segunda-feira, 25 de abril de 2011

BINOCANDO - (Por Elton Paixão)

PASSEATA
Dia desses assistimos pelas ruas centrais da cidade o início de uma manifestação em que algumas pessoas manifestavam sobre o setor de saúde e mortes no hospital de Jaíba. A manifestação popular é sempre salutar para qualquer município sabendo que para toda administração pública deve ter uma oposição. Mas o erro cruel foi a falta de credibilidade de quem organizou o manifesto causando um tiro no pé dos idealizadores, e o que era pra sair bonito foi uma feiúra tamanha. Este tipo de organização deve ser feita por jovens, estudantes, entidades de classes ou qualquer outro grupo, desde que tenha o fator principal que é credibilidade junto a população. Se não chega mais uma vez ao ridículo.

HOSPITAL REGIONAL
O hospital regional de Janaúba passa por uma grande mudança, saindo da tutela da prefeitura daquela cidade, para ser administrado por uma organização particular, se tornando um hospital universitário, trazendo grandes benefícios para aquele município e outras cidades como Jaíba. Quem perde com isso é um grupo de oposição política de Jaíba que lá possuía um médico para atender favores políticos às custas da prefeitura daquela cidade que é administrada pelo PT que é irmão do PT de Jaíba. São coisas...

ASFALTO MONTALVANIA
O asfalto entre Manga e Montalvania está em andamento e poucos sabem quem é o político pai da criança. Poucos sabem que quem deu a ordem de serviço foi o falecido José Alencar. O Lula quando de suas intermináveis viagens; o Alencar no poder e fazendo uso da famosa caneta presidencial, determinou o início da obra, que o PT fazia corpo mole para realizar. Mas agora, que o homem já morreu vai aparecer muitos pais para tal obra de tanta relevância para esta região.

BARZINHOS
Até pouco tempo os barzinhos mais conhecidos como points da cidade eram todos localizados na avenida central da cidade, e agora estamos assistindo uma forte tendência de migração dos fregueses para estabelecimentos de periferia. Ainda não detectamos o motivo, mas é uma bela opção com melhores estacionamentos e outras vantagens, mesmo porque os chamados barzinhos de periferia vêm mostrando bom atendimento e outras novidades no setor de alimentação.  Afinal um dia o centro não comportará todos.

CONGELADOR
Os vereadores de Jaíba resolveram pegar no pé da colega Leila Ramos. Literalmente está colocando esta política no congelador, ou seja, não vão aprovar nenhuma proposta apresentada pela vereadora petista. Na última reunião legislativa foi inaugurada a fase de congelamento da representante do povo em que um requerimento da mesma foi reprovado. Existe uma batalha judicial para cassar o mandato desta vereadora.

VIÚVAS
Alguns apaixonados pelo ex prefeito desta cidade, mais conhecidos como “As viúvas de Wellington” já estão mudando de lado ou de opinião e já não defendem com tanto amor o médico político. Outro dia assistimos uma destas viúvas dizendo: –Ah! Ele não podia mesmo voltar para o poder, pois o processo é sobre compra de votos, e afinal quem comprou mais?...Dizem que o macaco tenta insistentemente alcançar um cacho de uva bem madura, e quando vê que não consegue diz: Ah! também estava verde...

ESGOTO
Continua insuportável o mau cheiro provocado por alguns bueiros da rede de esgoto, principalmente na área central desta cidade. Dia desses conversando com uma balconista de loja, indagamos sobre o esquisito aroma e a mesma simplesmente confessou que já estava acostumada com tal situação. É aí que mora o perigo, pois atendentes de farmácias e de lojas de defensivos agrícolas não sentem o cheiro de seus estabelecimentos pelo fato do organismo já ter adaptado àquele ambiente. Já pensou se a população de Jaíba acostumar com este mau cheiro? Com a palavra a senhora Copasa.

A VERDADE
Outro dia conversando com um cientista político da oposição local, o mesmo nos confessou que a pior coisa que aconteceu pra eles foi o julgamento do processo de cassação do prefeito Detim, pois eles já tinham a certeza que não conseguiriam o sonhado poder, mas queriam alimentar uma falsa esperança para o povo que o homem um dia ia cair e esta notícia perduraria pelos quatro anos, até as próximas eleições municipais (2012).  E agora não tem mais notícia e nem esperança para alimentar o tal povo.

CIDADE LIMPA
Temos assistido uma grande movimentação por parte do setor de obras da prefeitura local atingindo as ruas do centro da cidade. Temos de saber se é em razão da comemoração do aniversário da menina Jaíba com seus 19 aninhos ou se é o fim do fantasma do caça ou não caça o prefeito. Fantasma que começou a assombrar de outubro de 2008 à abril de 2011, ou seja exatamente 30 meses.

NINO MORREU
Divulgamos na edição passada em 1ª página o aniversário do cachorrinho “Nino”, que teve muita festa, bolo e vários convidados, mas talvez por ironia do destino, passados alguns dias, o inseparável amiguinho da lavadeira de roupas dona Lília morreu atropelado por uma motocicleta na av. cel. moacir. A dona Lilia está desolada, triste e abatida, chorando a perda do seu verdadeiro amigo. A dona do cãozinho pretende enterrá-lo no quintal da sua casa, e vai construir um túmulo para seu inesquecivel e idolatrado cachorrinho!

Jaíba completa 19 anos, mas sua história é antiga

A jovem Jaíba comemora em data festiva nesta semana seus 19 anos de emancipação, ma a sua verdadeira história data de tempos mais antigos. O município foi criado em 27 de abril de 1992, depois de muita luta de um grupo de moradores locais, mais conhecidos como emancipacionistas, que fundaram uma associação para montar os trabalhos para desmembrar a Jaíba dos municípios de Manga e Monte Azul. A luta foi árdua, pois este município nem sequer era distrito, estava apenas na condição se sub-distrito de Matias Cardoso, que também não era emancipado, mas já era legalmente um distrito.
Jahyba – Jaíba, um vocábulo tupi guarani que significa água salobra, água ruim (desde aquela época já sabiam que a água do rio Verde tem um péssimo paladar). O primeiro habitante que fixou residência em Jaíba, chegou por aqui em 1950. O senhor teodósio Cardoso, juntamente com sua esposa, dona Teodora, e dois filhos legítimos, Rocão e Marinho e mais outro filho adotivo, conhecido como Saturnino; foram os primeiros moradores desta localidade, e a vinda desta família para Jaíba, assemelha-se com a história do personagem bíblico Noé, que construiu a arca prevendo o dilúvio e perpetuando as espécies animais.
O senhor Teodósio e família vieram trazendo vários casais de animais como cachorro, porco, galinha, bode e gato. Ele pretendia fixar residência e veio da fazenda Sabonetal, de propriedade do coronel Elpídio da Rocha, da cidade de Capitão Enéas. O percurso foi dos mais complicados, sendo que a única referencia era seguir as margens do rio Verde Grande. Após longa caminhada desta família, que transportava vários apetrechos como animais de carga, ferramentas, armas, munições, e abrindo picadas com foice e machado, eles encontraram uma trilha que ligava Matias Cardoso a São José do Gorutuba. Logo encontrando esta trilha, surgiu a vontade de habitar por aqui, construindo um barraco de pau a pique às margens do rio Verde, no fundo do atual clube Vale do jaíba, um dos locais de maior altitude.

Surge o Projeto Jaíba para suprir o país de alimentos
A chegada desta família por aqui coincidiu com o início dos trabalhos do Governo Federal de colonizar a Mata da Jaíba, que era bastante rica de fauna e flora e muita terra fértil. O órgão de colonização do governo quis a área do barraco do senhor Teodósio para construir sua sede. Foi então negociado e a primeira família jaibense foi residir num local próximo denominado “Corrida do Saião”, também à margem do mesmo rio.
A grande fama do senhor Teodósio, era a arte de curandeiro e benzedura, que, por sua atuação, atraia moradores de toda região, sendo que naquela época a maleita ceifou várias vidas.
O governo Getúlio Vargas, temendo os efeitos do pós guerra de 1945, iniciou os trabalhos para instalação do Projeto Jaíba, que visava produzir uma gama enorme de alimentos para atender a demanda local e demais paises atingidos. Várias equipes do Governo Federal começaram a visitar Jaiba num trabalho de colonização e reforma agrária. Naquela época existiam apenas dois campos de pouso naturais e improvisados sendo um em Barreiro/Verdelandia e outro em Matias Cardoso, que foram descobertos em vôos de reconhecimento.
Quando iniciou os trabalhos de colonização, as cidades pólos, eram Montes Claros e Espinosa, e a navegação do rio São Francisco, que trouxe vários equipamentos como tratores de esteira e outros. O órgão do governo era o INDA – Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário – e os primeiros funcionários e também moradores foram os engenheiros Zoé Machado e Raio Cristhoff que morreram em trágico acidente aéreo chocando a aeronave na serra de Matias Cardoso. Teve também outros funcionários como Argemiro Souza Lima, Cassiano Gonçalves, Eulálio Praxedes e João Folha. O trabalho dos primeiros funcionários do INDA era abertura de picadas na mata da Jaíba e entrega dos lotes de 30 hectares para os forasteiros que iam chegando.
Os primeiros povoados foram criados com os nomes de “Avenida” (atualmente Beta), e “Rua de Tábua”. A fonte desta e várias outras histórias é do primeiro farmacêutico de Jaíba, senhor Amandio José de Carvalho, que instalou por aqui em 1965.

Cachaça de banana produzida em Jaíba

O técnico em agropecuária e produtor do Projeto Jaíba Ismael Oliveira, que já produzia cachaça de cana resolveu inovar e está lançando um novo produto que é a cachaça de banana que possui um paladar bastante agradável e diferenciado da aguardente tradicional. O produto apresenta o cheiro característico da banana e é bastante suave e não provoca aquela “queima” na garganta como acontece com a derivada da cana de açúcar. O produtor Ismael, que já foi secretário municipal de agricultura de Jaíba está com seu pequeno alambique artesanal na área A lote 828 do Projeto Jaíba.
A produção ainda é em baixa escala pois ainda está em fase de adaptação, sendo que a cachaça de banana tem um custo de produção bem superior à outra, mas tem mercado garantido diante da sua grande aceitação. Ela possui uma graduação alcóolica entre 40 a 45 graus. A pequena quantidade produzida no mês passado já teve o estoque esgotado e no próximo mês terá uma nova remessa de produção.
Conforme explicou o produtor Ismael Oliveira, a fabricação desta cachaça requer uma mão de obra bem mais complicada uma vez que tem que descascar cada banana já bastante amadurecida e triturar bem triturada até formar o mostro (suco de banana) atingindo o brix ideal que é o teor de sacarose da fruta. Este produto é colocado em dornas para a devida fermentação. 10 quilos de banana produz apenas 1 litro de cachaça.
A produção consiste em transformar a calda da banana fermentada passando por uma levedura para transformar a sacarose (açúcar) em álcool. O produtor explicou que enquanto a cachaça de cana requer um envelhecimento de pelo menos um ano, esta fica pronta para consumo em apenas três meses. O alambique artesanal instalado no Projeto Jaíba produz a cachaça pura de banana e também a cachaça associada de banana com cana, que também é um produto de boa qualidade.

Após conviver mais de dois anos com o fantasma da cassação, prefeitura de Jaíba está livre para trabalhar

(ASCOM/PJ) - A atual administração de Jaíba está no poder a apenas dois anos e quatro meses, período este que passou se defendendo de um processo de cassação de mandato, por suposto crime eleitoral cometido na campanha 2008, cujo desfecho, em 2ª Instância, aconteceu no último dia 07/04, saindo vitoriosa por voto unânime do plenário do TER-MG.
Durante esse período de embate judicial, pouco ou quase nada a Administração “Agregando Valores à Vida” pode fazer pelo município, portanto é o que proporcionalmente pode mostrar.
Quando assumiu a administração de Jaíba, Detim encontrou o município sem qualquer planejamento, completamente quebrado e sem qualquer perspectiva de crescimento. Seu primeiro compromisso foi viabilizar o Plano Diretor, até então inexistente, para dele partir com propriedade. Então, tudo o que se tem, de história e fatos sobre o município de Jaíba, está nesse plano, que ainda encontra-se em construção.
Vencida a batalha judicial no TER-MG, o prefeito de Jaíba determinou azeitar a máquina administrativa, promovendo mudanças drásticas na estrutura administrativa e investindo pesado no desenvolvimento do município.

Ruas estão sendo asfaltadas e tapa buracos
Em primeiro momento iniciou-se asfaltamento de algumas ruas, cujas obras estavam paralisadas, assim como deu início a tão esperada Operação Tapa-buracos, nas ruas da cidade. Um serviço bastante essencial que há muito tempo à comunidade vem cobrando com muita insistência, após muito sofrimento com o período chuvoso.

Festa da banana substituída por trabalho
Dando prosseguimento ao enxugamento da máquina administrativa, iniciado ainda em finais do ano passado com vistas a economizar verbas para investir em obras, o prefeito suspendeu a realização da tradicional Festa Nacional da Banana, resolvendo realizar apenas o aniversário da cidade, com apenas um dia de festejos. O que de início pareceu desagradar à comunidade revelou-se paradoxo, já que passados alguns dias do anúncio da não realização da festa, muitos cidadãos manifestaram-se solidários à decisão do chefe do executivo municipal, por saberem das prioridades reais do município e cientes que a festa não era uma delas. Acabou verificando-se que aqueles que buscaram não compreender a atitude de Detim o fizeram por rixa política e que constituem uma irrisória minoria.

A cultura e o turismo vêm sendo incentivados e fortalecidos

Os argumentos de que o prefeito estava acabando com a cultura de Jaíba ruíram quando foi mostrado o empenho pessoal do prefeito em desenvolver a cultura, o turismo e o esporte jaibenses, trazendo para a cidade uma equipe do Jornal Estado de Minas para mostrar o potencial gastronômico do município, o que será mostrado em encarte do referido Jornal neste final de Abril.
Nessa mesma linha de atuação, o próprio Detim conduziu a equipe do Jornal e a equipe da TV Alterosa até o Morro do Albano, para mostrar-lhes o potencial turístico histórico da região, exibido nas cavernas com pinturas rupestres, mostrando-lhes além dessa linha de turismo histórico, onde estão inseridas as ruínas da capela de Mocambinho, também o potencial do turismo ecológico, revelado na cachoeira e nas lagoas do Furado, no Morro do Albano, passando pelas reservas ecológicas existentes no município, ricas por sua diversidade de fauna e flora.
Mas não ficou somente nessas duas linhas de turismo, uma vez que o agronegócio é o forte do município e será através dele que o mesmo conseguirá sua autossuficiência. No embalo Detim levou-os a visitar três dos principais Centros de Exportação de Hortifrutigranjeiros do município, a CentralJai, a Aslim e a Borborema.
Finalizando o roteiro de apresentação do potencial turístico de Jaíba, o prefeito do município, Sildete Rodrigues de Araújo, Detim, apresentou às equipes jornalísticas os pratos típicos da culinária jaibense, destacando-se o beijú de farinha de milho e a farofa de feijoa com torresmo do Morro do Albano e o feijão gorutuba com galinha d’Angola da Lagoa dos Mártires, no Quilombo do Gorutuba.
Em todo esse périplo o prefeito Detim, de Jaíba, se fez acompanhar pelo seu secretário de esportes, cultura, turismo, lazer, meio ambiente e comunicação, Nezinho Costa, instruindo-o acerca da estruturação de sua secretaria e das medidas a serem tomadas para alavancar o turismo de Jaíba, que hoje pode ser classificado em Turismo Histórico, Turismo Ecológico ou Ecotuismo, Turismo Agroindustrial ou Agroturismo e Calendário Cultural do Município.

Turismo Histórico
- Visita às ruínas de Mocambinho (A ruína, que pertenceu ao povoado de Retiro, desaparecido ainda no século XVIII, só foi redescoberta na década de 70 do século XX, através da implantação no local da sede do Projeto Jaíba. Embora a ruína seja secular, as relações construídas com a comunidade local se iniciaram nesta época, quando se deu a ocupação de moradias construídas para os colonos recém-chegados na sede de Mocambinho).
- Visita ao Quilombo do Gorutuba (danças típicas, pratos típicos, artesanato típico, etc.)
- Visita às casas de artesãos, em Jaíba e Mocambinho, com artesanato à base de bananeira.
- Visita à Gruta do Morro do Albano, com pinturas rupestres.
- Visita à gruta de Saluzinho, na Serra Azul, onde essa personagem resistiu bravamente à grilagem de suas terras, com armas em punho, mesmo com o sacrifício de sua família.

Turismo Ecológico, ou Ecoturismo
- Visita à reserva de Furado.
- Visita à reserva biológica da Serra Azul (palco da histórica resistência de Saluzinho à grilagem de terras no Norte de Minas).
- Visita à reserva legal do Jaíba, com quase 12 mil ha., rica em fauna e flora do Cerrado.
- Visita às Lagoas do Furado no Morro do Albano.
- Visita às Cachoeiras do Morro do Albano.
- Excursões espeleológicas no Morro do Albano, em grutas com pinturas rupestres.
- Navegação no Rio São Francisco e praias
- Visita às vazantes do rio Gorutuba (vegetação típica da Caatinga em miscigenação com o cerrado, em extensas várzeas).

Turismo Agroindustrial, ou Agroturismo
- Visita à fazenda experimental da EPAMIG
- Visita aos centros de comércio e exportação de hortifrutigranjeiros: ASLIM, Terrasseca, CentralJai, Borborema e outros
- Visita às fazendas de plantação: Agra, Sucesso, Simônica, Borborema, Best Pulp e outras
- Visitas às empresas SADA Bioenergia e Pomar Brasil
- Visita ao Canal Jaibão e suas estações de bombeamento de nível
Visita aos Núcleos Habitacionais e de Serviços do Distrito Irrigado do Jaíba



Calendário Cultural do Município
- Carnaval = 03 dias - Apresentação de bandas, concursos de fantasia, desfile de blocos caricatos, desfile de carros alegóricos, etc.;
- Dia Internacional da Mulher de Jaíba = 08/03 - 01 dia - Apresentação de bandas, exposições de artesanato e manifestações do folclore local;
- Festa Nacional da Banana = 04 dias (data central: 27 de Abril) - Exposição agroindustrial, Bandas e cantores de renome nacional e internacional, exposição de artesanato, feira de agricultura familiar, etc.; - concurso rainha e princesas da Festa da Banana = 60 dias - Eventos em todas as comunidades do município para escolha de uma rainha e duas princesas para reinarem durante a Festa da Banana. Antecede esta; - Classificatória de artistas da terra = 60 dias - Eventos em todas as comunidades do município para escolha de artistas locais para apresentarem-se durante a Festa da Banana. Antecede esta;
- Festa de Santo Antonio de Mocambinho = 13/06 - 01 dia - Reza, cantorias, fogueira, pau-de-sebo, quadrilhas, barraquinhas, etc;
- Festa de Santo Antonio do Pau-preto = 13/06 - 03 dias - Comunidade de Pau-preto/Jaíba - Missas, Reza, cantorias, fogueira, pau-de-sebo, quadrilhas, barraquinhas, etc;
- Festa de Santo Antonio do Guerra (Quilombo do Gorutuba) = 13/06 - 01 dia - Batuque Quilombola, Missa, Rezas, cantorias, fogueira, pau-de-sebo, quadrilhas, barraquinhas, etc;
- Festa Junina = 03 dias (data central: 24 de junho) - Fogueira, Pau-de-sebo, Quadrilha Junina, Casamento caipira, Concurso de causos e mentiras, Barraquinhas, Forró, etc;
- Festa de São Pedro de Canudos (Quilombo do Gorutuba) = 29/06 - 01 dia - Batuque Quilombola, Missa, Rezas, cantorias, fogueira, pau-de-sebo, quadrilhas, barraquinhas, Futebol, etc;
- Festa de São Cristóvão = 07 dias (data central: 25 de julho) - Eventos católicos e procissão de caminhoneiros;
- Festa da Padroeira (N. Sra. da Glória) = 10 dias (data central: 15 de Agosto) - Eventos católicos, procissões, shows musicais, barraquinhas, etc.;
- Semana do Folclore de Jaíba = 07 dias (Setembro/Outubro) - Exposições de artesanato e manifestações do folclore local;
- Semana da Bíblia = 07 dias (Data central: segundo domingo de dezembro) - Eventos evangélicos, desfile de Igrejas, Pedágio de Conscientização sócio educacional, etc;
- Natal = 20 dias (20/12 a 10/01) - Ornamentação típica, Encontro de Ternos de Folia de Reis, Pastorinhas, Presépios, etc.

A Juventude está tendo apoio para o esporte
No esporte, o prefeito empenhou-se em que a Jaíba participasse do JIMI – Jogos do Interior de Minas, que este ano terá sua Etapa Regional Norte na cidade de São Francisco. Duas equipes de Jaíba estarão participando, representando o município, sendo o time de Futsal Feminino, treinado por Marivaldo, e o time de Vôley Masculino, treinado por Deusdete. A delegação de Jaíba estará partindo para esta cidade, acompanhada pelo secretário Nezinho Costa, pelo Assessor de Esportes Vanderley Durães e por Charley Cardoso, Assessor de Lazer do município, no dia 19 de Abril, uma vez que os jogos acontecerão de 19 a 24 deste mesmo mês.
Ainda dentro de sua determinação em valorizar o esporte de Jaíba, Detim determinou ainda a inscrição da cidade no JEMG – Jogos Estudantis de Minas Gerais, que acontecerão em Junho próximo, assim como a realização do Campeonato de Futebol Amador de Jaíba, que deverá ter início ainda no próximo mês de Maio.
Apoiando a Jaíba nessa arrancada estão muitas pessoas e empresas, que indiferente da oscilação política acreditam que o que realmente interessa é a satisfação da população. Assim, para viabilizar a participação da delegação Jaibense no JIMI, Detim conseguiu a parceria das empresas: Giga Informática de José Carlos, o popular Carlão da Liberdade, comerciante de produtos eletrônicos, que patrocinou bola de futsal; Construtora Paiva Silva de Vitalino e administrada por Léo Bala, que patrocinou uma parte dos uniformes; Ventura Publicidade de Ednaldo Ventura, que está apoiando com divulgações e gravações de mídias; Segur & Byte Assesoria e Eventos, que patrocinou outra parte dos uniformes.
As máquinas enfim começam a roncar nas ruas de Jaíba, que tornarão, em breve, em um dos maiores canteiros de obras do interior do Estado.
A administração de Detim, com cara nova, mostra todo o seu potencial, agora livre para trabalhar pelo cidadão de Jaíba.
 
 
 
A hospitalidade de seu povo, e o potencial de nossa região, garante a JAÍBA um destaque a nível nacional. Pensando num futuro promissor e digno da população jaibense, manifestamos nossas sinceras homenagens à aniversariante. Parabéns município de J AÍBA, pelo 19º aniversário. São os votos sinceros da

                 SADA BIOENERGIA


5 dias de boate Taj Mahal em Jaíba

Uma grande atração completa as comemorações do aniversário de Jaíba nesta semana, trazendo para delírio da população o maior complexo itinerante da América Latina que é a balada TAJ MAHAL! Uma mega estrutura de três ambientes, decoração de luxo e camarote Open Bar.
Todo o complexo da boate Taj Mahal está instalado no parque de exposição de Jaíba onde haverá muita diversão do dia 27 de abril a 1° de maio

Lorotas de Pedro Marques (por Brás da Viola)

O político é sempre o mais esperto

O autodidata Pedro Marques é assim: Quando ama, ama demais, quando odeia, odeia também por demais. Quando Ele exercia o mandato de vereador, há algum tempo, aconteceram uns fatos inusitados e de dar boas gargalhadas. Ele foi procurado por um eleitor que disse: - Dr. Pedro me extrai três dentes que eu lhe dou meu voto. Um outro eleitor muito fuxiqueiro contou para Pedro Marques que aquele votante iria traí-lo; sendo que o mesmo já tinha compromisso com seu voto, e já estava batendo com a língua nos dentes que só queria extrair a dentuça. O que fez Pedro Marques? Quando veio esse eleitor malandro para ser atendido Ele disse: - Senta na cadeira, que vou te atender com todo carinho. E assim começou a lamúria. Agulha e anestesia, anestesia e agulha, tome-lhe boticão... Todos os dentes foram “arrancados” de uma só vez, os três que estavam doendo e os outros vizinhos que ainda estavam perfeitos. O eleitor reclama: - Porque você “arrancou” todos? É pra nunca mais você bater com a língua nos dentes, agora você vai bater com a língua na gengiva, é mais uma banguela na lista, e fique sabendo que é assim que eu lido com traidor, some daqui “empestiado” raça de víbora. Além desse e de outros, também Pedro tinha um cabo eleitoral no Gorutuba... Todo santo dia esse homem vinha pernoitar em sua casa, e o pior, trazia mais dez amigos. Onde o vereador cientista e autodidata dizia: - Desse jeito o salário de vereador vai pro inferno, eu não agüento tanto chupão! Vejam só o que idealizou o esperto político: Bem de frente à casa do Pedro havia um dormitório, que chamava DORMITÓRIO SÃO FRANCISCO, de propriedade do falecido Xico Leite. Quando veio esse cabo eleitoral para pernoitar com mais dez capangas, ouviu do Pedro: - Escuta aqui seu vivaldino, o dono do dormitório, meu amigo Chico Leite me procurou, e me disse que vai processar o Galeno Autodidata... Mas por quê? Indaga-lhe o moço: Diz ele que estou tomando sua freguesia e que eu não tenho alvará de licença para trabalhar com hospedagem! Finalmente Pedro Marques conseguiu o que tanto queria! Aquele homem nunca mais voltou, porém, teve um detalhe que Pedro não esperava: perdeu todos os votos da família do indivíduo e ainda ganhou mais um pra descer a “ripa”. Na questão de traição eleitoral, Pedro Marques estava com muito medo de perder as eleições, então ele arquitetou um plano infalível. O eleitor chegava à sua casa e logo ele pedia o voto com um juramento assim: Ele abria uma bíblia bem antiga no livro de salmos, o eleitor colocava a mão e jurava com as seguintes palavras: dizia Pedro com o eleitor repetindo: Eu fulano de tal, prometo que vou votar no cientista autodidata, e de maneira nenhuma vou trair, nem por dinheiro e nem por safadeza, se eu pegar algum dinheiro de outro candidato que traia o outro, não Pedro Marques, eu quero que meu braço venha secar e que eu fique cego de um olho, em caso de traição ao autodidata. Já pensou se essa moda pega! Outro plano que é simplesmente imaginável, mas foi real. A VOZ DIABÓLICA! Era assim: Pedro Marques pedia o voto com a promessa de dar ao eleitor um presente que podia ser dinheiro, dentadura, extração de dentes e outros meios. Naquela época tudo podia, menos perder. O eleitor entrava numa sala, quando de repente saia uma voz rouca gravada em uma fita-cassete com a rotação do som bem lenta, assim dizia a voz: Olá eleitor, cuidado! Se você trair Pedro Marques eu estou lhe esperando naquele lugar, a pessoa tremia igual vara verde em plena tempestade e jurava... Não! Não! Eu votar é nele, cruz credo! E não é que ele foi vereador várias vezes? O mundo é dos mais espertos!

Social Ivanette Diaz

REFLEXÃO (  Chico  Xavier )
  dois  tipos  de sabedoria:  a inferior  e  a  superior  A  sabedoria  inferior é dada pelo  quanto uma pessoa sabe e  a  superior é dada pelo quanto ela  tem consciência de  que  não sabe. A  sabedoria superior tolera e  a  inferior julga. A  sabedoria  superior alivia  a inferior culpa , a  superior perdoa  , a  inferior condena. Tem  coisas  que  o coração só fala para  quem quer escutar. Não  desistas  do  bem, seja  qual  for a  dificuldade.
PREFEITO  DETIM
Não  esmoreça   com    quem quer  ver  a  Jaíba    desfacelada, políticos medíocres  e   pequena   sociedade   que  se  corrompe   com palavras vãs   não  serve  de exemplo  para  nada .Isso  é  um desserviço  em prol   da  qualidade  de  vida  , principalmente  dos  mais humildes . Quem    e  acompanha   a  situação   administrativa  de  vários  municípios ,como    comerciantes , empresários e outros  sabem  que  a  situação  não  está  nada  rentável.  Mas  tenhamos  esperança  pois  o povo nobre  de  Jaíba  merece  viver  com dignidade. Hoje  não  vivemos  de  falas  mortas  e  sem ação. Tenhamos  a    humildade  de  calar, reconhecer  erros  e buscar  soluções . Não  existe  solução  para  problemas , se  não existir problemas  para  serem  solucionados. Problemas  não  vêm para serem discutidos, analisados, distorcidos, aumentados, quando  eles  chegam, e como  chegam  aos  “montes ”, precisam  ser  solucionados dentro  da  lei  e  da   ética.. Siga  em    frente !
ANIVERSARIANTES  
Edite Antunes Pereira dos Anjos (20/03); Edilene Maria Santos (21/03); Neia Araújo Dourado(22/03); Adilio Teixeira da Silva (13/03); Maria José  Ruas (19/03); Luiza  Lima (29/03);  Jubson Leandro  (28/03); Adriana  Martins Quaresma Botelho(22/03); Ediana Rodrigues (22/03); Eva Simone Felício(27/02); Polliana Lima Silva (24/02); Cyrlene Botelho(06/02); José Loiola (03/03); Maria do  Carmo  Garcia Loiola (16/02); Maria  José  Oliveira Almeida (12/03); Anabelle Dias (04/02 );  Roberta  Dias (24/02); Leandro Gordo (20/04); Elton Paixão (25/04); Marcos Amorim (29/04).
CLUBE  CAMP.  RIO VERDE
O Clube Campestre, palco de tantas festas sociais, completa este  ano  25 anos  em maio  e  merece  ser  comemorado  com todos  seus  associados  e sociedade Jaibense. Vamos  engajar  nesta  grandiosa  festa! 



PROFESSORA VALDERLICE
Parabéns querida pelo grande  mérito! Nova mestranda em Matemática pela Universidade Federal  de Viçosa -  Pólo Vitória  da Conquista –BA. Sucessos !

sexta-feira, 1 de abril de 2011

BINOCANDO - (Por Elton Paixão)

COMBUSTÍVEL
Informação de pé de ouvido chega a esta coluna que a Polícia Federal está com investigação bastante adiantada sobre a contabilidade de um posto de combustível que foi fechado recentemente nesta cidade. A investigação envolve o posto e a prefeitura local, sendo que, o total da venda de combustível para a prefeitura é bem maior que a comprada pelo posto de combustível. Ou o combustível foi comprado sem nota fiscal ou foi emitida nota adulterada para a prefeitura. O pátio do posto que é enorme e área nobre central está servindo para fazer festa. São coisas...

FARMÁCIAS
De tanto esta coluna binocar a idéia das farmácias locais fazer um plantão em forma de rodízio nos domingos e feriados, elas resolveram implantar o sistema que não é bom para os consumidores, mas é bom para os donos que economizam no pagamento de horas extras a seus funcionários, se é que pagam. Jaíba possui dez farmácias e fazem plantão com duas abertas a cada domingo. Será que a cidade comporta esta grande quantidade de drogarias? Sem falar na farmácia pública que distribui medicamentos gratuitos.

REMÉDIOS
Com tanta farmácia nesta cidade e nenhuma ainda conseguiu implantar o sistema de farmácia popular, que necessita apenas de firmar convenio com o governo federal para a distribuição gratuita ou com valor bastante reduzido dos medicamentos de uso contínuo para pressão alta (hipertensão) e diabetes. Não existe custo para a drogaria conveniar. Existem cidades bem menores que Jaíba onde farmácias oferecem este benefício que ajuda sobremaneira principalmente a população carente. Será medo de perder faturamento?...

MEDICAMENTOS
Há cerca de 15 dias a polícia rodoviária apreendeu um veículo corsa na estrada que liga esta cidade, carregado de medicamentos tarja preta, de uso controlado. A polícia descobriu que os medicamentos não tinham origem legalizada, sendo o veículo e a carga levada para a delegacia local.

MATA SECA
Parece que chegou mesmo ao fim a produção de carvão vegetal por estas bandas norte mineiras. Os deputados mineiros haviam votado uma lei que permitia a extração da mata seca, mas esta lei foi revoga por instancia superior determinando que nossa região seja composta de mata atlântica e não mata seca como querem os carvoeiros. Ou seja, o governo de Minas não tem poder para legislar este assunto que é de competência do governo federal através do Ibama. O governo abriu o olho tarde demais, pois a mata já está quase toda acabada. Com certeza esta medida não traz prejuízos à região, pois existem casos de carvoeiros que após esta determinação, mudaram de ramo e estão também ganhando dinheiro em setores como comercio e outros...

POLÊMICA
Uma fiscalização do governo de Minas através da secretaria de obras esteve no mês passado em Jaíba para fiscalizar o convenio 1837/2006 onde foi destinado recurso para asfaltamento de ruas nesta cidade, e para surpresa descobriu uma rua que estava asfaltada apenas no papel. Trata-se da rua Maria Aparecida Nunes Pereira, que nasce na comunidade Beta, passando pelo hospital chegando na avenida da prefeitura, sentido bairro Nova Esperança. Este recurso segundo a fiscalização foi prestado conta em julho de 2008. É mole ou quer mais?...

POLÍTICA
Temos assistido caso de pessoas que faleceram no hospital local onde políticos tomam para si o caso para fazer suas politicagens, aproveitando da fraqueza momentânea da família com discursos e conversas que não chegam a nada. Se realmente tiver havido erro médico ou erro humano, não seria a oportunidade de, ao invés de ser acionado tais políticos, ser acionada a justiça, o ministério público para as devidas providencias? O caso é serio e não merece brincadeira nem balela de políticos de plantão, que só serve para tumultuar mais a situação. Fazer propaganda com a desgraça dos outros é uma coisa, e tomar a providencia necessária é outra...

SEGURO
Temos assistido por aí uma verdadeira briga de foice no escuro para agentes que oferecem o serviço para viabilizar o pagamento do seguro obrigatório de veículos a parentes das vítimas de morte em acidente automobilístico. Em caso de vítima fatal em acidente envolvendo motocicleta ou qualquer outro veículo, a família tem direito a receber o valor de R$13.500,00 como indenização. Os agentes oferecem como intermediário e recebem 20% deste valor, ou seja, R$2.700,00. Na realidade não precisa de agente nem de intermediário, qualquer pessoa pode fazer o encaminhamento do pedido à seguradora em Montes Claros. Se tiver alguma dúvida tire através de ligação gratuita no telefone 08000221204.

CELULAR
Dia desses um cliente bancário ao atender um telefonema foi advertido pelo guarda do banco de que é proibido usar celular dentro da agencia. Mas o cliente, inteligentemente não se fez de rogado e desafiou o guarda. Ta bom. Eu vou desligar o aparelho e vou cumprir a lei, mas também exijo que o banco cumpra a lei que determina que o cliente não pode esperar mais de 15 minutos na fila. Tem lei que foi feita pra não ser cumprida mesmo...

OVO NA CÂMARA
A Câmara de vereadores foi literalmente ovocionada em sua última reunião, chegando ao cúmulo da baixaria com manifestante ou manifestantes desligando o padrão de energia e em meio a escuridão mandando uma chuva de ovos mirando os representantes daquela casa e autoridades representativas legais do município de Jaíba. Município que ostenta a fama de cidade empreendedora e progressista e que abriga o maior projeto de irrigação da América Latina. Olha a que ponto chegamos!... A culpa é do povo ou dos políticos? Eis a questão!...

Doutores médicos notificados a devolverem mais de 200 mil reais à Prefeitura


SITUAÇÃO complicada dos doutores
 A certeza da impunidade vem atraindo cada vez mais políticos a cometerem crimes que lesam o povo e seus municípios. Os dois médicos que governaram o município jaibense, Giovani Fonseca e Wellington Lima, no período de 2001 a 2008, vêm sofrendo sérias conseqüências da justiça devido a atos até então interpretados como má gestão ou crimes administrativos. Sendo que um já está inelegível por ter uma de suas contas públicas reprovadas pelo Tribunal de Contas e pela Câmara de Vereadores desta cidade.
Recentemente a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA notificou os dois médicos ex prefeitos de Jaíba dando um prazo de 15 dias para que os mesmos devolvessem a importância de R$205.997,66 aos cofres municipais, sendo este valor atualizado monetariamente acrescido dos encargos legais. A Funasa tomou esta atitude baseada em Instrução Normativa do tribunal de Contas da União. Os dois médicos recorreram à justiça, para formalizar suas defesas e ganhar tempo para a devida devolução.
A notificação deste órgão do Governo Federal imposta a estes médicos políticos está relacionada a recursos contabilizados à receita do município para execução de sistema de abastecimento de água, e a efetivação das obras, conforme a Funasa não foram realizadas de acordo o plano de trabalho até então pactuado entre prefeitura e governo federal.

Aniversário do cachorro “Nino” atrai muitos convidados

No último domingo, dia 27 aconteceu uma grande festa para comemorar o primeiro aninho do cachorrinho de estimação de dona Maria Olinda, mais conhecida como Lilia, que mora na rua otino de Freitas centro de Jaíba. A dona do cãozinho especial trabalha como lavadeira de roupas e apesar de ter três filhos, a festa especial desta vez foi para o adorado “Nino”, que recebeu com carinhosos latidos seus convidados.
Foi uma grande festa onde Nino fez questão de cortar o bolo usando uma faca presa em sua patinha direita. Na festa de aniversário tinha bastante pipoca, balão, caldo de mandioca, arroz de forno, um bolo todo enfeitado, refrigerantes e a presença ilustre de sua namorada que é uma cadelinha vira lata, mas bastante fiel ao seu parceiro.
Aconteceu tudo de normal como acontece em qualquer aniversário de gente civilizada. Nino cortou o bolo, cantaram os parabéns pra ele e depois os convidados entoaram uma música com uma letra especial: “Com quem será. Com quem será, que o nino vai casar. Respondiam todos: com a cadela da vizinha!”.
Não faltou presente para o dono da festa os convidados levaram para o cachorrinho nada mais nada menos que um "ossinho", ele não sabia qual roia! Diante de tantos ossos especiais.
A lavadeira de roupas, dona Lilia, proprietária de “Nino”, ficou bastante satisfeita com a festa, diante de muitos convidados e pretende repetir a façanha nos próximos aniversários.

Mais oito contadores à disposição de Jaíba

Neste último sábado, 26/03 aconteceu a formatura (colação de grau) de oito novos contadores que em breve poderá estar também prestando seus serviços à população jaibense. Trata-se dos primeiros formandos do curso de ciências contábeis que concluíram seus estudos aqui nesta cidade através da unidade Unopar.
O curso é virtual e devidamente reconhecido pelo sistema educacional brasileiro, sendo que estes futuros profissionais para atuar no mercado como prestadores de serviço, necessitam, assim como os formandos em direito, fazer e passar na prova do Conselho Regional de Contabilidade – CRC. O curso teve duração de quatro anos, formando os futuros contadores: Adilson Gonçalves Pacheco, Anderson Cardoso dos Santos, Cláudio Maurício Cordeiro Pereira, Edir Lopes Twite, Elisângela Fernandes Costa, Márcio Leandro Freitas Tiago, Renata Alves Dias, e Rosimere Menez Faria.
Além da Unopar, que oferece vários cursos, através do sistema on-line, também o sistema Sesi Fiemg Senai, vem incrementando no lançamento de vários cursos profissionalizantes, de forma presencial, que vai enriquecer sobremaneira o município sempre lançando novos profissionais que já estão sendo absorvidos por empresas locais. Em breve, o Sesi está lançando para o mercado local e regional 19 novos eletricistas predial que concluirão seus cursos, provavelmente no próximo mês de maio.

Lorotas de Pedro Marques (por Brás da Viola)

A revolução de uma dentadura

Era o ano de 1982, Jaíba ainda era uma cidadezinha dividida, um lado pertencia a Manga, com o nome de Jaibênia, já o outro fazia parte do município de Monte Azul, apelidado de Otinolândia. Até que veio a emancipação se tornando a nossa amada e idolatrada Jaíba de hoje. Voltando ao ano de 1982, Pedro Marques se tornara representante político do então candidato a Deputado federal Manoel Costa, trabalho mais conhecido como “cabo eleitoral”, vale ressaltar que o mesmo fora vereador no município por três mandatos. Um belo final de semana o candidato Manoel costa liga para Pedro Marques comunicando-lhe uma visita; imediatamente, Pedro Marques mandou preparar um banquete surtido de comidas diversas e saborosas. Várias lideranças políticas da época foram convidadas, tais como: Seu Mundico, Seu Santo da Sorveteria, Seu Amândio da Farmácia, ex-vereador Jordenor Barbosa, ex-vereador Toniquinho, ex-vereador Nestor Dentista, Dr. João rocha, Licério Guimarães pai de Leandro Gordo, Dr. Walteir, Arnaldo Dias, Joaquim Ladeia e a turma da Ruralminas, dentre outros. Tudo preparado para receber o então candidato no aeroporto e assim aconteceu. O Manoel Costa chega à casa do Pedro Marques assenta-se à mesa e começa a comer. Pedro Marques fica assentado bem do lado do candidato que começa a se deliciar daquele banquete que lhe fora oferecido. Pedro Marques por sua vez ia falando bem perto do rosto do convidado; naquela época o Pedro bebia uma “cervejinha” e se encontrava “meio tonto”. Conversa vai, conversa vem, o cientista autodidata na conversa ia jogando saliva, tanto no rosto como no prato do candidato; então, o Pedro também começa a degustar daquele banquete comendo e falando ao mesmo tempo com aquela visita especial. Sabemos que o Pedro Marques é amante de quiabo, ele põe uma garfada de quiabo na boca junto com um pedaço de carne de porca bem gorda, tudo isso recheado com uma gostosa maionese; de repente, conversando e comendo ao mesmo tempo, o quiabo e a gordura se deslizaram por baixo da dentadura do Pedro e a mastigadora escapole da sua boca caindo dentro do prato do candidato Manoel Costa. Simultaneamente, com cara de nojo, o político visitante para de comer e começa fazer vômito com os médicos Dr. João e Dr. Walteir o socorrendo. O cientista astrônomo meio assustado diz pra ele como se nada tivesse acontecido: Calma, calma deputado, a dentadura ta bem escovada, é mais limpa do que sua própria boca, então ele (Pedro) grita chamando sua esposa: Ô mulher, corre, corre, traga pra mim a dentadura reserva, porque a minha titular caiu no prato do deputado e eu não vou mais usá-la, vou jogar fora! Vai que o deputado tem uma doença crônica estomacal e bucal e o resto da comida pode está infectada com essas tenebrosas e estarrecedoras bactérias, assim poderá transmitir para o cientista autodidata! Resultado: O candidato foi muito bem votado no município, foi majoritário, porém, nunca mais o Manoel Costa voltou na Jaíba.

A lenda da garrafa d’água no padrão de energia

(POR ELTON PAIXÃO) - Muitos colocam uma garrafa pet, outros colocam duas, cheias de água em cima do medidor de energia elétrica, com a intenção de ver reduzido o seu consumo na tarifa mensal. Resolvemos pesquisar e descobrimos que uma universidade do sul do país efetuou intensa pesquisa neste sentido e nada foi comprovado. Dando prosseguimento a nossa pesquisa, descobrimos a real origem desta lenda que está propagada em todo o país.
Temos informação de que uma mulher muito “esperta” no sertão nordestino traia seu marido com um antigo amante, e, para dar sinal para o concubino de que a área estava livre, ou seja, o marido estava ausente, ela colocava uma garrafa dágua em cima do medidor de energia que ficava instalado em frente da casa. A atitude desta mulher, com sabedoria em demasia, despertou a curiosidade dos vizinhos que queriam saber o porquê daquela garrafa naquele local.
E a vizinha, demonstrando uma sabedoria ainda maior informou que servia para diminuir o custo da energia que era tão caro para aqueles moradores. Aí então a notícia espalhou pelas redondezas e já chegou a todo o país.

Mais uma opção para o trabalhador e empregador em Jaíba

Está funcionando nesta cidade um serviço de oferta de empregos e também uma forma do empregador selecionar melhor seus novos funcionários a serem contratados. A empresa Empregafácil possui um sítio na internet onde oferece as mais variadas ofertas de emprego variando desde babá a outros profissionais de qualificação mais diferenciada. O endereço eletrônico é empregafacil.net
Esta empresa de recursos humanos está cadastrando empregados e empregadores numa forma de estreitar a relação entre ambos, trabalhando com a publicação de currículos e efetuando a devida seleção e ou treinamento de mão de obra para o mercado de trabalho local e regional. São oferecidas vagas de emprego e mão de obra disponível.
Os trabalhos estão em fase inicial, funcionando há dois meses, e já conseguiu locar alguns funcionários em empresas do município. Atualmente no sítio desta empresa existe cerca de 40 vagas disponíveis em Jaíba. Para os empregadores que divulgam suas vagas, não há custos. Somente se houver treinamento do contratado. Enquanto quem está procurando emprego, paga uma taxa para publicar seu currículo por um determinado tempo.
No início deste mês a Empregafácil executou em seu escritório, na rua Governador Milton Campos uma palestra destinada aos candidatos a vaga de trabalho focando a capacitação, bem como a postura de cada um na apresentação junto ao empregador.

Descoberto maracujá em forma de pênis

Pesquisadores da Embrapa, empresa de pesquisa agropecuária, estão acompanhando o desenvolvimento de um maracujá que cresce em formato de órgão sexual masculino. O fruto foi plantado há dois anos por uma dona de casa no quintal de sua residência numa pequena cidade do interior do Maranhão.
Segundo relato feito por ela aos pesquisadores, o fruto nasceu no último mês de janeiro com o formato de pênis. "Ela nos disse que o maracujá surge no formato ovalado e depois se desenvolve com aquela forma”.
O pesquisador da Embrapa afirmou que a dona de casa recebeu da filha a semente do maracujá. Nenhuma das duas viu como era o fruto originário, o que poderia ajudar na pesquisa. “Não temos como confirmar o que realmente aconteceu com o maracujá, mas acreditamos que possa se tratar de uma mutação genética. Como todos os frutos têm o mesmo formato, a possibilidade de má formação é menos possível." Informou o coordenador da pesquisa.
Os maracujás que estão no quintal da dona de casa têm a coloração verde. O aspecto é saudável, não está doente. Tirando o formato, é sadio. O tempo de maturação costuma ser de um mês a um mês e meio, mas está demorando mais para amadurecer.
"É bem grande, é bem grosso mesmo. Chega a ter entre 15 e 20 centímetros de comprimento. Não há motivo para que o maracujá não seja consumido por causa do formato, mas também não sabemos como é por dentro", divulgou nota da Embrapa.
A existência do maracujá com formato de pênis chamou a atenção de moradores da região, o que teria assustado a dona de casa e dificultando o acesso científico ao fruto. Para fazer uma pesquisa mais detalhada sobre o que aconteceu com o maracujá, a proprietária do esquisito fruto precisa assinar um termo de anuência prévia de provedor, o que permite fazer uma análise mais detalhada com este maracujá-pênis.  
A Embrapa informou que pode fazer uma pesquisa no Banco de Germoplasma “Flor da Paixão”, no Distrito Federal, que abriga a maior coleção de passifloras (maracujás) do mundo. O acervo é de mais de 150 espécies de maracujá. Só fazendo um comparativo para poder entender melhor o que ocorreu com o fruto e saber se houve outros registros semelhantes no país.