheila Lacerda Mourão, foi selecionda pelo studio  COLAB  de Montes  Claros, através  do  bonito  trabalho que Edmar  Santana faz com as adolescentes  de Jaiba, direcionando  suas carreiras de modelo. A bela Bianca Lacerda está numa temporada de adaptação na Coreia do Sul e depois parte para vários países. Sucessos!
Jubson Leandro
comemorando nova
idade neste dia 28

Vivian Souza festeja
mais um ano neste dia 27

Esta é Mariana, que vem desejar ao vovô Douglas
Barbosa muitas felicidades. Aniversariante do dia 31/03
Filha do jovem casal Marcelo e Juliana. Parabéns à família.

O jovem casal Francisco Silva e Leyry Oliveira reuniu em
sua residencia em Belo Horizonte, amigos e familiares para
comemorar o aniversário do lindo Yriel Oliveira, no último
dia 03. Parabéns e meu grande abraço a bela Leiry.
Muitas saudades querida!

Confraternização na inauguração do novo espaço da Jaimed

Dona Gizelle Leal e esta colunista

O médico Dr. Ulisses e sua namorada Izadora
Oliveira na inauguração da nova Jaimed
O simpático casal Moreno Loiola e Carminha Cangussu
O talento jovem Vanderlei Cardoso e a cantora Talita. Ele é filho do saudoso Zé Peteco

 
Vanderlei e Thalita iniciam suas carreiras na música partindo de uma base firme, pois ela é estudante de música, na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, onde ele também estuda geografia e ambos fazem laboratório de música em Conservatório da cidade.
Vanderlei e Thalita se conheceram na Etapa Eliminatória do programa Ídolos, da Rede Record de Televisão, do ano 2010, na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ambos como participantes. Contudo, não foi daquela vez que conseguiram êxito, mas não desanimaram.
De volta pra casa, individualmente, cada um buscou aprimorar o seu dom musical, o que redundou em novo encontro dos dois, em 2011, no Conservatório de Música de Montes Claros e coincidentemente ambos cursando a faculdade no mesmo turno.
Daí nasceu a ideia de estudarem juntos, o que atraiu a atenção de colegas e professores da Universidade, acarretando em apoio para o alavancamento da carreira tão sonhada.
Mais maduros agora, ele tem 19 e ela 22 anos, gravam suas primeiras músicas para diversão dos amigos fora das pistas, pois seu crescimento exponencial na carreira não passou despercebido dos empresários locais de shows, estando pois a dupla já a apresentar-se em barzinhos e casas de eventos em toda a região.
O Norte de Minas sente-se honrado por ter mais filhos seus mostrando esse talento inerente ao cantador do sertão, homens e mulheres que não se curvam ante as adversidades da vida, mas executam suas funções cantando, com alegria.
É a voz do sertão.
É a voz do sertanejo do Norte de Minas.

Jaíba Comemora Dia Internacional da Mulher

                                            SOLENIDADE de comemoração dia da mulher


(Ascom/PJ) - A Prefeitura de Jaìba comemorou no úçltimo dia 10, na praça do Mercado, com convite direcionado a todas as mulheres Jaibenses o dia Internacional da Mulher. A Administração Agregando Valores à Vida não poderia deixar esta data tão significativa mundialmente falando, para direcionar as mulheres de Jaíba um momento de valorização em todos os sentidos, quer seja pessoal ou profissional.
O Prefeito Detim Araújo e primeira dama Bia Araújo sempre envolvido com o entretenimento e lazer do município, forma de valorizar a qualidade de vida, distribuiu flores com bombom a todos os presentes. A ornamentação teve o toque especial de Joelma Eventos e Decorações e foi realizado um bingo social, intercalado com músicas gospel de Juliana Barretos e Vanderlei Cardoso com André (Violonista de Montes Claros).
A psicóloga Lidiane fez palestra abordando assuntos relacionados à saúde da mulher, uma fala informativa da secretaria municipal de educação Rosilene Antunes.
Estiveram presentes, assessor de gabinete Edilson Moreira, a Vereadora Vanda Rego Oliveira, que sempre se faz presente, a Coordenadora do CRAS Ilca Ferreira, a odontologa Zamila Roberta Murta que distribuiu panfletinhos sobre Saúde Bucal, a assistente Social Carlita da Conceição Oliveira, A pedagoga Josilan  Wanery Moreira  dos  Anjos.
Com organização da Divisão de Cultura do município, foram parceiras a agente Social Valeria e funcionária Viviane, Paulinho Donato com sua equipe de trabalho e Centro de Artesanato (Amara, Neide e Marileide), Eduardo Fernandes dos Anjos (chefe de transporte da Saúde), o motorista Jean Freitas e o jovem Wagner Oliveira da Silva.
Com apoio total da JAIMED, foram sorteados mais de 400 presentes, dentre roupas, carteiras, bolsas, bijuterias, calçados, flores. O primeiro brinde sorteado foi uma maravilhosa cesta contendo guloseimas, jogo de porcelana e uma linda nécessaire doado pela primeira dama Bia Araújo. Tivemos doações de brindes da Majô Calçados, Floricultura Sempre Verde, Versatti Modas, Exclusive Modas, Lingerie e Acessórios Bela Donna, Shangrilá Modas, Transcomex GG – Exportação de Frutas e da simpaticíssima Elizabeth Marques , carinhosamente conhecida por Betona e os funcionários do CRAS.
Foram homenageadas as senhoras Dina Guerra, Zilá Araújo, Maria Oliveira, Carolina Rodrigues de Macedo que receberam pingentes de ouro com flores, as mesmas possuem mais de 90 anos, a guerreira Dona Maria Viúva que recebeu presente e flores, a doce e meiga Lucineide Cardoso dos Santos que foi homenageada, recebendo um cordão de ouro com pingente do Divino Espírito Santo pela sua força, simplicidade e muita fé diante do ocorrido com familiares muito recentemente.
A praça coloriu do riso, do perfume, das cores, das dores e dos amores e neste enlevo o Prefeito Detim Araújo falou da importância da mulher na construção de uma sociedade mais justa, humana e ética, a mulher como esteio do lar. Este ano de 2012 completou 155 anos da morte das tecelãs numa fabrica em Nova York em que a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou a data de 08 de Março como O DIA INTERNACIONAL DA MULHER
 

Hospital de Jaíba exige cartão SUS para atendimentos

(Ascom/PJ) - A Diretoria do Hospital Municipal de Jaíba, comunica a todos os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que desde o início deste mês de março de 2012 a utilização deste sistema para consultas e internações estará condicionada ao CARTÃO SUS que poderá ser feito para toda a família, bastando levar os documentos pessoais (RG ou Certidão de Nascimento, CPF, Título de Eleitor e comprovante de Endereço) na SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE no horário de 8:00 ás 12:00 horas e de 14:00 ás 18:00 horas.
Informa também, que esta exigência vem do Governo Federal conforme Resolução publicada, assim repassando as demais esferas a nível Estadual e Municipal.

Pro jovem homenageia mulheres mães
(Ascom/PJ) - Os alunos do Projovem de Jaíba iniciaram as aulas recentemente tendo como o primeiro eixo estruturador CONVIVÊNCIA SOCIAL e já estão primando na criação de vínculos e interação com seus pares, família, e comunidade prestando homenagem as mulheres mães no dia Internacional da Mulher, com apresentações e um coquetel com a parceria dos seus professores e funcionários do CRAS.

Clínica Jaimed – uma parceira da saúde em Jaíba
(Ascom/PJ) - Inaugurada em suas novas e modernas instalações, a Clinica Jaimed ficou aconchegante, confortável e muito bonita para cuidar da saúde do povo jaibense. Com seus novos equipamentos e salas de atendimento diferenciadas, terá vários médicos especialistas.
A Diretora Giselle Leal, mãe do Médico Ulisses Leal recebeu amigos no último dia 03, num espaço ornamentado por Joelma Eventos com um fino coquetel, firmando as boas vindas da nova clinica para o nosso município.
A nova clínica está instalada na mesma avenida do hospital municipal desta cidade. Há três anos esta clínica atendia na avenida Coronel Moacir, área central da cidade.

Para Terra recebe apoio à saúde familiar

COMUNIDADE recebe com satisfação o benefício

(Ascom/PJ) - A prefeitura desta cidade inaugurou no início deste mês nas comunidades rurais Para Terras I e III o ponto de apoio da Estratégia de Saúde da Família.
A iniciativa municipal teve apoio da comunidade, agentes de saúde e profissionais da área, englobando ações de promoção da saúde e convívio social.
Estiveram presentes na inauguração, o prefeito Detim, vereadores, secretários, profissionais de saúde e moradores destas comunidades, sendo que durante a inauguração foram realizadas 50 consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, fisioterapia, fonoaudiologia e acompanhamento nutricional e psicológico.
Era nítida a satisfação da população e o prefeito Detim firmou o compromisso de continuidade da assistência através da equipe do Núcleo de Saúde da Família – NASF – que constitui numa equipe multidisciplinar em saúde pronta pra atender aos anseios da comunidade relacionados à saúde.
Esta iniciativa visou agregar valores à vida dos moradores das comunidades rurais Para Terras I e III e circunvizinhas, elevando a qualidade de vida e assistência à saúde, levando bem estar e boa saúde à população.
 

Prefeitura de Jaíba recebe outra retroescavadeira

No último dia 23, o prefeito de Jaíba, Sildete Araújo Detim, esteve na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – Amams, para receber mais um trator modelo retroescavadeira para atender serviços básicos do município.
O prefeito Detim informou que o município foi contemplado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Esta ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2. Esta máquina será usada na recuperação e manutenção de estradas vicinais
A AMAMS em parceira com o Ministério do Desenvolvimento Agrário participou da organização de entrega do maquinário, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues, do Presidente da AMAMS – Valmir Morais de Sá e demais prefeitos beneficiados pelo programa.
Para operar esta retroescavadeira, um operador de máquinas desta cidade participou de um treinamento de dez horas com aulas práticas e teóricas, em Montes Claros.
O município de Jaíba foi beneficiado com este equipamento devido a metodologia utilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que entre os critérios está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município.